Como configurar roteador Intebras? Veja o tutorial

Confira como configurar roteador Intelbras para melhorar sua conexão

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Compartilhe:

Os roteadores são componentes que permitem que eletrônicos se conectem a internet sem fio, o famoso Wi-Fi. Mas para que isso aconteça, é importante configurá-lo da maneira correta. Por isso hoje, nós iremos explicar como configurar roteador Intelbras.

De fácil configuração do roteador, os equipamentos da Intelbras são capazes de oferecer ampla cobertura de sinal. Mas caso você precise ampliar o sinal e tenha um repetidor TP-Link, confira algumas dicas de como configurar repetidor TP-Link.

Ah, e para ter a conexão mais rápida possível, vale a pena sempre ter um bom equipamento, especialmente se for fácil aprender como entrar nas configurações do roteador. Sendo assim, confira os melhores roteadores para comprar em 2021!

Saber configurar roteador é tarefa obrigatória para se acessar a internet com o máximo de velocidade possível (Foto: Reprodução/Shutterstock)
Saber configurar roteador é tarefa obrigatória para se acessar a internet com o máximo de velocidade possível (Foto: Reprodução/Shutterstock)

Como configurar roteador Intelbras: Conectando os cabos

Embora possam existir modelos diferentes de roteadores, a conexão de cabos é muito parecida em todos os modelos. Antes de tudo, é necessário configurar os cabos é , para que se possa fazer a configuração do roteador e seu sistema sem enrolação.

Como referência para que você aprenda como entrar nas configurações do roteador Intelbras, vamos utilizar imagens do modelo Wi-Fi 4 N 300Mbps, mas é possível que outros roteadores da empresa tenham interface muito parecida.

O modelo que iremos utilizar para mostrar como configurar roteador é o Wi-Fi4 N 300Mbps da Intelbras (Foto: Divulgação/Intelbras)
O modelo que iremos utilizar para mostrar como configurar roteador é o Wi-Fi4 N 300Mbps da Intelbras (Foto: Divulgação/Intelbras)

Na parte de trás deste modelo, temos algumas opções de conectores. O primeiro é o conector de energia, o azul é a porta WAN, onde devemos conectar o cabo de internet disponibilizado pela sua provedora de internet.

As portas amarelas são as portas LAN, que servem para conectar outros dispositivos a internet. Já o pequeno botão é o Reset, necessário para algumas situações de configuração do roteador.

Você precisa de um cabo Ethernet RJ-45? Dê uma olhada na nossa lista dos melhores cabos Ethernet Rj-45!

Aprenda mais sobre modens, roteadores e como saber a velocidade da internet aqui no Zoom:

Como entrar nas configurações do roteador Intelbras: Acessando as configurações

Para configurar o roteador Intelbras, você deve conectar um dos cabos das portas amarelas na conexão de rede do seu computador ou notebook.

Passo 1. Após isso, abra um navegador de internet (Edge ou Chrome, por exemplo) e digite na barra de endereço “10.0.0.1” (sem aspas) para acessar a interface de configuração do roteador Wi-Fi.

Em usuário e senha, o padrão das configurações é "admin" nos dois campos. Se não funcionar, você pode verificar o usuário e senha em uma etiqueta abaixo do roteador ou ainda no manual de instruções. Se estiver lidando com um roteador cedido pela sua operadora de internet, você pode entrar em contato com a central de atendimento para receber o login e a senha para acessá-lo.

No menu de configuração do roteador, vá até à opção “Wireless” e logo após clique em “Configurações”.

Nesta tela, podemos escolher o nome do Wi-Fi, que é utilizado para se conectar nos dispositivos sem fio. É por meio desse nome que você vai identificar qual é a rede certa para conectar ao seu dispositivo. Inclusive, recomendamos que não deixe o nome genérico que o roteador coloca, já que pode causar confusão.

As opções “Ativar Interface Wireless” e “Ativar Broadcast SSID” devem estar ativas. Clique em salvar após configurar.

Passo 2. Vá até à opção “Segurança” no menu ao lado esquerdo para poder configurar sua senha. Escolha a opção “WPA-PSK/WPA2-PSK”, pois ela oferece a maior proteção nesta categoria de roteador. Insira sua senha e anote em um local seguro. Essa senha é a que será utilizada para se conectar ao Wi-Fi. Deixe “Versão” e “Criptografia” como automáticos.

O seu sinal precisa de segurança, então não esqueça de aprender como configurar o roteador com a opção correta (Reprodução/Shutterstock)
O seu sinal precisa de segurança, então não esqueça de aprender como configurar o roteador com a opção correta (Reprodução/Shutterstock)

Passo 3. Após terminar de fazer a configuração do roteador, será necessário reiniciá-lo. Você pode fazer isso diretamente em seu roteador, que traz um botão próprio para reinício.

Após isso, seu roteador está pronto para uso. A senha que você selecionou no momento da configuração é a senha que você passará para quem quiser conectar em seu Wi-Fi.

Caso deseje alterar a senha futuramente, basta seguir os passos deste artigo, não se esquecendo de sempre reiniciar o roteador ao final do processo.

Acha que o seu roteador Intelbras já deu o que tinha para dar? Confira a seguir algumas das melhores alternativas!

Acompanhe o canal do Zoom no YouTube!