Entenda antes de comprar em Modem e Roteador

Como descobrir o IP do roteador?

Procedimento pode ser realizado por meio do Prompt de Comando ou pelas Configurações de Rede.

como descobrir o IP do roteador
por Felipe Brito - Especialista em Tecnologia.

O endereço IP de um aparelho é uma sequência de números que o identifica em uma rede de conexões. Você já deve ter ouvido falar sobre rastreamento de computador por meio do IP.

No caso do roteador, serve, principalmente, para acessar as configurações do dispositivo e fazer modificações necessárias, como trocar a senha da sua rede.

Existem duas formas de descobrir IP do modem por meio do PC, e são bem simples, tanto em sistemas Windows como no Mac OS X. A primeira é pelo Prompt de Comando, e a segunda, pelas Configurações da Rede da sua máquina.

Não está usando um computador? Veja agora como descobrir IP pelo seu smartphone.

Como descobrir IP pelo Prompt de Comando

Como descobrir o IP do roteador passos

Sistema Windows

Passo 1. Clique no menu iniciar do seu Windows e digite na área de pesquisa "Prompt de Comando" ou "cmd".

Você também pode acessar clicando com o botão direito em cima do ícone de iniciar e, depois, escolhendo a opção correspondente. Em alguns computadores, ela aparecerá como Windows PowerShell, que, nesse caso, também funciona.

Passo 2. Na janela que se abrirá, digite "ipconfig", sem as aspas, e aperte enter. Espere alguns segundos e uma série de informações aparecerá. O IP do seu roteador é o Gateway Padrão.

Sistema Mac OS X

Passo 1. Para acessar o terminal do sistema Mac OS X, abra o Finder e depois clique em Go no topo da tela.

Passo 2. Escolha a opção "Utilities" (utilitários) e depois "Terminal". Você também pode acessá-lo simplesmente digitando "Terminal" (sem as aspas) no campo de busca.

Passo 3. Digite "ipconfig" e pressione o enter. O IP do modem estará na frente da palavra "inet".

Como descobrir IP do modem pelas configurações da rede

Como descobrir o IP do roteador passo a passo

Windows

Passo 1. No Windows, clique com o botão direito no ícone que indica a sua conexão com a Internet no canto inferior direito da tela.

Passo 2. Clique em "Abrir configurações de Rede e Internet". Procure por "Central de rede e compartilhamento" e acesse essa opção.

Passo 3. Na janela que se abrirá, clique na sua rede de acesso à Internet.

Passo 4. Uma janela pequena aparecerá na sua tela. Vá em "Detalhes" e procure pelo número na frente de Gateway Padrão.

Mac OS X

No menu, clique na opção da Internet e, depois, em "Abrir as preferências de rede". Já nessa janela, estará o seu IP, que, geralmente, é um número que se inicia com 192.

Como usar o endereço IP do roteador

Agora que você já tem o endereço, o que fazer com ele? Para acessar as configurações do seu modem, é só digitar esse número na barra de endereço de um navegador da Internet. Com seu usuário e senha, você poderá fazer alguns comandos, como mudar a senha da Internet ou compartilhar pastas com outros computadores por meio da rede.

Saber o IP do roteador é útil para acessar as configurações e fazer modificações necessárias, seja para criar uma rede de compartilhamento entre computadores, seja para mudar a senha do Wi-Fi, seja para configurar o aparelho para uma nova conexão. O processo é simples e pode ser feito por você mesmo.


Leia também: Os 10 Melhores Roteadores Wi-Fi em 2018

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em modem e roteador