Entenda antes de comprar em Modem e Roteador

Como melhorar o sinal do Wi-Fi?

Dicas simples podem deixar o seu roteador ainda melhor.

por Felipe Brito - Especialista em Tecnologia.

Com certeza você já deixou de ficar em algum lugar da sua casa ou apartamento simplesmente pelo sinal do Wi-Fi não chegar lá, certo?

Até porque, é só nessas horas que a gente lembra de conferir o modem/roteador de casa e pensa em como melhorar o sinal do Wi-Fi.

Apesar de recorrente, muita gente ainda não sabe como pode melhorar o sinal fazendo ações simples e diretas. E, por isso, separamos aqui algumas dicas para o seu roteador ficar ainda melhor. Confira:

 

Leia também: Os Melhores Roteadores Wi-Fi

Compare preços de roteadores

Posição

Pode parecer óbvio, e é, mas muita gente não se liga tanto na hora de posicionar o roteador em casa. O Wi-Fi, como qualquer outra onda, pode ser impedida de "circular" em função de portas ou paredes.

Por isso, na hora da instalação, procure locais mais altos e com bastante amplitude visual (poucos obstáculos na frente) para melhorar o sinal do Wi-Fi de casa ou do trabalho, beleza?

Canais

Para dissipar as ondas de internet, o roteador precisa de canais de comunicação. Normalmente esses canais são compartilhados por diversas pessoas no seu raio.

Para entender melhor, imagine que você mora em um prédio de 10 ou 15 andares? Pode ter certeza que várias redes estão compartilhando canais únicos e isso deixa tudo mais lento e difícil. Então uma das dicas para encontrar e variar esses canais é baixar alguns aplicativos, como o Wi-Fi Analyzer (Android).

Caso você não consiga manualmente, pode entrar em contato com o seu provedor para que eles te ajudem a melhorar o sinal de Wi-Fi através da mudança de canais.

Senhas

Essa é mais uma que muita gente esquece. Senão vejamos, há quanto tempo você não troca a sua senha do Wi-Fi? Muitas vezes a resposta passa por meses e anos. Isso pode deixar a sua rede aberta para aquele vizinho malandro que não quer gastar no provedor.

Por isso, além de manter senhas alfanuméricas, faça trocas periódicas, pelo menos de 6 em 6 meses. Isso vai evitar que a sua rede seja muito compartilhada e com certeza pode ajudar a melhorar o sinal do Wi-Fi.

Outros aparelhos atrapalham

Seu modem está perto de um telefone sem fio ou até mesmo um micro-ondas? Isso também pode atrapalhar o seu sinal. Lembre-se, mais uma vez, que estamos falando sobre ondas e diversos outros eletrônicos da sua casa também emitem sinais que pode se cruzar e causar interferências entre eles.

Mantenha o roteador em locais mais isolados e longe desses aparelhos citados. Essa simples alteração de posição já pode ser bem efetiva para melhorar o sinal do Wi-Fi.

Repetidores

Muitas vezes em casas maiores ou com muitos cômodos, você não vai ter muito pra onde fugir a não ser de fato instalar novos roteadores ou repetidores.

Na prática, eles funcionam como vagões que carregam o sinal com mais intensidade para outros locais de menor acesso do roteador central. Hoje em dia, praticamente todos os roteadores são repetidores.

E bom, se mesmo após todas essas dicas o sinal do seu Wi-Fi não apresentar uma leve melhora, dê um Zoom, compare preços e confira as melhores opções de modens, roteadores e repetidores Wi-Fi e deixar a sua internet turbinada!

 

Leia também: Os Melhores Repetidores de Wi-Fi

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em modem e roteador