Entenda antes de comprar em Modem e Roteador

Como mudar a senha do roteador Wi-Fi

Quer mudar a senha do Wi-Fi e não sabe como? Veja nosso tutorial e aprenda!

Como mudar a senha do WiFi, Como mudar a senha do roteador
por Felipe Brito - Especialista em Tecnologia.

Se você acabou de comprou um roteador wireless recentemente ou nunca mudou a senha do roteador Wi-Fi, seu computador pode estar sujeito a invasões de rede e até mesmo vírus e roubo de informações pessoais.

Para manter sua segurança online, é importante mudar a senha do Wi-Fi regularmente, e isso é mais fácil do que você pensa!

Neste guia, vamos mudar a senha de um roteador D-Link, que é uma das marcas mais populares no mercado, mas se você tem um roteador de outro modelo, como TP-Link ou Linksys os passos são bem parecidos. Vamos lá!

Passo 1: Identifique o endereço do IP do seu roteador

Com o computador conectado na rede, a primeira coisa que você tem que fazer é identificar o endereço de IP do seu roteador. O IP geralmente vem impresso no aparelho, e é um conjunto de quatro grupos de números separados por pontos, como no exemplo abaixo:

Roteador WiFi

Se você não achou o endereço de IP no roteador, é possível descobrir o número pelo computador. Para fazer isso, aperte a tecla do Windows + R e escreva "cmd" (sem aspas). Aperte Enter para abrir o Prompt de Comando, e então escreva "ipconfig" e pressione Enter para ter acesso às informações de rede do Windows.

Como Mudar a Senha do WiFi

O endereço de IP do roteador pode ser localizado em frente ao "Gateway Padrão". Neste exemplo, o número é 192.168.0.1.

Como Mudar a Senha do WiFi 2

Passo 2: Acesse o menu de opções do roteador através do IP

Com o endereço de IP em mãos, abra um navegador de internet, como o Internet Explorer, Google Chrome ou Mozilla Firefox. Escreva o IP na barra de endereço e aperte Enter.

Como Mudar a Senha do WiFi 3

Você precisará colocar um nome de usuário e senha na tela de autenticação para prosseguir. Verifique a etiqueta embaixo do aparelho ou o manual do roteador para descobrir o nome de usuário e senha. Por padrão, o nome de usuário é "admin" e a senha também é "admin" (sem aspas). Se isso não funcionar, tente a senha "password" ou deixe o campo em branco e clique em "Conectar".

Dica: Se você mudou a senha de administrador anteriormente e não se lembra, você pode restaurar as configurações de fábrica do roteador segurando o botão "Reset" do aparelho por alguns segundos.

Passo 3: Escolha um nome para a sua rede

Agora, você estará no menu de configurações do seu roteador Wi-Fi. O próximo passo é encontrar as configurações de rede sem fio, na aba "Wireless".

Como Mudar a Senha do WiFi 4

Aqui, procure pelo nome da sua rede Wi-Fi, no campo "SSID", "Wireless Name" ou "Network Name". Escolha um novo nome para a rede, que será exibido quando você procurar uma conexão Wi-Fi pelo celular ou pelo notebook.

Como Mudar a Senha do WiFi 5

Dica: o nome da rede ficará visível para qualquer pessoa próxima do seu roteador, por isso evite usar informações pessoais como o seu nome ou sobrenome. No exemplo, escolhemos Rede-Zoom.

Passo 4: Mude a senha da rede wireless

Agora só falta alterar a senha da sua rede Wi-Fi. Clique no botão "Configurações avançadas" ou "Wireless Security" e escolha um protocolo de segurança, isto é, a forma como seus dados serão encriptados. Recomendamos que você use WPA2 ou WPA-Personal, que são os protocolos mais seguros atualmente.

Como Mudar a Senha do WiFi 6

Escreva sua nova senha no campo chamado "Senha", "Password" ou "Shared Key". Ela deve ser composta por pelo menos 8 caracteres, que podem ser uma combinação de letras, números e símbolos, como "!", "?" e "#". Não se esqueça de anotar sua senha em um lugar seguro para acessar o Wi-Fi depois.

Passo 6 (apenas roteadores Dual-Band): Configure a segunda rede wireless

Os roteadores Dual-Band, que são mais modernos, operam simultaneamente nas frequências 2.4GHz e 5.0GHz. Para habilitar as duas redes, você deve configurá-las individualmente.

Como Mudar a Senha do WiFi 7

Ao configurar a segunda rede Wi-Fi, você pode escolher um nome de rede e senha diferentes, para escolher manualmente qual dispositivo ficará conectado a cada frequência do roteador.

Dica: Se você deixar o SSID e senha iguais nas duas redes, seus dispositivos escolherão automaticamente a frequência mais rápida compatível.

Passo 7: Salve as alterações

Clique em "Aplicar" ou "Salvar" para confirmar as alterações e pronto! Seu roteador pode precisar reiniciar para aplicar as mudanças, mas ele já estará com o novo nome e senha assim que ligar de novo. Agora, você só precisa reconectar seus aparelhos à rede Wi-Fi e voltar a usá-la normalmente.

 

Leia também:


O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em modem e roteador