Como mudar a senha do roteador Wi-Fi

Quer mudar a senha do Wi-Fi e não sabe como? Veja nosso tutorial e aprenda

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 6 min. de leitura.

Compartilhe:

Se você acabou de comprar um roteador wireless recentemente ou nunca mudou a senha do seu roteador Wi-Fi, seu computador pode estar sujeito a invasões de redes ou até mesmo vírus e roubo de informações pessoais.

Para manter sua segurança online é importante tomar medidas como trocar a senha WiFi regularmente, e isso é mais fácil do que você pensa.

Iremos abordar a troca da senha em um PC desktop ou notebook, então se deseja trocá-la através de um smartphone, confira este outro tutorial. Caso ainda não tenha configurado seu roteador pela primeira vez, confira nosso guia para realizar o procedimento em um PC ou este outro link para configurar o roteador pelo celular.

Confira como mudar a senha do WiFi em um exemplo com um roteador TP-Link (Reprodução: Engadget)
Confira como mudar a senha do WiFi em um exemplo com um roteador TP-Link (Reprodução: Engadget)

Confira como mudar a senha do WiFi neste guia para um roteador TP-Link, que é uma das marcas mais populares no mercado, mas se você tem um roteador de outro modelo, como Intelbras, Multilaser ou D-Link, os passos são bem parecidos. Vamos lá!

Como identificar o IP do seu roteador

Passo 1. Com o computador conectado na rede, a primeira coisa que você tem que fazer é identificar o endereço de IP do seu roteador. O IP geralmente vem em um adesivo no aparelho, e é um conjunto de quatro grupos de números separados por pontos, como "10.1.1.1", "192.168.25.1", "192.168.15.1", "192.168.0.1", "192.168.1.1", entre outros.

Se você não achou o endereço de IP no roteador, é possível descobrir o número pelo computador. No Windows, aperte a tecla do Windows + R e escreva "cmd" (sem aspas). Aperte Enter para abrir o Prompt de Comando e então escreva "ipconfig" e pressione Enter para ter acesso às informações de rede do Windows. O endereço de IP do roteador pode ser localizado em frente ao "Gateway Padrão". Neste exemplo, o número é “192.168.0.1”.

Para descobrir seu endereço de IP no Windows basta utilizar o Prompt de Comando e a função ipconfig (Reprodução: Zoom)
Para descobrir seu endereço de IP no Windows basta utilizar o Prompt de Comando e a função ipconfig (Reprodução: Zoom)

No Mac clique no ícone da maçã na parte superior esquerda, depois em "Preferências do Sistema" ou "System Preferences". Na janela que se abrirá clique em "Rede" ou "Network". Nas configurações de rede será possível ver a conexão com a qual está conectado. Nela estará escrito qual o endereço IP de acesso.

Acesse o menu de opções do roteador através do IP

Passo 2. Agora com o endereço de IP em mãos, abra um navegador de internet, como Chrome, Firefox, Edge ou Opera. Escreva o IP na barra de endereço e aperte Enter como se fosse visitar um site.

Utilize "Admin" tanto como nome de usuário quanto senha para acessar seu roteador (Reprodução: Zoom)
Utilize "Admin" tanto como nome de usuário quanto senha para acessar seu roteador (Reprodução: Zoom)

Você precisará colocar um nome de usuário e senha na tela de autenticação para prosseguir. Verifique a etiqueta embaixo do aparelho ou o manual do roteador para descobrir o nome de usuário e senha. Por padrão, o nome de usuário é "admin" e a senha também é "admin" (sem aspas). Se isso não funcionar, tente a senha "password" ou deixe o campo em branco e clique em "Login".

Dica: Se você mudou a senha de administrador anteriormente e não se lembra, você pode restaurar as configurações de fábrica do roteador segurando o botão "Reset" do aparelho por alguns segundos. Em alguns modelos o botão fica dentro de um buraco fino e precisa ser pressionado com um palito ou clipe de papel.

Escolha um nome para sua rede

Passo 3. Você estará agora no menu de configurações do seu roteador Wi-Fi. O próximo passo é encontrar as configurações de rede sem fio, na aba "Wireless". Caso seu modem seja Dual-Band pode haver mais de uma rede para selecionar e configurar, veja mais detalhes no passo 5.

Defina um nome para sua rede WiFi na área "SSID" do roteador (Reprodução: Zoom)
Defina um nome para sua rede WiFi na área "SSID" do roteador (Reprodução: Zoom)

Aqui, procure pelo nome da sua rede Wi-Fi, no campo "SSID", "Nome de Rede" ou "Network Name". Escolha um novo nome para a rede, que será exibido quando você procurar uma conexão Wi-Fi pelo celular ou pelo notebook.

Dica: o nome da rede ficará visível para qualquer pessoa próxima do seu roteador, por isso evite usar informações pessoais como o seu nome ou sobrenome. No exemplo, escolhemos Rede-Zoom.

Mude a senha da rede wireless

Passo 4. Por fim, só falta alterar a senha da sua rede Wi-Fi. Próximo às conexões Wireless poderá haver opções como "Configurações avançadas" ou "Segurança Wireless". Escolha então um protocolo de segurança, isto é, a forma como seus dados serão encriptados. Recomendamos que você use WPA ou WPA2 - Pessoal, que são os protocolos mais seguros atualmente.

Crie uma senha forte para proteger sua rede WiFi e anote-a em um local seguro (Reprodução: Zoom)
Crie uma senha forte para proteger sua rede WiFi e anote-a em um local seguro (Reprodução: Zoom)

Escreva sua nova senha no campo chamado "Senha", "Password" ou "Chave". Para ter uma senha forte, ela deve ser composta por pelo menos 8 caracteres, que podem ser uma combinação de letras, números e símbolos, como "!", "?" e "#". Não se esqueça de anotar sua senha em um lugar seguro para acessar o Wi-Fi depois. No exemplo utilizamos "ZoomTutorial#C20".

Configure a segunda rede wireless

Passo 5. Este é um passo exclusivamente para dispositivos que são "Dual-Band". Os roteadores Dual-Band são mais modernos e operam simultaneamente nas frequências 2.4GHz e 5.0GHz. Para habilitar as duas redes, você deve configurá-las individualmente.

Em roteadores com sistema Dual-Band é possível ter duas redes wireless no mesmo aparelho (Reprodução: Zoom)
Em roteadores com sistema Dual-Band é possível ter duas redes wireless no mesmo aparelho (Reprodução: Zoom)

Ao configurar a segunda rede Wi-Fi, você pode escolher um nome de rede e senha diferentes, para escolher manualmente qual dispositivo ficará conectado a cada frequência do roteador.

Dica: Se você deixar o SSID e senha iguais nas duas redes, seus dispositivos escolherão automaticamente a frequência mais rápida compatível.

Salve as alterações

Passo 6. Clique em "Aplicar" ou "Salvar" para confirmar as alterações e pronto! Seu roteador pode precisar reiniciar para aplicar as mudanças, mas ele já estará com o novo nome e senha assim que ligar de novo. Agora, você só precisa reconectar seus aparelhos à rede Wi-Fi e voltar a usá-la normalmente.

Como melhorar o sinal?

Passo 7. Se após todo o trabalho para alterar a senha e configurar seu aparelho o sinal estiver ruim, confira algumas dicas que separamos para melhorar o sinal de seu roteador. Caso o dispositivo precise cobrir uma área muito grande da casa pode ser recomendado adquirir um repetidor, ou mesmo reconfigurar um segundo roteador para utilizá-lo como repetidor.

Ainda tem dúvidas? Confira nosso passo a passo em vídeo!

Se você ainda estiver com alguma dúvida, confira o nosso passo a passo em vídeo de como mudar a senha do roteador Wi-Fi:

Leia também: