Mesa branca de escritório com dois monitores, teclado e mouse, caderno e notebook

Painel VA, TN ou IPS? Entenda tecnologias de tela de monitores e TVs

A escolha do painel VA, painel TN ou painel IPS deve ser baseada em suas necessidades e objetivos

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

Quando o assunto é painel VA, painel TN ou painel IPS, é comum que muitas pessoas fiquem com dúvidas. Afinal, são tecnologias diferentes e que devem ser consideradas pelos usuários diante de seus objetivos com o produto para garantir uma escolha assertiva tanto de monitores como também de TVs.

O fato é que entender um pouco sobre cada tecnologia é um passo importante para que se tenha uma ideia mais concreta acerca das características de desempenho e se ela pode suprir ou não o tipo de uso proposto. Por isso, veja mais detalhes sobre cada uma delas agora mesmo!

Veja algumas de nossas listas com bons monitores:

O que é painel TN?

Mulher branca com headset jogando no computador de painel TN
O painel TN é mais procurados por gamers, pois é um dos que mais atinge baixos níveis de resposta (Fonte: Shutterstock)

O painel TN (Twisted Nematic) é uma opção interessante para quem prioriza um bom custo-benefício. Por serem mais baratos do que os demais, se destacam no mercado. A tecnologia usada nesses painéis também tende a ser responsiva em relação à latência dos pixels e, por isso, é uma alternativa bastante procurada por jogadores. Outro ponto que justifica isso é o fato de que o painel TN é um dos que mais atinge baixos níveis de resposta.

Em média, a tecnologia leva aproximadamente 5ms para consolidar a transição entre os tons de preto, branco e, novamente, preto. Em alguns casos, a transição entre os tons de cinza pode chegar a 1ms. Outro diferencial desse tipo de painel é a facilidade em chegar a 120Hz, bem como suportar NVIDIA 3D Vision 2, o que minimiza imagens em movimento desfocadas.

No entanto, um dos maiores pontos negativos desses painéis é justamente o ângulo de visão, que tendem a ser muito mais restritivos. Isso fica ainda mais evidente quando são posicionados na vertical. O resultado são imagens mais escuras! Em geral, profissionais em design, por exemplo, podem não se beneficiar dessa tecnologia, principalmente em decorrência das alterações das cores e contraste, que ficam evidentes mesmo com uma inclinação leve.

Painel TN pode servir para:

  • Gamers
  • Usuários menos exigentes em busca de bom custo-benefício

Painel TN não é recomendado para:

  • Design gráfico
  • Edição de fotos
  • Edição de vídeo
  • Assistir a filmes e séries

Confira abaixo um monitor com painel TN!

O que é o painel VA?

Sala de estar com TV no centro, com soldados armados aparecendo na tela
O painel VA garante um contraste com qualidade superior. (Fonte: Shutterstock)

O painel VA (Vertically Aligned) apresenta diferenças marcantes em relação às outras tecnologias disponíveis no mercado. Para começar, ele dispõe de cristais líquidos, que são posicionados sempre na vertical. Entretanto, isso resulta em um ângulo de visão inferior, ou seja, quanto mais distante você estiver da tela, pior será a qualidade da imagem.

Essa é uma característica até mesmo semelhante à encontrada nos monitores LCD para computador, que tendem a perder a definição das cores conforme a posição da tela. Vale lembrar que mesmo que as TVs com painel VA não apresentam muitas distorções, esse é um ponto que deve ser sim considerado na hora de compor sua decisão de compra.

Como vantagem, esse tipo de painel garante um contraste com qualidade superior. O mesmo vale para o seu display que garante um tempo de resposta também superior. Por isso, torna-se uma opção vantajosa para gamers, que buscam um maior contraste e, claro, maior agilidade e precisão.

Painel VA pode servir para:

  • Gamers, dependendo do tempo de resposta
  • Usuários que querem fazer uso intermediário do produto e não exigem a melhor qualidade possível, mas também não querem as cores lavadas de uma tela TN
  • Designers que façam artes mais simples ou que exigem menor precisão de cor
  • Edição de fotos com muito contraste ou tons escuros

Painel VA não é recomendado para:

  • Edição de fotos com muita cor
  • Edição de vídeo
  • Usuários exigentes que querem poder ver a tela de qualquer ângulo sem perda de cor

Aproveite para conferir mais listas de monitores de vários tipos:

Confira um exemplo de monitor com painel VA a seguir!

O que é painel IPS?

Homem sentado no chão com tablet na mão, olhando para uma TV ao lado
O painel IPS permite maior desempenho das imagens independente do ângulo de visão (Fonte: Shutterstock)

Se o painel VA é superior em relação ao nível de contraste e tons escuros, por outro lado, o painel IPS (In Plane Switching) não economiza em fidelidades das cores e ângulos de visão. De forma resumida, o IPS é um tipo de painel LCD que apresenta cristais líquidos – esses cristais são responsáveis justamente pela formação dos pixels e, por consequência, das imagens! Seu uso é em plano horizontal, garantindo um alinhamento bastante preciso.

Por isso, o painel IPS é uma das mais qualitativas quando se trata imagens e cores vivas. Entretanto, todo esse potencial esbarra na intensidade dos níveis de contraste, algo que não ocorre com o painel VA. Vale lembrar que a tecnologia IPS é bastante presente em TVs 4K, o que atesta sua eficiência em relação às cores fiéis independente de qual seja o ângulo de visão.

Na prática, isso quer dizer que você poderá olhar para a sua tela de qualquer ângulo aberto e não se preocupar com imagens distorcidas. Como ponto negativo, o painel IPS geralmente apresenta tons de preto com um visual “lavado”. Ou seja, os tons escuros se assemelham mais ao cinza. Além disso, o tempo de resposta para esse tipo de painel é considerado muito mais lento, o que não é ideal para gamers, por exemplo, principalmente quando comparado ao painel TN.

Painel IPS pode servir para:

  • Gamers sem ser de jogos competitivos, dependendo do tempo de resposta
  • Usuários que querem a melhor fidelidade de cores possível
  • Designers
  • Edição de fotos
  • Edição de vídeos

Painel IPS não é recomendado para:

  • Gamers de jogos competitivos
  • Usuários pouco exigentes, que vão fazer uso básico e procuram um produto mais barato

Confira um exemplo de monitor com painel IPS a seguir!

Painel VA ou IPS?

Cada tecnologia possui recursos e características diferentes e o mesmo vale para os pontos negativos que devem ser sempre avaliados antes da decisão de compra. Por isso, é fundamental que você leve em consideração o seu tipo de uso e até mesmo objetivos.

No caso de TVs, por exemplo, ambientes grandes podem ser adequados para o painel IPS. Se você prioriza níveis de contraste precisos, o painel VA torna-se uma melhor opção.

Painel TN vs IPS

Já quem quer baixos níveis de tempo de resposta, a pedida é justamente o painel TN, principalmente para jogos que dependem dessa qualidade. Essa velocidade é justamente um dos pontos fracos do painel IPS. Por isso, é preciso avaliar esses aspectos para não fazer uma escolha equivocada e frustrar seus objetivos.

Por outro lado, a tecnologia IPS ganha muitos pontos em relação à explosão de cores e a possibilidade de manter a qualidade das imagens independente do ângulo de visão.