O que é DPI em mouse, celular e impressora?

Saber o que é DPI é um diferencial para escolher dispositivos para gamers e obter uma uma melhor qualidade de impressão

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Compartilhe:

O que é DPI? Essa é uma dúvida bastante recorrente para muitas pessoas, embora seja um termo comumente usado nos dias atuais. O fato é que a informática está sempre em constante evolução e o entendimento de determinados termos e o uso de alguns componentes pode gerar incertezas – afinal, são diversas siglas e até mesmo abreviações!

DPI é uma medida usada em produtos como mouses, celulares e impressoras. Inclusive, se está procurando algum desses produtos e veio pesquisar o que isso significa para escolher, já deixamos aqui duas listas que podem te ajudar:

Para te ajudar a sanar essa questão sobre o que é e qual a importância do DPI, preparamos um conteúdo completo com informações relevantes sobre o assunto. Dê um Zoom e confira!

O que é DPI?

Quanto maior for o DPI do mouse, maior será a precisão dos movimentos (Fonte: Shutterstock)
Quanto maior for o DPI do mouse, maior será a precisão dos movimentos (Fonte: Shutterstock)

DPI é uma sigla que, em inglês, quer dizer "dots per inch", ou seja, em tradução direta refere-se ao termo "ponto por polegada". Essa é, inclusive, uma sigla bastante usada para realizar a medição de imagens. Nesse caso, quanto maior é o DPI, maior será a resolução de uma determinada imagem.

O DPI em mouses

O DPI é um indicador de sensibilidade de movimento para o mouse (Fonte: Shutterstock)
O DPI é um indicador de sensibilidade de movimento para o mouse (Fonte: Shutterstock)

Se tratando dos mouses, ele indica uma maior sensibilidade do movimento realizado pelo dispositivo. Portanto, quanto maior for o DPI do seu mouse, maior será a sua precisão de movimentos. Esse dado é muito importante para gamers, principalmente por causa de uma maior necessidade de agilidade de resposta durante determinadas ações dos jogos. Entretanto, grande parte dos mouses gamers possuem no máximo 10.000 DPI. É possível ainda optar por um kit teclado e mouse com DPI ideal para jogos, por exemplo.

O DPI em impressoras

O valor do DPI pode variar entre 72, 150, 300 ou mais (Fonte: Shutterstock)
O valor do DPI pode variar entre 72, 150, 300 ou mais (Fonte: Shutterstock)

Quando você cria um documento em software para edição de imagens, é possível selecionar qual será a qualidade para a impressão. O valor do DPI pode variar entre 72, 150, 300 ou até mesmo valores superiores. Logicamente que, para obter uma imagem com um DPI realmente maior é necessário ter uma resolução que atenda essa proporção.

Em geral, os programas voltados para edição de imagem destacam o DPI como uma resolução para o arquivo. Na maioria dos casos, esse valor pode surgir como “pixels/inch” – mas, na verdade esse é o valor que se refere ao DPI. Vale ainda salientar que no caso de scanners, o DPI é usado para a resolução do arquivo de saída. O dispositivo acaba por verificar a qualidade que será determinada e, assim, realiza a leitura dos pontos físicos. Somente depois disso, as informações são passadas para o notebook ou computador e é feita a conversão em pixels.

O DPI em celulares

O DPI no celular permite mudar a sensibilidade e visualização da tela (Fonte: Shutterstock)
O DPI no celular permite mudar a sensibilidade e visualização da tela (Fonte: Shutterstock)

Os pixels são responsáveis por definir a resolução das imagens em diferentes dispositivos como, por exemplo, sua televisão, computador e também smartphone. É importante destacar que o PPI (pixels por polegada) consiste em um importante medidor de densidade. Por isso, é bem comum encontrarmos a menção do PPI para a definição de reprodução de imagens em dispositivos móveis. Para ficar mais claro, um smartphone com display de 445 PPI apresenta um conteúdo com uma boa nitidez e ainda qualidade.

Embora o DPI seja bem parecido nesse sentido, a principal diferença entre ambos é que a definição da imagem acaba sendo definida em pontos por polegadas no lugar de pixels. Essa mudança acerca da unidade é extremamente relevante, principalmente porque o pixel é um item de caráter totalmente virtual, ou seja, ele não poderá ser convertido para sua impressora. Portanto, quando você configura o DPI em seu telefone poderá mudar a sensibilidade da tela em relação ao toque e o tamanho da tela em si. Aliás, esse é um processo bastante usado para determinados jogos, como o Free Fire, por exemplo.

O que é DPI no Free Fire?

A configuração do DPI para Free Fire envolve a predileção do jogador (Fonte: Shutterstock)
A configuração do DPI para Free Fire envolve a predileção do jogador (Fonte: Shutterstock)

Quando se trata de entender sobre o DPI no Free Fire, alguns pontos acabam sendo muito relevantes. O primeiro deles é que classificar o melhor DPI para Free Fire é algo que pode variar de um jogador para outro - e, isso também vale para o dispositivo onde se pretende jogar. Até mesmo porque aumentar o DPI está diretamente relacionado a aumentar o tamanho da tela. Além disso, é uma maneira de aumentar a sensibilidade da tela ao toque, o que pode facilitar algumas ações do jogo.

Variações de tamanho em centímetros

Você pode usar algumas variações em centímetros para melhorar suas imagens e ter um melhor resultado na hora de usar sua impressora, por exemplo. Aqui vale reforçar novamente que, quanto maior for o DPI, maior será a resolução de uma determinada imagem. Essa informação é válida no caso de realizar a impressão de uma foto ou imagem, por exemplo. Para impressão, quanto maior é o DPI, menor será a margem em centímetros. Como exemplo, usaremos imagens digitais em 1920 x 1080 pixels com valores diferentes do DPI:

72 DPI:

  • Largura da imagem (impressão): 67,73cm
  • Altura da imagem (impressão): 38,10cm

150 DPI:

  • Largura da imagem (impressão): 32,51cm
  • Altura da imagem (impressão): 18,29cm

300 DPI:

  • Largura da imagem (impressão): 16,26cm
  • Altura da imagem (impressão): 9,14cm

720 DPI:

  • Largura da imagem (impressão): 6,77cm
  • Altura da imagem (impressão): 3,81cm

DICA: você pode testar essas variações no software para edição de imagens. Basta mudar o valor do DPI e confirmar o tamanho em centímetros que será obtido para sua imagem!