Decoração 2021: como decorar quarto pequeno?

Quer saber como decorar um quarto pequeno? Confira as dicas que preparamos

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

Se você deseja decorar o seu quarto, mas acha que não é possível criar um ambiente prático e funcional devido ao tamanho do cômodo, está (e muito!) enganado. Com macetes simples e certeiros, você poderá se aventurar no universo da decoração e começar a colocar a mão na massa. Para decorar um quarto pequeno, seja ele de solteiro ou de casal, é importante seguir alguns truques que vão te auxiliar na hora da mudança. Pensando nisso, preparamos algumas dicas para você acertar na hora de decorar o seu quarto.

Atualmente, os quartos pequenos são uma realidade de diversos apartamentos. No entanto, ter poucos metros quadrados disponíveis não significa necessariamente falta de conforto e beleza. É possível transformar o cômodo com estilo e gastando pouco. O resultado será um cômodo organizado, com bom aproveitamento de espaço, que não passa a sensação de ser um lugar apertado e, principalmente, com uma decoração que seja a sua cara. Quer saber como decorar um quarto pequeno? Dê um Zoom e confira!

Leia também: Quarto de bebê completo: da babá eletrônica à decoração

Veja as nossas dicas sobre como decorar um quarto pequeno! (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Veja as nossas dicas sobre como decorar um quarto pequeno! (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Aposte em cores claras

Invista em cores claras para expandir o ambiente (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Invista em cores claras para expandir o ambiente (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Antes de qualquer coisa, é importante pensar na escolha das paredes. Cores claras criam a ilusão de ótica de que o cômodo é maior do que ele realmente é. Aposte no branco, no creme, no bege ou até mesmo em tons pastel. Isso fará com que o seu quarto ganhe alguns centímetros, mesmo que apenas visualmente.

O branco é a cor mais óbvia e fácil de aplicar. No entanto, você também pode apostar em uma paleta de cores claras por meio do papel de parede e da roupa de cama, por exemplo. Acessórios como tapetes, cortinas e objetos decorativos servem como pontos focais para a aplicação dessas cores.

Invista em prateleiras ou nichos

Use uma prateleira como cabeceira para deixar o quarto mais estiloso (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Use uma prateleira como cabeceira para deixar o quarto mais estiloso (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Novamente, as paredes serão as aliadas. Uma forma de aproveitar o cômodo é investir em prateleiras ou nichos. Se falta espaço no chão, é possível levar alguns móveis para o alto para, assim, utilizar melhor o quarto. Nesse caso, prateleiras e nichos são ótimas opções para expor livros e objetos decorativos.

Além disso, você ainda pode usar uma prateleira mais larga para servir como bancada ou escrivaninha. Instalar a prateleira na parede atrás da cama também pode render uma decoração estilosa e funcional, a ponto de você conseguir dispensar a necessidade de uma cabeceira. Por fim, prateleiras pequenas e até mesmo banquinhos ainda podem servir como mesa de cabeceira.

Escolha o melhor guarda-roupas

Opte por um guarda-roupas com espelho (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Opte por um guarda-roupas com espelho (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Esse é um dos maiores móveis do quarto e, por isso, escolhê-lo corretamente é fundamental. No caso do guarda-roupas, detalhes como as portas de correr, por exemplo, fazem toda a diferença quando o ambiente é pequeno, principalmente porque facilitam a circulação no cômodo.

O espaço de locomoção em quartos pequenos é importante para não criar a sensação de sufocamento. Por isso, quando possível, prefira móveis com menor profundidade. Outra opção são os armários de portas espelhadas, excelentes para criar a ilusão de que o ambiente é ainda maior.

Opte por espelhos

Tenha um espelho no quarto para refletir a iluminação (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Tenha um espelho no quarto para refletir a iluminação (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

A utilização de espelhos serve tanto para quartos pequenos quanto para salas pequenas. Isso porque o espelho entrega uma sensação de cômodo maior, além de agregar à decoração. Além de servir para dar uma conferida no visual antes de sair de casa, o espelho também reflete e dobra o espaço. Ele amplia ainda mais a iluminação do cômodo e as paredes de cores claras.

Prefira móveis planejados

Se puder, invista em móveis planejados (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Se puder, invista em móveis planejados (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Se você tiver condições financeiras, o ideal é optar por móveis planejados. Mesmo que à primeira vista eles pareçam caros demais, as vantagens de aproveitar cada centímetro do seu quarto pequeno podem valer a pena a longo prazo. Nesse sentido, o custo-benefício de conseguir colocar tudo o que você precisa em um só espaço é bastante vantajoso.

Siga a filosofia de que "menos é mais"

Não se esqueça que simplicidade não é sinônimo de monotonia (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Não se esqueça que simplicidade não é sinônimo de monotonia (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Um dos pontos fundamentais para entender como decorar um quarto pequeno é respeitar o tamanho do cômodo. Aposte na filosofia minimalista de que menos é mais. Prefira menos móveis e objetos decorativos e deixe as cores para os detalhes. Um ambiente mais limpo visualmente também deixa a sensação de espaço um mais amplo.

Na decoração de um quarto pequeno, dê prioridade a móveis que, de preferência, tenham mais de uma função, como um sofá que vire cama, um pufe que sirva como baú ou uma prateleira que seja uma escrivaninha. Isso torna o ambiente funcional, mas sem perder a personalidade. Comece a colocar os truques em prática agora mesmo e aproveite o seu quarto da melhor maneira!

Dicas para decorar um quarto pequeno

Confira outras dicas que preparamos para a decoração do seu quarto (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Confira outras dicas que preparamos para a decoração do seu quarto (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Preparamos algumas dicas rápidas e práticas para você conseguir decorar um quarto pequeno de forma certeira. Confira!

  • Opte por móveis baixos: Móveis baixos dão a sensação de amplitude. Manter a linha da altura dos móveis baixa faz com que o pé direito do cômodo pareça maior.
  • Aproveite mais as paredes: As paredes podem ser utilizadas para instalar abajures ou luminárias, por exemplo. Isso vai poupar espaço na mesa de cabeceira, além de deixar o quarto mais organizado, com um visual mais leve.
  • Utilize a TV na parede: Mais uma vez, a parede se torna a melhor amiga de quem quer decorar um quarto pequeno. Se você gosta de TV no cômodo, é interessante apostar em painéis, racks ou estantes ou até mesmo fixar a televisão direto na parede.
  • Facilite ao máximo a circulação: Deixar pufes, baús ou caixas organizadoras no meio do caminho tira espaço do ambiente. O ideal é encostá-los em algum canto do quarto. E o mesmo deve ser feito com a cama, principalmente em quartos de solteiro.

Leia também: