Como fazer uma meia parede?

Montamos um passo a passo para você mesmo fazer uma pintura de meia parede em casa

Letícia LamarcaRedatora

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Compartilhe:

Você já deve ter ouvido falar sobre meia parede, né? A técnica consiste em pintar a parede pela metade para trazer ainda mais modernidade ao cômodo. Conhecida como "half painted wall", a meia parede chegou mesmo para ficar, principalmente em apartamentos alugados. Além disso, a divisão horizontal da meia parede causa uma sensação de amplitude no ambiente. Só não se esqueça de medir corretamente para que a sua meia parede não fique torta. E como pintar a parede até a metade?

Se você deseja aumentar a sua sala de estar ou o seu quarto, por exemplo, a meia parede pode ser uma solução barata e prática. Tenha em mente que as tonalidades claras ajudam o espaço a parecer maior. O mais comum é que a cor mais clara fique em cima e a mais escura embaixo. No entanto, você pode usar e abusar da criatividade nesse momento, principalmente se o seu pé direito for alto. Dê um Zoom e confira o passo a passo de como fazer uma meia parede!

Leia também: Como montar um quarto montessoriano?

Veja o tutorial de como fazer uma meia parede você mesmo! (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Veja o tutorial de como fazer uma meia parede você mesmo! (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

1. Proteja as paredes

Antes de qualquer coisa, é necessário proteger o que você não quer pintar, como as laterais da parede, por exemplo. Opte por fazer esse passo com a ajuda de uma fita crepe. Esse também é o momento de tirar os espelhos das tomadas, caso você tenha algum na sua parede.

2. Forre o chão

Para proteger o chão, o recomendado é utilizar o papelão. Isso porque o papelão absorve a tinta. Também está liberado utilizar materiais como jornal, lona ou plástico para proteger o piso da tinta que está por vir.

3. Prepare a superfície

Se a sua parede estiver com algum furo, é bom passar uma massa corrida e, logo após, lixar a superfície. Depois disso, o ideal é passar um pano seco para tirar a poeira acumulada. A tinta fixa melhor em superfícies sem poeira.

4. Meça a altura

Não existe uma altura certa para pintar a meia parede. Para medir a altura, use algum elemento do cômodo como referência. Dá para utilizar a altura da janela, da prateleira ou até mesmo da porta.

Você pode usar a meia parede como cabeceira no quarto (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Você pode usar a meia parede como cabeceira no quarto (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

A meia parede já é um charme por si só, mas ela se torna ainda mais funcional quando essa divisão de altura e tonalidades é usada a favor da decoração. Em quartos, por exemplo, a meia parede pode virar uma cabeceira de cama, auxiliando na marcação do espaço dedicado ao móvel.

Além disso, a meia parede ajuda a destacar e criar áreas específicas. Logo, se você quiser formular mais de um ambiente no mesmo espaço, a meia parede é perfeita para isso, seja para demarcar um home office, uma área de TV ou uma sala de jantar, por exemplo.

A meia parede serve para demarcar uma área específica (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
A meia parede serve para demarcar uma área específica (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

5. Marque a parede

Nem toda casa ou apartamento tem uma parede reta. Nesse caso, é fundamental usar lápis e trena para marcar a parede. A dica é fazer marcações ao longo da parede e, quando ela estiver cheia de pontinhos marcados, utilize a fita crepe para ligá-los. Ah, e passe a fita acima dos riscos feitos com o lápis.

6. Pintar

Agora, é só pegar um pincel e pintar a parede. Tente começar pelos detalhes, como o rodapé, por exemplo. Logo depois, passe o rolo pelo resto da parede. Espere a primeira mão secar para pintar a parede pela segunda vez.

Comece a pintar a sua meia parede pelos detalhes (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Comece a pintar a sua meia parede pelos detalhes (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

O mais comum é combinar o branco com uma cor ousada, para dar vida ao ambiente. Porém, as possibilidades das paredes com duas cores vão além dessa proposta. Só tome cuidado para que a meia parede não achate o ambiente.

Uma sugestão para evitar que isso aconteça é não pintar a parede exatamente na metade, mas um pouco abaixo. Isso dará a sensação de amplitude. E se o pé direito da sua casa ou apartamento for baixo, utilize cores claras na parte de cima.

7. Tire a fita

Para evitar que a tinta lasque, o ideal é tirar a fita crepe ainda com a tinta úmida. Portanto, espere metade do tempo de secagem indicado na embalagem da tinta e vá tirando a fita com cuidado.

8. Borrou? Não se desespere!

Se você acabou borrando de tinta ou passou por cima da tinta, o indicado é que você limpe o borrado com um pano seco e, depois, passe um pano úmido para tirar o restante dessa tinta. Caso isso não resolva, pinte novamente cor original.

Ah, e se você não sabe quais cores funcionarão melhor com a sua meia parede, principalmente se ela for uma parede de duas cores, é possível pedir latas de teste para ver de antemão.

Leia também: Quarto de bebê completo: da babá eletrônica à decoração