Decoração de quarto de bebê: 8 tendências para 2021

Confira a lista com as melhores ideias para decoração de quarto de bebê

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 6 min. de leitura.

Compartilhe:

Pensar na decoração para o quarto do bebê é uma tarefa para lá de importante para os pais. Isso porque o cômodo deve unir móveis e itens decorativos que busquem, ao mesmo tempo, praticidade para a família e conforto e, é claro, segurança para o bebê. O quarto do bebê é um ambiente que deve receber atenção e, por isso, é importante torná-lo agradável, sem deixar de trazer a personalidade da mamãe, do papai e da criança para o espaço.

Com a pandemia do novo coronavírus, montar um quarto de bebê completo, funcional e antenado às tendências de decoração, mas sem pesar no bolso, demanda um certo planejamento. Afinal, além de berço, cômoda, trocador, poltrona de amamentação, cadeira de balanço e babá eletrônica, ainda será preciso desembolsar uma quantia para o enxoval da criança. Pensando nisso, reunimos para você as melhores ideias para a decoração do quarto do seu bebê, com as tendências que vão bombar em 2021. Dê um Zoom e confira!

Leia também: Quarto de bebê completo: da babá eletrônica à decoração

Veja as tendências de decoração de quarto de bebê de 2021! (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Veja as tendências de decoração de quarto de bebê de 2021! (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Tons terrosos na decoração

Os tons terrosos são uma tendência de decoração para o quarto do bebê

Os tons terrosos são uma aposta de decoração para quarto de bebê (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Os tons terrosos são uma aposta de decoração para quarto de bebê (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Como uma opção de decoração de quarto de bebê unissex, os tons terrosos, como o marrom, terracota e mostarda, aparecem como uma tendência para 2021. Essas cores podem ser usadas tanto em papéis de parede como em objetos decorativos.

Vale lembrar que, quando o assunto é quarto de bebê, é importante estar atento ao fato de que cores fortes e intensas podem acabar agitando a criança e atrapalhando o momento do sono. Portanto, é sempre melhor optar por cores neutras na decoração.

Além disso, o amarelo e o cinza são cores em alta. A Pantone as elegeu como as cores que representam o ano de 2021. Optando por essas cores, vale se atentar para a intensidade delas, a fim de manter o bem-estar do bebê.

Prateleiras e nichos das paredes

As prateleiras e os nichos tornam a decoração do quarto de bebê organizada para o dia a dia

As prateleiras e os nichos ajudam a organizar o quarto de bebê (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
As prateleiras e os nichos ajudam a organizar o quarto de bebê (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

As prateleiras e os nichos são itens de decoração de quarto de bebê simples e que fazem toda a diferença. São aparatos que estão cada vez mais presentes na decoração e ajudam a manter o cômodo organizado, além de preencher espaços que acabam ficando vazios.

Tanto as prateleiras quanto os nichos podem ser decorados da forma que os pais preferirem, podendo ser com vasos, ursos de pelúcia, brinquedos, livro e fotos, por exemplo. Uma boa opção é ter as prateleiras próximas ao trocador, pois, assim, os itens necessários para o dia a dia estarão sempre à mão.

Quando maiores, as prateleiras e os nichos podem ser colocados na altura das crianças, sendo transformadas em um local para guardar livros e brinquedos. Dessa forma, a criança terá autonomia de escolher o que quer fazer ou com o que quer brincar em todos os momentos do dia.

Temas de natureza e galáxia

Os temas relacionados à natureza e à galáxia deixam o quarto de bebê ainda mais divertido

Os temas natureza e galáxia são atrativos para o quarto de bebê (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Os temas natureza e galáxia são atrativos para o quarto de bebê (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

A escolha de um tema pode deixar a decoração do quarto de bebê estilosa e divertida. Nesse sentido, duas tendências de decoração para 2021 são as temáticas da natureza e da galáxia. Esses temas fazem uso de cores neutras equilibradas com tons vibrantes.

Com referências à fauna e à flora e elementos em palha, madeira e tricô, o quarto do bebê terá uma decoração lúdica e, ao mesmo tempo, dinâmica. Na temática da natureza, não podem ficar de fora itens como sol, lua, nuvens e animais, que devem aparecer nas paredes, móbiles, almofadas, tapetes e demais objetos decorativos.

Já a galáxia foi um tema bastante buscado em 2020 e que continua sendo tendência agora em 2021. Nessa temática, é possível usar cores um pouco mais escuras, mas de forma elegante, como o preto, o azul e o roxo em objetos de decoração. Também podem aparecer itens como lua, estrelas, planetas e foguetes.

Estilo e cama montessoriana

O estilo montessoriano permite que a criança fique à vontade para explorar o quarto de bebê

O estilo montessoriano traz um design lúdico e pedagógico para o quarto de bebê (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
O estilo montessoriano traz um design lúdico e pedagógico para o quarto de bebê (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

O estilo montessoriano é outra tendência de decoração para o quarto de bebê. Nele, é possível encontrar um design lúdico e pedagógico, pensado para desenvolver as habilidades físicas, sociais e psicológicas dos bebês. O objetivo do quarto montessoriano é deixar a criança à vontade para explorar o espaço.

Portanto, um quarto montessoriano deve oferecer um local com móveis, elementos e decoração na altura dos olhos da criança, a fim de que ela possa desenvolver sua autonomia com segurança. Por isso, a cama infantil deve ser baixa ou estar próxima ao chão e os brinquedos devem ficar ao alcance da criança, por exemplo.

Uma das vantagens do quarto montessoriano, inclusive, é a possibilidade do cômodo crescer com a criança. Por fim, é bastante comum que a cama montessoriana seja em formato de casinha ou cabana, trazendo um aspecto mais convidativo e aconchegante.

Veja mais: Quarto de bebê: como montar um quarto montessoriano?

Figuras geométricas e arte abstrata

As figuras geométricas e a arte abstrata transformam o quarto de bebê em um ambiente criativo

As figuras geométricas e a arte abstrata podem ser retratadas nas paredes do quarto de bebê (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
As figuras geométricas e a arte abstrata podem ser retratadas nas paredes do quarto de bebê (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

As figuras geométricas e a arte abstrata são duas tendências que deixam a decoração do quarto de bebê dinâmica, criativa e com estilo. Eles podem estar presentes tanto nas paredes quanto em objetos decorativos como espelhos, quadros e almofadas, podendo ser usados conforme a sua criatividade mandar.

No caso das paredes, você pode colocar a mão na massa e pintá-las com a ajuda de uma fita crepe. O importante é pensar em figuras e estampas que mantenham uma linha visual semelhante e que tenham tons e cores próximas. Dessa forma, você consegue transformar o quarto do bebê com um ambiente moderno e especial.

Minimalismo

O estilo minimalista preza por uma decoração de quarto de bebê simples e sem excessos

O estilo minimalista busca apenas o essencial na decoração do quarto de bebê (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
O estilo minimalista busca apenas o essencial na decoração do quarto de bebê (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

O estilo minimalista foi pensado para reduzir os excessos e valorizar os detalhes do ambiente, buscando a leveza e a praticidade. Na decoração de quarto de bebê com esse estilo, são escolhidos móveis e objetos decorativos que podem ser usados a longo prazo, prezando pelo conforto e pela funcionalidade.

Esse estilo de decoração é uma grande tendência para o ano de 2021, principalmente para quem não dispõe de um orçamento menor. Afinal, "menos é mais". Nele, as mamães e os papais podem optar pelo uso de cores neutras, linhas retas, traçados geométricos e de tudo o que for essencial ao dia a dia.

Leia também: