Entenda antes de comprar em Notebook

Como conectar o Wi-Fi do notebook?

Aprenda como ligar o notebook à sua rede Wi-Fi facilmente com algumas dicas.

como conectar wifi no notebook
por Felipe Brito - Especialista em Tecnologia.

A internet já se tornou um recurso essencial para o uso de notebooks. Hoje em dia são poucas coisas que podemos fazer no aparelho sem estar conectado a rede. E seja para navegar em sites, ver vídeos, acessar e-mail ou até mesmo jogar, é preciso que haja uma conexão ou por uma internet via cabo ou, mais comumente, por uma internet sem fios, a chamada Wireless, ou Wi-fi.

Poucas pessoas sabem, mas as vezes a ativação de uma conexão sem fio pode ser feita de forma muito simples e rápida, como por um atalho do teclado. Se ainda assim não funcionar, é bem fácil fazer todo o processo manualmente. Dá uma olhada nas nossas dicas:

 

Leia também: Como rotear a internet do notebook?

Compare preços de notebooks:

Atalho do teclado

A depender de qual modelo de notebook você utilize, é muito simples ativar sua conexão sem fio. Basta procurar nele duas teclas.

A primeira é a tecla com as letras FN em azul, geralmente perto do ícone do Windows na parte inferior do teclado. A segunda é o símbolo da conexão sem fio, também em azul, que fica entre os botões F1 e F12, a depender da marca do notebook.

Para ativar por esse atalho basta primeiro aperta o botão FN, e com ele ainda pressionado, apertar o botão que tem o símbolo wireless. Pronto, a conexão vai ser ativada (ou, se já estiver ativada, ela será desativada).

Alguns modelos de notebooks Vaio, por exemplo, ainda têm um botão físico localizado na lateral do aparelho com o nome Wireless. Nesse caso, basta apertar o botão mesmo, e as luzes vão se acender para indicar que a conexão sem fio está ativada.

Para conferir se a conexão foi ativada mesmo, basta ir na barra de tarefas do canto direito inferior da tela e procurar pelo ícone do Wireless. Se ele estiver ainda desativado, vai aparecer um X vermelho no ícone. Se ele estiver branco, sua conexão está ativada.

Manualmente pelas configurações

Se seu notebook não tiver o atalho do teclado nem o botão físico, ou se por um acaso você tentar dessa forma e não conseguir, ainda existe a opção de ativar a rede manualmente. O processo é bastante simples também.

Em notebooks com Windows 10, abra o menu Iniciar e clique em "Configurações". Ao abrir a janela de configurações, selecione a opção "Rede e Internet". Abrirá uma janela com novas opções, e no canto esquerdo terá uma lista. A primeira opção será Wi-Fi. Clique nela e pronto, agora é só se certificar de que a chave azul está ligada, na opção ATIVADO.

Conexão Wi-Fi em notebooks com Windows 10

Caso você não consiga mudar essa chave para ativar, um dos motivos pode ser que seu notebook esteja no Modo Avião. Vá na opção Modo Avião logo abaixo de Wi-Fi, selecione, e nesse verifique se a chave está na opção DESATIVADA.

Certfique-se que os drivers estão atualizados

Se o seu notebook é novo, ou passou por algum processo de formatação, pode ser que você precise baixar o driver de rede e compartilhamento. Ou até mesmo apenas atualizá-lo.

Para isso é preciso entrar no site da fabricante do notebook, saber seu modelo e ir na parte de downloads. Baixe o driver de rede e instale, caso não tenha ainda. Ou atualize caso seja necessário.

Agora, com a sua internet sem fio ativada, é preciso selecionar para procurar uma rede e se conectar a ela. Lembrando que caso a rede necessite de senha, é preciso escrever da forma correta para que a conexão seja estabelecida.

Mas só é preciso fazer isso na primeira vez, pois a partir do momento que ela se conecta a uma rede, o próprio sistema a reconhece nas próximas vezes.

E se ainda assim você ainda não conseguir conectar o wi-fi no notebook ou tiver alguma outra dúvida, seja sobre funcionalidades ou até mesmo comprar um notebook novo, não fique com vergonha e entre em contato com o nosso time de especialistas através do Zoom Ajuda.

 

Leia também: Os Melhores Notebooks do Momento

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em notebook