Como editar vídeos no PC? Veja programas gratuitos e fáceis de usar

Quer aprender a como editar vídeos profissionais e ganhar dinheiro na internet? Conheça plataformas na internet!

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Compartilhe:

Aprender como editar vídeos no PC pode ser uma facilidade para usuários que trabalham ou preferem esse dispositivo para realizar a criação de conteúdos.

Sejam stories para as redes sociais ou vídeos elaborados que necessitam de ferramentas mais aprimoradas, é possível chegar a resultados satisfatórios utilizando programas gratuitos e acessíveis.

No entanto, pessoas acostumadas a fazer edições por aplicativos podem ter dificuldade em operar os recursos de um programa para computador.

Por isso, nós preparamos este guia completo sobre como editar vídeos no PC com softwares disponíveis para download sem precisar pagar nada. Dê um Zoom e confira nossas dicas!

Lembrando que para fazer boas edições vale ter o equipamento adequado. Confira algumas sugestões!

Qual a diferença de aprender como editar vídeos no PC e no celular?

Usuários acostumados a editar vídeos pelo celular podem estranhar as ferramentas de um software de computador.

A princípio, uma das maiores diferenças é o controle do cursor. Em aplicativos para dispositivos móveis, a edição permite o manuseio através do toque direto, enquanto no PC é preciso utilizar o mouse ou atalhos do teclado.

Por isso, editores que aprenderam a montar seus vídeos pelo celular podem ter dificuldade, em um primeiro momento, com a mudança de ferramentas.

É claro, isto não é uma regra, e muitos usuários podem estar acostumados a utilizar ambos os dispositivos, como notebooks 2 em 1 ou mesas de edição, por exemplo.

Como editar vídeos no PC: experiência pode ser bem diferente de editar no celular (Fonte: Sutipond Somnam / Shutterstock)
Como editar vídeos no PC: experiência pode ser bem diferente de editar no celular (Fonte: Sutipond Somnam / Shutterstock)

Além disso, o número de recursos disponíveis em programas para PC pode ser superior a aplicativos, oferecendo mais possibilidades de edição, mas também trazendo uma interface com comandos mais complexos.

Em resumo, mexer em vídeos pelo celular pode ser mais simples e direto, enquanto aprender como editar vídeos no PC pode ser um processo mais demorado, mas que certamente trará resultados surpreendentes.

Por que aprender como editar vídeos no PC?

Como editar vídeos no PC: programas simples ou avançados podem gerar efeitos bem bacanas na hora de montar uma nova peça audiovisual (Fonte: recklessstudios / Shutterstock)
Como editar vídeos no PC: programas simples ou avançados podem gerar efeitos bem bacanas na hora de montar uma nova peça audiovisual (Fonte: recklessstudios / Shutterstock)

De forma geral, um computador proporciona diversas ferramentas práticas e úteis para editores, além dos recursos dos próprios softwares.

Assim, os usuários poderão ter uma maior liberdade e mais opções de edição na hora de montar seus conteúdos visuais.

Além disso, muitas pessoas trabalham utilizando PC ou notebook, de modo que aprender como editar vídeos no PC pode facilitar ainda mais as suas atividades, sem necessidade de utilizar dispositivos diferentes durante o processo.

Seja qual for a finalidade, aprender a editar materiais no computador pode ser uma habilidade útil, e é possível começar com programas gratuitos e simples de mexer.

Softwares para começar a aprender como editar vídeos no PC

Atualmente, existem diversos programas para edição de vídeos no computador disponíveis na internet. Por isso, é importante conhecer cada opção e as ferramentas que oferecem para iniciantes.

No entanto, uma grande vantagem é que não é necessário ter um PC profissional para começar a trabalhar com conteúdos visuais.

Desde que tenha as configurações básicas de imagem e vídeo, mesmo os notebooks mais simples poderão rodar estes softwares de forma satisfatória.

Agora, conheça alguns dos principais programas para aprender como editar vídeos no PC:

1. Movie Maker

Certamente, uma das alternativas mais populares é o Movie Maker. Este é o programa gratuito de edição da Microsoft, também conhecido como Windows Movie Maker.

Apesar de não possuir recursos muito profissionais, esse é um bom software para iniciantes. Ele realiza cortes, adição de frames e conta com efeitos para melhorar a qualidade do vídeo.

Por outro lado, uma de suas desvantagens é a falta de compatibilidade com todas as extensões, fazendo com que, em alguns casos, o usuário precise converter o material antes de editar.

No entanto, o programa atende bem às necessidades de pessoas que estão começando a editar no PC, além de ser acessível e simples de usar.

2. ShotCut

Outra opção gratuita bastante interessante é o ShotCut, um programa open source, ou seja, de código aberto. Isso significa que todos os seus recursos estão disponíveis sem precisar pagar nada.

Este software é mais avançado que o Movie Maker, com diversas ferramentas profissionais para implementar os seus vídeos. No entanto, a interface complexa pode assustar alguns iniciantes.

Por isso, o programa fornece seus próprios tutoriais, ensinando como utilizar cada recurso e prosseguir com processos simples, como cortar e exportar.

3. Sony Vegas

Por fim, o Sony Vegas é um dos softwares mais populares entre editores, disponível no mercado há vários anos e apresenta versões gratuitas (demo) e pagas.

Possui uma série de ferramentas e recursos avançados que podem ajudar a transformar cada projeto. Entretanto, também conta com uma interface mais complexa, podendo ser difícil de mexer no início.

Além disso, seu período de teste é de 30 dias, e a maior parte do catálogo deixa de ser acessível para usuários comuns.

Dessa forma, é uma opção considerável para quem quer se dedicar à edição profissional e procura softwares para testar técnicas de maior nível.

Vale a pena aprender como editar vídeos no PC?

Aprender como editar vídeos no PC pode ser um processo mais demorado, principalmente para usuários acostumados com outras plataformas.

No entanto, criar conteúdos pelo computador pode ser mais prático e fácil, por conta da estrutura e das ferramentas disponíveis, podendo economizar tempo e deixar o resultado mais profissional.

Por isso, vale a pena considerar alguns programas gratuitos e fáceis de mexer, e mesmo iniciantes poderão se acostumar com esses softwares e otimizar o trabalho.