Entenda antes de comprar em Notebook

Como rotear a internet do notebook

De maneira simples e prática qualquer usuário pode transformar o seu notebook em um "novo" roteador.

por Felipe Brito - Especialista em Tecnologia.

Bate um desespero quando a internet para de funcionar, o wi-fi não quer pegar e você não consegue acessar o site ou programa que gostaria, né? Parece uma tarefa difícil, mas rotear a internet do seu notebook ou computador é uma tarefa simples de se realizar.

Compare os preços de notebooks:

A maioria dos computadores permite compartilhar rede Wi-Fi sem ajuda de qualquer aparelho, basta fazer algumas configurações no próprio sistema. Mas, quem preferir, também pode adquirir um software que faz todo trabalho por você. Ou seja, em poucos passos, diversos dispositivos podem ter acesso à sua rede e você terá transformado o seu aparelho e um "novo" roteador.

 

Leia também: Como rotear a internet no celular?

Como rotear internet do notebook sem instalar nada no Windows

Antes de tudo é preciso ativar a placa de rede do computador. Vale ressaltar que o passo a passo a seguir pode ser feito nos computadores e notebook a partir do Windows 8. E, antes de rotear, de fato, a internet, é preciso verificar a sua placa de rede sem fio. Para isso, abra o "Menu Iniciar" e digite o comando "cmd" (sem as aspas).

Em seguida, quando o "Prompt de comando" aparecer, clique nele com o botão direito e aperte em "Executar como administrador". Logo depois, na tela do Prompt de Comando, digite "netsh wlan show drivers" (sem as aspas) e aperte enter.

Nesse momento será preciso aguardar alguns minutos para que todos os dados sejam carregados. Depois, verifique se a "Rede hospedada compatível" aparece como presente. Caso não, ative a placa de rede sem fio, porque sem ela não é possível realizar este procedimento.

Para ativar a placa, abra o "Menu Iniciar" e vá na Central de Rede e Compartilhamento. Na tela seguinte, aperte na opção "Alterar as configurações do adaptador". Depois, clique com o botão direito na opção "Wi-Fi" e vá em "Ativar". Em seguida, a placa estará ativada.

Como compartilhar o Wi-Fi pelo Windows

Depois de conferir se a placa de rede sem fio está ativa, é possível compartilhar a rede com outros aparelhos. Vá no "Prompt de Comando" e adicione o comando "netsh wlan set hostednetwork ssid=COLOCARNOME key=COLOCARSENHA mode=allow" (sem as aspas). Mas antes, personalize essas informações, ou seja, no lugar de "colocarnome" escolha um nome para dar à sua rede e, no lugar de "colocarsenha", pensa em uma senha.

Lembre-se que a sua senha precisa ter entre 8 e 63 caracteres e só é permitido usar letras e números. Em seguida, depois de fazer essa configuração, digite "netsh wlan start hostednetwork" (sem as aspas) e aperte enter. Depois disso, a rede será reiniciada. Agora, abra o "Menu Iniciar" e vá na opção "Exibir conexões de rede".

Na janela seguinte, aperte com o botão direito do mouse encima da rede que acabou de criar e acesse o menu "Propriedades". Na tela que se abrir, vá na aba "Compartilhamento" e selecione a caixa "Permitir que outros usuários se conectem pela conexão deste computador à Internet".

Lembre-se de selecionar, no menu, a rede que será a base do acesso à internet. É ela que todos poderão se conectar. Para finalizar, clique em "Ok" e pronto. Agora você já irá ver a rede disponível em outros aparelhos e poderá fazer a conexão.

Como rotear internet do notebook sem instalar nada no Mac

Parece algo impossível, mas rotear a internet do notebook sem instalar nada é bem simples com o Mac. Basta clicar no menu Apple e selecionar a opção "Preferências do Sistema". Em seguida, vá até "Compartilhamento" e clique em "Compartilhamento de internet". Na tela que se abrir, é preciso mudar a criptografia para WEP, digitar uma senha e alterar o nome da rede.

Para finalizar, clique em "Compartilhamento de Internet" para selecionar essa opção e, depois disso, será possível acessar a internet em outros dispositivos.

Como rotear internet do notebook sem instalar nada no Ubuntu

Já no Ubuntu, tudo é ainda mais simples. Basta ir em "Sistema", clicar em "Preferências" e selecionar "Conexões de Rede". Na tele seguinte, irá aparecer a aba de rede sem fio e será preciso selecionar o item "Adicionar".

Em seguida, irá aparece a tela de configuração de um SSID e, assim como nos outros sistemas, é necessário colocar o nome de uma rede e definir uma senha.

Como rotear internet do notebook com o Virtual Router

O Virtual Router é um software que configura hotspot de código aberto. Esse programa é leve e sua interface é bastante simples. Mas, para começar a usá-lo é preciso preencher algumas informações. O programa permite que o usuário se conecte a uma rede Wi-Fi existente e, com o roteador virtual, ele se transforma em um host de uma nova conexão.

Para utilizá-lo, basta colocar o nome que desejar no SSDI e adicionar uma senha, assim como em todos os sistemas operacionais. Para finalizar, é preciso marcar a opçao "Shared Connection" para "Wi-Fi" e clicar em "Start Virtual Router". Em seguida, a rede já estará sendo compartilhada.

Como rotear internet do notebook via cabo

Também é possível transmitir conexões de outras formas, como: compartilhar a conexão via Bluetooth PAN ou um cabo Ethernet (conectado ao PC). Para realizar essa opção, vá na "Central de Rede e Compartilhamento" e clique na conexão que você está no momento.

Em seguida, será preciso acessar o painel "Status de Wi-Fi" e clicar em "Propriedade". Na opção de "Compartilhamento", marque as caixas da janela que deseja para que computadores conectados à sua rede ganhem o acesso. Quando finalizar esse passo a passo, realize o compartilhamento.

 

Leia também: Descubra qual o notebook para internet e redes sociais

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em notebook