Dell Inspiron 3583 com Intel Core i5 é bom? Veja análise do notebook

Confira os pontos positivos e negativos do notebook Dell com processador Intel de 8ª geração, 8 GB de RAM, SSD de 256GB e tecnologias Dell Cinema

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Compartilhe:

Se você está em busca de um novo notebook e quer saber se o Dell Inspiron 3583 com o processador Core i5 é bom, veio ao lugar certo! Além do chip Intel de oitava geração, ele conta com 8GB de RAM e HD de 1TB, uma configuração que certamente garante um desempenho para agradar qualquer usuário intermediário.

Você quer um notebook para ver séries e filmes? Um ponto positivo do Dell Inspiron 3583 é a presença das tecnologias Dell Cinema: CinemaColor, CinemaStream e CinemaSound. Elas otimizam o funcionamento do laptop para melhorar a experiência de consumo de conteúdo audiovisual.

A linha Dell Inspiron tem ainda outras vantagens e desvantagens. Nós aqui do Zoom analisamos a ficha técnica e vamos trazer tudo em detalhe para você!

O Dell Inspiron 3583 se destaca pelo bom desempenho e pelas tecnologias Dell Cinema (Divulgação/Dell)
O Dell Inspiron 3583 se destaca pelo bom desempenho e pelas tecnologias Dell Cinema (Divulgação/Dell)

Ficha Técnica

  • Tamanho da tela: 15,6", antirreflexo e retroiluminação por LED
  • Resolução da tela: HD (1366 x 768 pixels)
  • Processador: Intel Core i5-8265U (cache de 6MB, quad-core, oitava geração)
  • Velocidade do processador: 1.6GHz até 3.9GHz
  • Memória RAM: 8GB (1x8GB), DDR4, 2400MHz; Expansível até 16GB (1 slot soDIMM, sem slot livre)
  • Armazenamento: HD de 1TB (5400 RPM) SATA 2,5"
  • Placa de vídeo: Integrada Intel UHD Graphics 620
  • Bateria: Bateria integrada de 3 células e 42WH
  • Portas USB: 1x USB 2.0, 2x USB 3.1 Gen 1
  • Portas de vídeo: 1x HDMI 1.4b
  • Portas de rede: RJ45
  • Portas de áudio: 1 conector combinado de fone de ouvido/microfone
  • Entrada para cartão SD: Leitor de cartão de mídia SD
  • Conexões sem fio: WiFi e Bluetooth
  • Teclado retroiluminado: não
  • Tela sensível ao toque: não
  • Dimensões (LxPxA): 38 x 25,8 x 1,9cm
  • Peso: 2,03kg
  • Sistema operacional: Windows 10 Home

Design e construção

Processador de oitava geração, 8GB de RAM e HD de 1TB garantem excelente desempenho (Divulgação/Dell)
Processador de oitava geração, 8GB de RAM e HD de 1TB garantem excelente desempenho (Divulgação/Dell)

O Dell Inspiron 3583 com o processador Core i5 em a sua caixa em policarbonato e pode ser encontrado nas cores preta e prata. Suas dimensões são de 38 x 25,8 x 1,9cm (largura, profundidade, altura) e o peso é de 2,03kg. Isso significa que ele cabe tranquilamente em uma mochila para ser levado para o trabalho ou os estudos.

Um detalhe legal é que, segundo a Dell, a linha Inspiron passa por milhares de testes para assegurar a durabilidade. Por exemplo, o botão liga/desliga passa por testes com 40.000 pressionamentos e as teclas dos teclados são submetidas a 5 milhões de cliques.

O acabamento interno é em preto, tudo bem bonito e moderno para quem faz questão de ter alta tecnologia com muito estilo.

Tela

A tela é de 15,6 polegadas e tem resolução HD (1366 x 768 pixels). Poderia até ter resolução Full HD para melhorar a experiência com os vídeos, mas isso certamente iria encarecer o modelo.

De qualquer forma, trata-se de uma boa tela, com tratamento antirreflexo e retroiluminação por LED, que não deixa a desejar para os trabalhos do dia a dia no escritório, na sala de aula e vai bem na hora de navegar em busca de lazer.

O acabamento interno é em preto, tudo bem bonito e moderno (Divulgação/Dell)
O acabamento interno é em preto, tudo bem bonito e moderno (Divulgação/Dell)

Desempenho

O processador do Dell Inspiron 3583 é o Intel Core i5-8265U, um quad-core de oitava geração com cache de 6MB. O clock é de 1.6GHz e vai até 3.9GHz quando necessário.

O armazenamento é em HD de um 1 TB. Um SSD, tecnologia alternativa ao HD que tem maior velocidade, pode deixar o desempenho ainda melhor.

Na prática, o processador Intel Core i5 garante um desempenho muito bom para as tarefas do dia a dia, como navegação na internet e programas do Pacote Office como o Word, o Excel e o Power Point. Ele também é suficiente para rodar alguns jogos.

A placa de vídeo é a UHD Graphics 620 integrada, também da Intel, que apresenta um rendimento muito bom para o dia a dia, mas tem limitações. Afinal, ela não tem memória dedicada, e sim compartilhada.

Portanto, se o usuário trabalha com edição de vídeos, programas 3D ou quer rodar games mais pesados, é melhor procurar uma outra opção.

Tecnologias Dell Cinema melhoram o desempenho na hora de curtir filmes e séries no notebook (Divulgação/Dell)
Tecnologias Dell Cinema melhoram o desempenho na hora de curtir filmes e séries no notebook (Divulgação/Dell)

Bateria

A bateria é sem dúvida mais um ponto alto do Dell Inspiron 3583. São três células integradas com capacidade de até 42Wh. Segundo relatos de usuários, a autonomia é de cerca de quatro horas e meia longe das tomadas em uso normal.

Outro ponto importante: os notebooks Dell usam somente componentes com o padrão de qualidade dos OEMs (Original Equipment Manufacturer, ou “Fabricante Original do Equipamento”), o que garante baterias sustentáveis e com um preço mais em conta.

Custo-benefício

Bom, você já viu que o Dell Inspiron 3583 com o processador Core i5 tem ótimos recursos. Claro que a tecnologia eleva um pouco o preço, que chegou a aproximadamente R$ 3.400 na última Black Friday.

Confira o produto aqui no Zoom e, se você quiser economizar, pode criar um alerta de preço. Navegue e economize!

Considerações finais

O Dell Inspiron 3583 com o processador Core i5 é sem dúvida um bom notebook para o uso diário. Possui excelentes recursos, design moderno, ótima portabilidade e uma bateria que confere boa autonomia.

Os pontos negativos ficam na tela HD (que poderia ser Full HD para melhorar ainda mais a experiência com vídeos), na ausência de um SSD e no preço, um pouco salgado em relação a alguns concorrentes com o processador Intel Core i5.

Apesar desses pontos, é um notebook que tem tudo para agradar ao usuário médio. Vai bem na sala de aula, no escritório e as tecnologias Dell Cinema o tornam bem agradável para o lazer.

Leia Também: