Home Office e Coronavírus: como manter um bom ambiente de trabalho durante a quarentena

Veja algumas dicas para se adaptar à essa nova realidade.

Home Office e Coronavírus: como manter um bom ambiente de trabalho durante a quarentena
Felipe BritoEditor(a)

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Home office não é uma novidade na vida de muita gente mas, nos dias atuais, essa se tornou a realidade forçada para milhares de pessoas ao redor do mundo. O surto do novo coronavírus levou muitas empresas a fecharem temporariamente as portas de seus escritórios e, quem pode, agora tem que adaptar sua rotina.

A quarentena não vai durar para sempre, mas enquanto a gente precisar ficar em casa para controlar a disseminação do COVID-19, algumas práticas podem ajudar a deixar essa nova rotina mais leve e produtiva. Confira algumas dicas que a equipe do Zoom (que também está cumprindo essa quarentena!) separou para você melhorar o seu home office.

Dica #1: Ambiente — Delimite um espaço que possa ser só seu enquanto você trabalha

Home office

Há quem tenha espaço em casa para montar um escritório completo, mas se você não tiver, é possível improvisar um cantinho durante essa temporada — dá até pra fazer home office no quarto. O importante é encontrar um lugar na casa que você possa usar como “escritório” durante a sua jornada de trabalho. Para muita gente essa rotina não foi planejada, por isso, a prioridade na adaptação é ter um lugar para o seu material e conseguir cumprir as tarefas sem interrupções ou distrações excessivas.

+Leia também: Como limpar notebook, mouse e teclado para evitar contágio por coronavírus

Investir em uma boa escrivaninha, uma boa cadeira de escritório, um suporte para o seu notebook, e uma boa iluminação é o cenário ideal, principalmente para longo prazo, uma vez que esses itens auxiliam você a manter a postura durante as horas de trabalho e evita possíveis dores na coluna e outros problemas de saúde. Mas, caso essa não seja uma opção imediata, vale improvisar com o que você já tiver disponível em casa. Usar a mesa de jantar, a mesinha de centro da sala, ou uma bandeja, podem ser alternativas rápidas, mas nesses casos vale ter ainda mais atenção com a questão da postura e rotina.

Dica #2: Rotina — Organizar o seu dia pode ajudar muito na sua produtividade

Home office

Trabalhar de casa traz alguns desafios peculiares. Em tempos de internet é comum (embora não muito saudável) ficarmos conectados com colegas e atividades de trabalho mesmo durante os horários que deveriam ser reservados para nossa vida pessoal. Isso fica ainda mais acentuado quando se faz home office. Por isso muitos especialistas atentam para a criação de uma rotina bem organizada.

Durante esse período conturbado da quarentena forçada dividia seu dia entre: trabalho, tarefas do lar, lazer e saúde; e encontre a rotina que funciona para você. A dica é buscar e aproveitar aplicativos de produtividade para te ajudar a organizar sua rotina de home office.

+Leia também: Trabalhando de casa? Veja 7 apps do Google para ficar conectado

Pequenas pausas ao longo do dia para se alongar e dar um descanso aos olhos são muito incentivadas por especialistas, então lembre-se de planejar esses intervalos ao longo do dia. Vale investir em bolas de mão anti-estresse e até em massageadores elétricos, que aliviam a tensão nos pontos certos.

Por último, nossa dica final para melhorar sua rotina de home office é: se arrume. Podemos ficar tentados a passar o dia inteiro de pijama em casa, mas diversos estudos mostram que uma simples troca de roupa para trabalhar em casa pode fazer uma diferença imensa na sua produtividade.

Dica #3: Diálogo — Conversar e alinhar os planejamentos é a chave para evitar desentendimentos

Home office

O mundo está enfrentando um período conturbado e é natural que estejamos confusos e com a atenção dividida entre acompanhar as notícias sobre o coronavírus e nossa vida cotidiana. Por isso é importante manter uma linha de diálogo sempre aberta com todas as pessoas envolvidas com o seu home office nesse momento, inclusive quem mora com você.

Com sua equipe de trabalho, é importante alinhar o planejamento dos projetos. Para isso você pode aproveitar ferramentas que tem a opção de uso gratuito ou que estão sendo liberadas nesse momento. Trello (para se organizar em equipe) [Android | iOS], GoogleCloud] (para videoconferências) e MicrosoftTeams (plataforma unificada de comunicação) [Android | iOS] são ferramentas que podem ajudar no período de trabalho durante a quarentena.

Dica #4: Cuide de si mesmo — O estresse pode afetar o nosso sistema imunológico

Quarentena

Para evitar cair no ciclo nocivo de trabalhar da hora que se acorda até a hora de ir dormir é muito importante saber ouvir seu corpo. Exercite-se dentro do possível, alongue-se, coma bem, hidrate-se, cuide da sua casa, durma bem, e tire momentos para o lazer. Procure se engajar em uma atividade que te ajude a relaxar, afinal há comprovação científica de que altos níveis de estresse baixam a nossa imunidade, o que pode nos deixar mais vulneráveis para o coronavírus.

A boa notícia é que a internet vai ser sua maior aliada durante a quarentena. Tem muito serviço sendo disponibilizado gratuitamente para você se aventurar nessa fase, por isso separamos algumas dicas por área:

TV por Assinatura e Internet:

Cultura

Educação

  • Amazon: livros gratuitos grátis para baixar e ler em qualquer dispositivo [Android | iOS]
  • Udemy: 40 cursos gratuitos da área de programação e tecnologia [Android | iOS]
  • Harvard: 100 cursos online e gratuitos de 14 áreas

Saúde

  • Nike Training Club: treinos e exercícios fitness [Android | iOS]
  • Fit Dance: progama de aulas de dança no YouTube

Leia também: