Inscrições ProUni 2021: veja o prazo e saiba como se inscrever

Julho será o mês onde abrirão as inscrições ProUni 2021 para o segundo semestre

Filipe SallesRedator

Publicado e atualizado 7 min. de leitura.

Compartilhe:

Um dos programas sociais voltados à inclusão de jovens na universidade, as inscrições do ProUni são bastante aguardadas. Neste ano, o Ministério da Educação divulgou as datas prévias para o ProUni. Ainda que não sejam as datas oficiais, já que os editais que confirmam essa informação ainda não foram liberados, essas datas já dão boa ideia e permitem que os candidatos a uma universidade comecem a se preparar.

O que é o ProUni?

Sigla para Programa Universidade para Todos, o ProUni foi criado em 2004 com o objetivo de conceder bolsas de estudos integrais ou parciais para cursos de graduação ou formação específica em universidades privadas. As inscrições ProUni são realizadas duas vezes por ano, sendo essa a segunda vez que vagas são abertas.

O segundo semestre terá uma nova rodada para inscrições ProUni 2021 (Fonte: Divulgação/MEC)
O segundo semestre terá uma nova rodada para inscrições ProUni 2021 (Fonte: Divulgação/MEC)

Como funciona o ProUni?

O Programa Universidade para Todos funciona por meio de um processo seletivo. Nele, os candidatos que farão suas inscrições no ProUni devem cumprir uma série de requisitos. Para as bolsas integrais, por exemplo, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Ou seja, caso você more em uma casa com duas pessoas e ambas ganharem até um salário mínimo e meio, é possível se candidatar a uma bolsa integral.

Já aqueles que possuem renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa podem se candidatar para as bolsas parciais. Essas bolsas são de 50%, custeando metade do valor da mensalidade em universidade privada. O ProUni também só está disponível para aqueles que ainda não tem um diploma de graduação.

Além da renda familiar bruta mensal, você pode fazer inscrição no ProUni caso tenha cursado o ensino médio completo em escolas da rede pública. Se você cursou o ensino médio em escola privada, você pode participar das inscrições ProUni 2021 caso tenha sido bolsista integral durante todo o período.

Você também tem como se inscrever no ProUni 2021 caso tenha feito o ensino médio parcialmente em escola pública e privada, mas apenas se tiver sido bolsista integral do colégio privado. Alternativamente, você pode se inscrever no ProUni se for pessoa com deficiência ou professor da rede pública de ensino básico.

Na última modalidade, você pode concorrer apenas em bolsas de estudo para cursos de licenciatura. Por outro lado, não é necessário cumprir nenhum requisito de renda, como os mostrados anteriormente.

Como são escolhidos os bolsistas após as inscrições do ProUni?

As inscrições ProUni 2021 vão considerar a nota do Enem ao definir a lista dos candidatos que receberão as bolsas de estudos (Fonte: Shutterstock/LStockStudio)
As inscrições ProUni 2021 vão considerar a nota do Enem ao definir a lista dos candidatos que receberão as bolsas de estudos (Fonte: Shutterstock/LStockStudio)

Diferente de um vestibular, não é necessário fazer qualquer prova específica para o ProUni. Assim como outros programas educacionais para o ingresso em curso superior, a sua nota no Enem é quem vai determinar sua prioridade na hora de receber a bolsa estudantil.

Para isso, é necessário ter tirado a nota mínima de 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio, além de não ter zerado a redação.

Quando abrem as inscrições do ProUni 2021?

Se você está atrás de uma vaga para começar seu ensino superior no segundo semestre desse ano e se pergunta quando começa as inscrições do ProUni, ainda não há uma resposta definitiva do MEC para isso. No entanto, o ministério já divulgou as datas antes mesmo da saída dos editais oficiais, então é provável que essas datas sejam cumpridas.

De acordo com o G1, as inscrições ProUni 2021 para o segundo semestre do estarão abertas a partir do dia 13 de julho, ficando abertas até o dia 16 de julho. A primeira chamada, ou seja, os primeiros aprovados para receber bolsas de estudo pelo programa, será no dia 20 de julho.

Os selecionados nesse estágio terão desde o momento da divulgação até o dia 28 de julho para enviar documentação que comprove as informações inseridas no momento da inscrição. Em 3 de agosto acontece a segunda chamada, onde novos bolsistas serão convocados para comprovar as informações de suas inscrições no ProUni 2021 até o dia 11 de agosto.

Por fim, aqueles que não conseguiram entrar na primeira ou segunda chamada podem fazer novas inscrições no ProUni, mas para a lista de espera. Essa inscrição pode ser feita nos dias 17 e 18 de agosto. A partir daí, uma nova rodada de divulgação acontece em 20 de agosto, onde os selecionados terão dos dias 23 a 27 de agosto para comprovar suas informações.

Melhores notebooks para estudar e garantir sua vaga no ProUni do ano que vem

As inscrições ProUni 2021 consideram as notas de edições passadas do Enem, como a de 2020. Ou seja, se você não fez a prova nos últimos anos, não conseguirá participar das inscrições ProUni 2021. Pretende estudar para o próximo Enem e quem sabe conseguir uma bolsa integral ou parcial em universidade privada?

Então te convidamos a conferir nossa seleção com os melhores notebooks para estudar logo a seguir!

Acer Chromebook C733-C607

Um dos modelos mais simples de notebooks, ele é ideal para quem não tem como pagar por modelos caros. Apesar das configurações modestas, o Acer Chromebook C733-C607 permitirá que acompanhe videoaulas e use editores de texto ou planilhas online para fazer exercícios.

Por outro lado, não dá para fazer muito mais com o que ele tem a oferecer, como jogos ou até mesmo filmes e séries em Full HD, a não ser que o conecte à sua TV.

Positivo Motion Plus Q464B

Esse modelo da Positivo segue o mesmo padrão do Chromebook da Acer que mostramos anteriormente. Por outro lado, ele traz um pouco mais de armazenamento, mesmo que ainda seja pouco.

Isso acontece por conta do cartão eMMC, que é bem menos robusto que um HD convencional, mas também é mais rápido. Suas configurações, ainda que modestas, também te permitirão executar as mesmas atividades que mostramos acima.

Samsung Flash F30

Entre os modelos chamados Chromebook, o Samsung Flash F30 se destaca por ser um dos poucos a trazer uma tela Full HD. Ou seja, além de permitir que assista a videoaulas, poderá ver suas filmes e séries nos momentos de pausa e diversão sem precisar conectá-lo a uma TV.

De resto, o F30 da Samsung possui especificações e utilidades bem parecidas aos modelos anteriores. Vale lembrar que esses não são os únicos tipos de notebooks dessa linha e, se quiser conhecer mais modelos, não deixe de conferir nossa lista com os melhores Chromebooks em 2021.

Acer Aspire 3 (A315-56-36Z1)

Se você pode investir mais um pouco em um notebook, talvez o melhor seja migrar para os notebooks econômicos, mas que não são Chromebooks. Esse modelo da Acer cumpre bem esse papel, trocando o cartão eMMC para um HD de 1TB, permitindo excelente capacidade de armazenamento, mesmo que isso torne o notebook um pouco mais lento.

Ele traz processador i3 de 10ª geração, mais rápido que os Celeron e Atom dos notebooks anteriores, mas mantém os 4GB de memória RAM. Essa quantidade permite abrir um bom número de abas no navegador, mas sem exageros.

Lenovo Ideapad S145 (82DJ0002BR)

Esse modelo do Lenovo Ideapad S145 traz processador básico, 4GB de memória RAM e um HD de 1TB, que é mais lento, mas te permite armazenar arquivos para acessar mesmo quando estiver desconectado da internet.

Com tela de 15,6 polegadas, maior que a dos Chromebooks mostrados até aqui, poderá acompanhar melhor as aulas, mesmo que ele ainda seja resolução HD, menos indicado para filmes e séries. Além disso, esse notebook da Lenovo facilita a vida de quem precisa estudar ciências exatas, já que o teclado numérico te permite ser mais produtivo nos exercícios que envolvem matemática.

Samsung Book E30

O Samsung Book E30 é um dos melhores na categoria de notes econômicos, portando um HD de 1TB que possibilita guardar suas videoaulas para assistir offline e rivalizando com o modelo anterior.

Além disso, você pode melhorar sua memória RAM ou até instalar um SSD sem perder a garantia do computador. Ou seja, ele tem um preço bom e é fácil de atualizar. A tela Full HD também garante boa qualidade de vídeo nas aulas ou a possibilidade de assistir aos seus filmes e séries favoritos com boa qualidade de imagem.

Dica: quer saber mais sobre o Samsung Book E30 e como ele pode te ajudar para garantir boa nota no ENEM e ser selecionado em suas inscrições no ProUni e outros programas voltados aos estudos? Então você pode dar uma olhada nesse review completo e minucioso que fizemos do Samsung Book E30.

Lenovo Ideapad S145 (82DJ0003BR)

Seguindo a mesma linha de investimento mais alto, esse modelo do Lenovo Ideapad S145 pode ser um pouco mais custoso de adquirir, considerando que há uma opção mais barata, mas é difícil que ele te dê problemas de performance. Por conta do seu processador i5 de 10ª geração, memória RAM de 8GB e SSD, você ligará o seu computador em poucos instantes e já poderá começar a estudar.

Além disso, ele permite que use alguns programas mais pesados, como alguns editores de imagens ou vídeo. Ou seja, além de figurar na nossa lista e te ajudar a garantir vaga nas próximas inscrições do ProUni, pode também usá-lo para trabalhar. Inclusive, aproveite a oportunidade e explore um pouco nossas opções de notebooks para trabalho.

Dica: quer se aprofundar e saber mais sobre esse modelo da Lenovo? Então saiba que fizemos um teste completo durante 5 dias dele e mostramos tudo o que ele pode fazer em um review completo do Lenovo Ideapad S145 82DJ0003BR.

Para conhecer mais modelos indicados para estudos, nós temos uma seleção específica que podem te ajudar a estudar melhor. Sendo assim, se você não viu um modelo que esteja dentro do que você pode pagar ou quer performance melhor do que os que mostramos aqui, te convidamos a olhar nossa lista completa de notebooks para estudar!

Conheça mais alguns modelos de notebooks e tablets para estudar: