Lenovo Legion Y540 é bom? Analisamos o notebook gamer com RTX 2060

Notebook gamer de alta performance exibe gráficos de alta qualidade e tem suporte à tecnologia Ray Tracing, da Nvidia.

Lenovo Legion Y540 é bom? Analisamos o notebook gamer com RTX 2060
Felipe BritoEditor(a)

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

O Lenovo Legion Y540 é um notebook gamer de alto desempenho para jogos. O modelo conta com a placa de vídeo dedicada RTX 2060 que conta com muito poder gráfico e arquitetura semelhante à versão de desktops. O processador Intel Core i7 de nona geração proporciona um rendimento otimizado em games como Final Fantasy XV, Far Cry 5 e Shadow of the Tomb Raider.

O tamanho menor do notebook traz mais discrição e facilita o transporte sem perder a elegância do modelo. O sistema de resfriamento e processamento do Lenovo Legion Y540 consegue potencializar tarefas pesadas. Contudo, o preço elevado do equipamento pode assustar muitos compradores. Na análise a seguir, veja se vale a pena comprar o laptop.

Leia também: Os Melhores Notebooks para Comprar em 2020

Design do Lenovo Legion Y540

A carcaça do Lenovo Legion Y540 é simples, não existem cores nos detalhes ou iluminação decorativa na traseira. O acabamento dele tem uma estrutura mais fina que os concorrentes. Na tampa, você perceberá linhas de relevo que dão um toque minimalista sem tirar a modernidade. A cor preta combina com a discrição que o aparelho tem em sua forma.

A traseira desse notebook apresenta um ressalto e uma área vazada estrategicamente posicionada para potencializar a refrigeração. As entradas e conexões ficam atrás, o que torna mais fácil a organização de cabos e remove o típico amontoado de fios da lateral.

Parte traseira do Lenovo Legion Y540 tem formato que melhora sistema de resfriamento (Foto: Divulgação/Lenovo)
Parte traseira do Lenovo Legion Y540 tem formato que melhora sistema de resfriamento (Foto: Divulgação/Lenovo)

Tela do Lenovo Legion Y540

A tela antirreflexo tem 15,6 polegadas e resolução Full HD (1920 x 1080 pixels) com tecnologia IPS, que aumenta o ângulo de visão. As bordas mais finas deixam o estilo do notebook ainda mais sofisticado. A visibilidade tem uma qualidade excelente devido aos mais de 2 milhões de pixels em Full HD. O ângulo de visão da tela passa a ter uma amplitude maior, o que traz mais qualidade para jogadores e profissionais de diferentes áreas.

Contudo, o display alcança frequência máxima de 60Hz, o que pode ser um ponto negativo, considerando que um dos concorrentes direto, o Samsung Odyssey 2, já apresenta tela de 144Hz que ajuda bastante em jogos mais competitivos.

Desempenho do Lenovo Legion Y540

O processador é o Intel Core i7 da nova geração com 12 MB de cache. A memória RAM é de 16 GB DDR4 de 2666 MHz. O suporte a overclock permite que os entusiastas de melhoramentos aumentem ainda mais a performance da máquina. Essas configurações do modelo trazem uma capacidade excelente para games atuais, modelagem em 3D e edição de vídeos.

O rendimento do jogo com a placa de vídeo NVIDIA RTX 2060 apresenta um desempenho que está entre um dos melhores do mercado de notebooks para games. A boa capacidade para jogos se deve principalmente pelos grandes ajustes de frequência de hardware e temperatura.

Armazenamento do Lenovo Legion Y540

O armazenamento é duplo. Há um SSD de 128 GB PCIe e um HD de 1TB (5400rpm). É possível trocar o HD para um SSD do tipo 2.5 polegadas para aumentar a capacidade do notebook. As configurações de unidade dupla estão disponíveis (HDD + SSD).

Teclado do Lenovo Legion Y540 é retroiluminado em LED branco. (Foto: Divulgação/Lenovo)
Teclado do Lenovo Legion Y540 é retroiluminado em LED branco. (Foto: Divulgação/Lenovo)

Bateria do Lenovo Legion Y540

A bateria tem três células com 57 Wh e conta com um Slot Kensington Lock para garantir a segurança. Em tarefas simples, a duração da bateria chega a 3 horas. Para uso mais pesado, recomenda-se conectar o notebook à tomada. O sistema de resfriamento, chamado de Legion Coldfront, consegue deixar a dissipação do calor mais eficiente, o que impedirá um desgaste constante da bateria, pois existem quatro condutas térmicas para melhorar o fluxo de ar.

Recursos extras do Lenovo Legion Y540

O teclado é retroiluminado em LED da cor branca, o que facilita a digitação em lugares com baixa luminosidade. O teclado númerico deixa ainda mais ágil a digitação em planilhas, por exemplo. O touchpad tem o Windows Precision para o uso de gestos que deixam mais prático o uso do cursor e demais movimentos.

É possível ter um controle maior de funcionalidades do aparelho com o uso do programa Lenovo Vantage. Você terá mais tempo de jogo porque poderá configurar opções de energia precisas. Além disso, o sistema de áudio tem a tecnologia Dolby Atmos, responsável por proporcionar uma sobreposição Sound Radar e um tipo de som Surrond.

Conclusão

Se você quer um desempenho que supera expectativas em relação à configuração, esse notebook é ideal. A boa experiência em jogos valerá o investimento para games que exigem mais da capacidade de armazenamento. A visualização dos gráficos é outro ganho considerável do modelo. O preço do Lenovo Legion Y540 é alto e pode ultrapassar os R$ 8 mil dependendo da época do ano. Vale a pena esperar por uma promoção para comprar.

Leia também: