O que é um Chromebook?

Saiba o que é um Chromebook qual é a diferença para notebook e se vale a pena

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Compartilhe:

O Google Chrome fez tanto sucesso que o Google pensou ainda mais longe. Ele desenvolveu o Chromebook, um notebook com um sistema operacional inteiro baseado no Google Chrome, o Chrome OS. O Chromebook funciona como uma alternativa ao notebook Windows. Assim como o navegador, ele é estável e rápido, mas com uma diferença de notebook para Chromebook: ele é todo voltado para a internet. A partir disso, começamos a entender melhor o que é um Chromebook.

O Zoom preparou um guia bem completo para te ajudar a entender melhor o que é Chromebook, qual é a diferença de notebook para Chromebook e se o Chromebook vale a pena. Leia nas linhas a seguir.

Se você procura um notebook, mas quer economizar na hora de comprar, pode olhar nossa lista de melhores notebooks baratos para comprar em 2021. Se preferir, também temos uma lista com boas opções de notebooks para trabalho.

Leia também: Melhores notebooks em 2021: 42 modelos para comprar no Brasil

Descubra o que é Chromebook (Foto: Shutterstock)
Descubra o que é Chromebook (Foto: Shutterstock)

O que é Chromebook?

Veja todos os detalhes sobre o que é Chromebook (Foto: Shutterstock)
Veja todos os detalhes sobre o que é Chromebook (Foto: Shutterstock)

Os Chromebooks são modelos leves, além de serem exemplos de notebooks finos, o que facilita a mobilidade. Mais uma vantagem desses modelos é que eles têm uma bateria que dura bastante e são inicializados em poucos segundos. O Chromebook tem acesso à rede Wi-Fi e custa menos do que muitos notebooks tradicionais. Pode custar até mesmo menos do que modelos de tablets que são top de linha.

É importante ressaltar que não há programas no Chromebook como no Windows. Os softwares do Chromebook são na verdade aplicativos de Web. Você clica em uma página especial do Google e os "instala" no computador. Mas eles só funcionam se você estiver conectado à Internet. Eles têm várias funcionalidades, como jogos, edição de fotos, edição de texto etc.

Um exemplo de uso: se quiser abrir um documento do Word, você pode plugar um pendrive e alterá-lo no Google Docs, um serviço online de edição de texto. Você o salva na própria Internet. Se quiser enviá-lo por e-mail, pode anexá-lo usando o Gmail, o e-mail do Google. Sendo assim, o Chromebook é ideal para quem usa o computador para coisas bem simples, como escrever textos e fazer alterações em tabelas, por exemplo.

Qual a diferença de notebook para Chromebook?

Confira quais são as diferenças de notebook para Chromebook (Foto: Shutterstock)
Confira quais são as diferenças de notebook para Chromebook (Foto: Shutterstock)

A diferença de notebook para Chromebook é que os Chromebooks não apresentam grande espaço de armazenamento. Você pode encontrar nessas máquinas uma menor capacidade de armazenamento no eMMC, que é um tipo de armazeamento intermediário entre HD e SSD. O eMMC dá uma maior velocidade ao Chromebook, porém, não como faria um SSD. Mas, ainda assim, o eMMC do Chromebook oferece agilidade e segurança no armazenamento.

Como o Chromebook é o notebook para quem está sempre online, outra grande diferença fica por conta do armazenamento em nuvem. A vantagem da computação em nuvem dos Chromebooks é que você pode acessar e guardar arquivos, além de editar seus documentos de qualquer computador em qualquer lugar do mundo, bastando apenas que você tenha acesso à Internet. E você pode proteger tudo com uma senha pessoal.

Chromebook vale a pena?

Veja se o Chromebook vale a pena (Foto:Shutterstock)
Veja se o Chromebook vale a pena (Foto:Shutterstock)

Como os Chromebooks são especificamente voltados para a internet sem fio, você precisa estar conectado o tempo todo para aproveitar esse tipo de notebook de maneira eficiente. E já que o Chromebook acaba dependendo da internet, isso se torna uma desvantagem, principalmente se você precisa carregar o notebook para diferentes lugares no dia a dia, e muitos desses lugares não contam com uma rede sem fio.

Por outro lado, o Chromebook vale a pena se você está sempre antenado às novas tecnologias e possui um smartphone ou tablet, por exemplo. Ele inicializa rapidamente e ainda é um notebook com bateria de longa duração. Com vários arquivos armazenados em nuvem e o uso de vários aplicativos na internet, a máquina não precisa de um processador tão potente, nem de grande capacidade de armazenamento. Essa configuração ajuda a bateria a ter uma duração maior.

Para quem está sempre online e acostumado com armazenamento em nuvem, o Chromebook vale a pena e pode ser uma boa escolha na hora de comprar o próximo notebook. É só ligar e entrar na Internet. Se você adora redes sociais, publica várias fotos, conversa com seus amigos e manda muitos e-mails no dia a dia, o Chromebook vai agradar.

Compare preços de Chromebooks no Zoom