Photoshop online: como usar sites de edição de fotos na web

Conheça algumas opções de "Photoshop" online grátis e saiba como usar o Pixlr no próprio navegador web

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Compartilhe:

Procurando uma ferramenta que possa substituir o Photoshop online para editar as suas fotos? O programa da Adobe é o software de edição de fotos mais usado por fotógrafos profissionais ou amadores. No entanto, ele não é um aplicativo gratuito e não é todo PC ou notebook que tem capacidade suficiente para que o programa funcione de forma adequada.

Por isso, muita gente busca alternativas na Internet que possam substituir o queridinho do pacote Adobe e servir de "Photoshop online". E há algumas boas opções que os usuários acessam direto do seu navegador web, sem fazer nenhum download e até editar suas fotos de forma gratuita e com ferramentas básicas de edição.

No entanto, por mais que um programa de edição de qualidade seja fundamental para obter bons resultados, não é só ele que vai determinar um bom trabalho de um editor. Além da ferramenta, é importante investir em equipamentos que vão atender as necessidades de um profissional ou de um amador que vá mexer com fotografia. Pensando nisso, o Zoom separou uma lista com os melhores notebooks para edição de fotos no Photoshop e as opções mais potentes para quem também vai editar vídeos no notebook.

Com bons equipamentos, boas ferramentas e bom conhecimento em edição, a chance de suas fotos ficarem ainda mais bonitas são maiores. Por isso, listamos agora algumas ferramentas de "Photoshop online" que são gratuitas.

Confira todos os detalhes sobre o Photoshop Online (Foto: Shutterstock)
Confira todos os detalhes sobre o Photoshop Online (Foto: Shutterstock)

Photoshop online grátis: conheça alternativas

É claro que os aplicativos de Photoshop online grátis não possuem todos os recursos oferecidos pelo Adobe Photoshop original. Caso você precise de recursos profissionais para edição de imagem, é recomendado que baixar e assinar o pacote Adobe. Mas se você busca realizar edições simples em imagens que não exijam retoques tão profundos, há algumas ferramentas na web que vão atender exatamente o que você precisa.

Neste texto, vamos focar na alternativa ao Photoshop mais popular entre os programas de edição online e gratuitos: o Pixlr Editor. Ele é uma ferramenta que tem layout semelhante ao Photoshop e traz alguns recursos simples que são encontrados no programa da Adobe que vão atender quem precisa de controles básicos de edição de foto.

Você pode editar fotos com o "Pixlr E" e criar designs gráficos com o "Pixlr X". A ferramenta é gratuita, mas há pacotes de assinatura mensal ou anual que vão oferecer mais recursos e não mostrar anúncios durante o uso. Na versão de Photoshop online grátis, há algumas limitações, mas uma edição básica pode ser feita em imagens e designs virtuais. Vamos te ensinar como usar o Pixlr ainda neste texto.

Além do Pixlr Editor, outra ferramenta online muito usada é o ToolPic, que pode ser acessada no próprio desktop e conta com algumas ferramentas básicas de edição. Há também o Photopea, que também é um aplicativo para uso simples e amador de edição de fotos.

Como usar o Pixlr, ferramenta de "Photoshop online" grátis

Como dissemos acima, vamos dar maior ênfase nesse texto para o Pixlr, a alternativa de "Photoshop online" mais popular por quem busca fazer edições básicas em imagens. E agora é a hora de você aprender como usar esse aplicativo direto do seu navegador e sem pagar nada. Confira o passo a passo:

Passo 1. Acesse o Pixlr no seu computador.

Passo 2. Escolha a opção Pixlr E para abrir a ferramenta de edição de fotos.

PHOTOSHOP_ONLINE_PIXLR
Entenda como usar o Pixlr (Foto: Reprodução)

Passo 3. Abra uma imagem salva no seu computador ou carregue uma URL de uma foto da internet.

photoshop_online_pixlr
Escolha uma imagem (Foto: Reprodução)

Passo 4. Ao carregar a imagem, o editor será aberto. O menu localizado no lado direito vai dar todas as opções de edição, como cortes, remoção de manchas e de olhos vermelhos, desenhar e escrever na imagem.

photoshop_online_pixlr
Use o menu na lateral (Foto: Shutterstock)

Para saber qual função cada ícone representa, basta passar o mouse por cima de cada um. Ele vai mostrar a função e o resumo dela. Na imagem abaixo, é possível conferir a ferramenta de desfoque e realce de nitidez.

photoshop_online_pixlr

Se você clicar em Camadas, irá ter recursos para duplicar camadas e fazer montagens e edições mais profundas nas imagens.

photoshop_online_pixlr

Se você quer ajustar brilho, contraste ou balanço de cor, abra os Ajustes.

photoshop_online_pixlr

Há também diversas opções de filtros para as imagens.

photoshop_online_pixlr

Agora você consegue usar o "Photoshop online" do Pixlr grátis e no seu navegador web. Mas para que você tenha mais facilidade e melhores resultados nas suas edições de fotos, as listas abaixo podem te ajudar com equipamentos que vão aumentar a sua performance em programas de edição de foto e vídeo.

Leia também