Zoom indica em Notebook

Qual notebook escolher: Sony Vaio VPC-F215FB ou HP Envy 17-1199BR?

Dois notes sofisticados e com alto poder de processamento.

por Felipe Brito - Especialista em Tecnologia.

Se você quer o melhor quando o assunto é notebook, duas marcas fortes são sempre lembradas: Sony e HP. E não são marcas em destaque à toa; elas oferecem produtos com altíssima tecnologia, um desempenho fabuloso, além do design que impressiona. Em contrapartida, são sempre uns dos mais caros.

Contudo, para poder de processamento em larga escala, gráficos incríveis e boa conectividade, você pode escolher entre o Sony Vaio VPC-F215FB/BI e o HP Envy 17-1199BR. Confira qual é a melhor indicação para você.

 

 

Sony Vaio VPC-F215FB/BI

HP Envy 17-1199BR

Design
Gráficos e Multimídia
Conectividade
Mobilidade

 

Design

Você já ouviu falar da tradição da marca Vaio? Todos os computadores da Sony recebem o selo de prestígio da marca. Os notebooks Sony são uma primazia em termos de desenho de produto, confiabilidade e inovação técnica. E o Sony Vaio VPC-F215FB, da série F, é uma prova incontestável da confiabilidade da Sony quando o assunto é computador. A cor predominante do conjunto é o preto. As linhas do note são retas e mais conservadoras. Mas o resultado final não deixa de ser muito elegante e pra lá de sofisticado.

O notebook da HP faz parte da linha Envy de notebooks da Hewlett Packard. Ele possui um design mais arrojado, é super fino e o material usado é mais leve e de alta qualidade. Assim como os demais notes da linha, o HP Envy 17 polegadas tem um acabamento elaborado: a cor do notebook é prata, mas a tampa possui detalhes gravados a laser, que formam padrões ornamentados bem bonitos. O visual final é mais que estiloso.

O HP Envy lembra muito o notebook Macbook Pro. Se você gosta do design dos notebooks da Apple, vai se encantar pelo HP Envy. Como os elementos do Envy são mais polidos e caprichados, ele sai na frente do Vaio F215.

Gráficos e multimídia

Ambos contam com uma tela grande de LCD iluminada por trás com tecnologia LED, o que garante mais brilho e cores mais vívidas. Também são Full HD, a mais alta resolução de imagem disponível no mercado. Para completar, conseguem reproduzir imagens 3D. Antes, essa tecnologia só estava disponível para televisões e Home Theaters, mas, agora, você pode ter uma experiência multimídia em qualquer lugar.

Com relação à tela, a diferença fica por conta do tamanho: 17 polegadas do HP Envy contra as 16 polegadas do Sony Vaio F215. Na prática, interfere um pouquinho na hora de assistir filmes em alta definição (Blu-Ray), por exemplo.

Infelizmente, quando o assunto é Blu-Ray, o HP Envy perde. Além de CD e DVD, ele até lê Blu-Ray, mas só com a ajuda de um leitor externo, o que diminui a mobilidade do notebook e adiciona mais um item para você carregar. Já o Vaio F215 lê nativamente estes formatos em um drive interno.

O HP 17-1199BR leva vantagem quando o assunto é áudio. Se você é fascinado por música, vai gostar de saber que ele conta com o sistema exclusivo de som Beats. Ele otimiza o áudio do notebook e aumenta a fidelidade musical. Conta inclusive com um subwoofer para os sons mais graves. É um dos notebooks com melhor reprodução de áudio do mercado. Já o VPC-F215 conta com uma placa de som fraquinha.

Em relação aos jogos, ambos são equivalentes. Eles contam com excelentes placas gráficas (1 GB de memória VRAM), um bom número de gigabytes na memória RAM (6GB), e os rapidíssimos processadores Intel Core i7. Estes elementos transformam-nos em notebooks para jogos, e sem que a máquina trave. Dá para jogar, sem soluços, os games mais modernos, incluindo jogos 3D.

Por fim, a experiência multimídia é melhor no Sony Vaio, já que ele conta com 750 GB de espaço para armazenar seus documentos, fotos, vídeos e música contra os 640 GB do HP Envy.

Conectividade

Tanto o notebook da Sony como o da HP conseguem acessar a Internet com e sem fios normalmente. Possuem Bluetooth para você transferir fotos e arquivos do celular para o note, por exemplo, e ainda por cima têm conexão HDMI para você mostrar o conteúdo do note em uma TV de alta definição.

A diferença entre os dois fica na capacidade de se conectarem com outros periféricos, ou seja, na presença e qualidade de suas portas de conexão. O Sony Vaio conta com 3 portas USB, sendo que duas delas têm padrão USB 3.0. Esse novo padrão, compatível com HDs externos mais modernos, por exemplo, possibilita taxas de transmissão de dados mais rápidas que o padrão anterior, o USB 2.0.

Dá para transferir um filme de alta definição do HD externo para o note em questão de segundos. O mesmo é válido para o eSata, um padrão de transmissão de dados mais rápido, normalmente ligado à placa-mãe, e usado para transferir dados de unidades de HD externo com muita velocidade.

Infelizmente, o Vaio série F não conta com uma. Por outro lado, há uma porta Firewire para você conectar sua filmadora digital. Já o HP Envy conta com 4 portas USB, o que lhe dá mais opções para conectar mouse, pen drives, impressoras, etc. Mas apenas uma delas é 3.0. Por outro lado, há uma conexão eSata.

Mobilidade

O note da Sony leva vantagem em mobilidade. Além de contar com o drive interno de Blu Ray/DVD e CD, ele pesa pouco mais que 3 quilos (200 gramas a menos do que o note da HP). E sua bateria dura mais: até 3 horas contra as 2 horas e 15 minutos do Envy 17 polegadas. Os notes desse tamanho consomem muita energia e é preciso recarregar a bateria com regularidade.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em notebook