Samsung Book X30 com tela aberta

Samsung Book X30: boa performance, mas podia ser muito melhor

Samsung Book X30 cumpre com o que um intermediário se propõe, mas não traz custo-benefício

Filipe SallesRedator

Publicado e atualizado 10 min. de leitura.

Compartilhe:

Com configurações que ficam na linha entre o básico e o intermediário, o Samsung Book X30 traz boa performance para tarefas do dia a dia. Por outro lado, é difícil de usá-lo em tarefas mais pesadas.

Ainda assim, de modo parecido aos notebook da linha Samsung Book — que é diferente da recém-lançada Galaxy Book —, os notes da marca são os únicos a possibilitar upgrade de forma fácil e rápida. Mas vale mencionar que apenas a memória RAM e o HD podem ser trocados ou instalados facilmente.

No geral, o notebook Samsung Book X30 vai te entregar o que você precisa, mas deixa a impressão de que poderia ser muito melhor sem aumentar muito o seu preço. Está querendo saber mais sobre esse notebook Samsung Book X30 Intel Core i5 de 8GB e 1TB? Vem comigo neste review completo!

Antes disso, dê uma olhada em como avaliamos notebooks e conheça os critérios que adotamos ao testar computadores portáteis intermediários.

Prós e contras do Samsung Book X30

Prós

A primeira coisa a se notar e elogiar em notebooks dessa linha é o seu design e construção. Entraremos em maiores detalhes à frente, mas, além de ter um visual elegante e simples, todas as ferramentas e portas são confortáveis e fáceis de usar.

A porta fácil que dá acesso a memória RAM e HD faz com que eu me arrisque a dizer que, mesmo que seja leigo, conseguirá fazer a troca de peças sem problemas. O trackpad e o teclado são confortáveis de usar e quem não é fã de mouses conseguirá usá-los sem problema ou falha.

Porém, o teclado que acompanha os notebooks Samsung como o Book X30 é mais compacto, mas com o objetivo de comportar o teclado numérico. Ou seja, ele se torna uma excelente opção para quem trabalha diariamente com números. Os apps Samsung Flow e Samsung Dex são um bônus para quem tem os smartphones mais recentes, como mostramos nessa lista de melhores celulares Samsung do ano.

Contras

Quando consideramos a existência da porta fácil e as especificações técnicas do Samsung X30, fica a impressão de que o notebook podia ser melhor e que a fabricante optou por peças piores justamente para forçar o upgrade. Um exemplo disso é o fato de o notebook Samsung X30 contar com HD de 1TB para armazenamento, mas a porta fácil ter slot para SSD.

Na minha opinião, era mais fácil que ele já viesse com um SSD de pelo menos 256GB, com a possibilidade de adicionar armazenamento depois, não o inverso. Se você conferir os preços de HD e os preços de SSD aqui, verá que o custo é praticamente o mesmo.

A tela em resolução HD acaba jogando contra aqui. Mesmo que notebooks intermediários como Acer Aspire 5 também usem esse tipo de tela, o ideal é que um computador do tipo exiba imagens ao menos em Full HD. Afinal de contas, em computadores com placa de vídeo integrada, os filmes e séries acabam sendo opções mais indicadas de diversão do que jogos. O uso da placa integrada também faz com que ele tenha custo-benefício ruim, já que o Samsung Book X40 está na mesma faixa de preço e traz placa dedicada.

O que vem na caixa

  • Notebook Samsung Book X30
  • Carregador
  • Folheto com guia rápido e informações de garantia

Ficha técnica do notebook Samsung Book X30

Design e construção

A linha Samsung Book possui o mesmo design simples e funcional
A linha Samsung Book possui o mesmo design simples e funcional

Se você já teve algum notebook da linha Samsung Book, não encontrará muitas diferenças aqui. Mas, se estamos falando em um design que funciona, por que fazer alterações sem um bom motivo, certo?

É o caso do Samsung Book X30, disponível na cor prata e com o logo da Samsung na tampa, sem nenhum tipo de detalhe adicional. Apesar de não poder ser categorizado como um notebook ultrafino, ele é leve e fino o suficiente para se encaixar bem em mochilas para notebook.

Trackpad e teclado

O teclado é grande e confortável, além do trackpad ser preciso e fácil de usar
O teclado é grande e confortável, além do trackpad ser preciso e fácil de usar

Com teclado grande e trackpad preciso, você conseguirá usar o notebook sem problemas. Ou seja, adicionar um teclado ou mouse ao conjunto pode até te trazer mais conforto, mas não é uma necessidade, como acontece neste modelo de notebook Positivo que avaliamos.

O trackpad tem área ampla e seus comandos são precisos. Apesar de não contarem com nenhum extra ou funcionalidade adicional, ele consegue cumprir o papel do mouse sem maiores problemas.

Mesmo sendo um fã inveterado do "ratinho", ao ponto de ainda me referir ao mouse com esse nome ancestral, o uso do trackpad foi tranquilo e a sensação de perda de produtividade foi mínima. Se você é uma pessoa bem habituada aos trackpads, então, não terá nenhum problema.

Detalhes únicos

As portas da parte inferior facilitam o acesso ao HD e memória RAM. Você pode trocar ou incluir mais peças sem perder a garantia do Samsung Book X30
As portas da parte inferior facilitam o acesso ao HD e memória RAM. Você pode trocar ou incluir mais peças sem perder a garantia do Samsung Book X30

O destaque da linha Samsung Book é a porta na parte inferior do aparelho, que permite a inclusão ou troca das placas de memória RAM ou do HD e SSD. Sem a necessidade de ferramentas, você pode abrir essas portas e incluir essas peças sem problemas.

Tanto que a Samsung não considera sua instalação uma violação da garantia. Ou seja, você poderá trocar as peças citadas sem que isso signifique o fim da garantia do seu Samsung X30. Por outro lado, essa liberdade não se estende às outras peças, já que a troca depende de você abrir o notebook.

Ainda assim, como algo fora do comum em outros computadores portáteis, vale destacar a utilidade dessas portas. A troca das peças pode melhorar significativamente a performance do Samsung Book X30 sem que precise sacrificar a garantia por isso.

Tela e webcam

Tela possui apenas resolução HD, o que torna ver filmes e séries menos agradável
Tela possui apenas resolução HD, o que torna ver filmes e séries menos agradável

A linha X dos Samsung Book trazem melhor performance em relação às linhas básicas, mas para isso sacrificam a resolução da tela. Enquanto notebooks como o Samsung Book E20 possui especificações mais simples e de menor performance, eles ainda contam com uma tela Full HD, por exemplo.

Sendo assim, é injustificável que o Samsung Book X30 tenha uma tela com resolução menor, com apenas 1366 x 768 pixels. Ou seja, apresentando imagens apenas em HD. Isso o torna uma opção viável apenas para o trabalho, deixando a diversão um pouco de lado.

Já a webcam funciona bem e é capaz de transmitir imagem razoável. Ou seja, dá para participar de reuniões online e videoconferências sem nenhum problema, mas também sem nenhum destaque, já que ela grava apenas em 720p.

Caso queira se gravar em vídeos ou transmitir lives com o Samsung Book X30, o ideal para ter uma qualidade melhor de gravação é investir em uma câmera Full HD como as que mostramos neste guia com as melhores webcams para PC.

Conectividade

O Samsung Book X30 possui todas as conexões necessárias para instalar periféricos ou conectá-lo a TVs e monitores
O Samsung Book X30 possui todas as conexões necessárias para instalar periféricos ou conectá-lo a TVs e monitores

Em termos de conectividade, no entanto, o Samsung Book X30 não tem nada a dever. Talvez apenas por algumas portas USB extras, mas é um problema resolvido ao usar um hub, por exemplo. Ainda assim, ele traz uma porta USB-C, a mais rápida para transferir arquivos, uma USB 3.0, intermediária, e outra 2.0, mais indicada para encaixar periféricos como teclados e mouses.

Além disso, ele também traz uma porta HDMI e entrada para fone de ouvido. Em relação à conectividade online, o Samsung X30 também te dá bastante escolha. Além de uma porta RJ45 para cabo Ethernet, ele é compatível com o padrão Wi-Fi 5GHz, possibilitando que quem possui planos de internet fixa acima dos 30MB aproveitem toda a velocidade que a conexão oferece. Ele também é compatível com o padrão 2.4GHz, que possui maior alcance, mas menor velocidade.

O notebook Samsung X30 também pode se conectar a aparelhos por Bluetooth e conta com os aplicativos Samsung Flow e Samsung Dex, ideais para quem tem celulares ou tablets da fabricante. O Flow permite receber notificações do celular no PC e realizar troca fácil de arquivos, sendo compatível até mesmo com smartphones mais antigos da marca.

Já o Dex é indicado apenas para quem possui modelos de 2020 para cá, como o Samsung Galaxy S20 FE. O Samsung Dex permite espelhar a tela do celular no seu computador e controlá-lo direto pelo PC. Ele possibilita, inclusive, que use a câmera do seu celular como webcam, melhorando sua qualidade de imagem sem precisar comprar uma webcam.

Desempenho

O notebook Samsung Book X30 apresenta boa performance, mas seria melhor ainda se o HD fosse trocado por um SSD
O notebook Samsung Book X30 apresenta boa performance, mas seria melhor ainda se o HD fosse trocado por um SSD

Não há o que reclamar em relação ao desempenho do Samsung Book X30 para tarefas básicas e rotineiras. Escrever artigos, pesquisar, ler e responder emails podem ser feitos sem problema, mesmo com um número considerável de abas abertas junto ao aplicativo de mensagens da empresa.

Isso é algo esperado, já que os 8GB de memória RAM e o processador Intel Core i5 10210U conseguem dar conta dessas tarefas. Consegui até mesmo rodar um jogo antigo de 2010 com uma boa taxa de quadros. Mas, considerando que estamos falando de um processador com placa de vídeo integrada, não tente ir muito longe na hora de jogar, já que games mais recentes provavelmente não rodarão, mesmo com gráficos simples.

O uso do HD de 1TB garante bom armazenamento para quem gosta de guardar arquivos localmente, mas, como a tela não é tão interessante e falta placa de vídeo para rodar games com tranquilidade, não faz muito sentido baixar filmes, séries e games para usar aqui.

Por isso, seria mais interessante trocar esse HD por um SSD de 256GB. Dessa maneira, você ganharia performance, mesmo com o armazenamento menor. Pelo menos, a já citada porta de HD e memória RAM permite corrigir esse problema com a inclusão de um SSD, mas isso também significa mais gastos além do notebook, disponível por cerca de R$ 3.799 em junho de 2021.

Autonomia de bateria

Normalmente, as promessas de fabricantes em relação à autonomia de bateria giram em torno das sete horas, mas as recomendações de uso para que isso seja alcançado são impossíveis. Não usar programas pesados, reduzir bastante o brilho da tela e até mesmo ficar desconectado da internet são algumas das indicações comuns para reduzir o gasto de bateria.

Ou seja, é impossível cumprir com esses requisitos. Ainda assim, o Samsung Book X30 oferece boa autonomia, funcionando por cinco horas em tarefas rotineiras feitas em editores de texto, navegadores web e uso de apps para videoconferência. Após esse período, o notebook entrou em economia de bateria, levando mais 15 minutos para que ele enviasse um popu exigindo conexão à energia elétrica.

O Samsung Book X30 tem bom custo-benefício?

Considerando a possibilidade de melhorar sua performance mesmo antes de a garantia terminar, o usuário não precisará trocar de notebook no ano que vem para que ele continue a trabalhar bem. O provável é que necessite apenas de uma eventual mudança de peças.

Ao mesmo tempo, algumas decisões, como incluir um HD ao invés de um SSD, fazem parecer que o upgrade é algo inevitável, principalmente para quem precisa de agilidade no dia a dia, um perfil que o Samsung Book X30 poderia atender facilmente caso já viesse equipado com o SSD.

Outro problema é que a própria Samsung já está oferecendo um modelo melhor e com placa de vídeo dedicada: o Samsung Book X40. Em pesquisa recente (22/06/2021), o modelo está disponível por R$ 3.704, mais barato que o próprio X30.

Como mencionei no início dessa análise, o X40 compartilha das mesmas características de design que o X30, como você pode ler no review do Samsung Book X40. Mesmo que o X40 fosse até R$ 500 mais caro que o X30, eu ainda o recomendaria. Considerando que, no fechamento dessa matéria em 22/06/2021, ele está mais barato, é impossível dizer que o notebook avaliado tem bom custo-benefício.

Produtos similares

Na área acima, acabamos já dando o spoiler do primeiro produto similar ao X30 e que pode ser uma opção melhor. O Samsung Book X40 possui o mesmo hardware — processador Intel Core i5 de 10ª geração, memória RAM de 8GB e HD de 1TB — com a adição de uma placa de vídeo dedicada, a GeForce MX110.

Apesar de não ser uma placa robusta e te impossibilite jogar games mais pesados como Cyberpunk 2077 e Assassin's Creed: Valhalla, ela ainda te possibilitará aproveitar os principais jogos multiplayer online, como Fortnite ou Rocket League, entre outros. Por outro lado, a tela do X40 também é apenas em resolução HD.

Se você não tem o mínimo interesse em jogar, mas quer se divertir com filmes e séries nas horas vagas, talvez o Samsung Book E30 seja uma opção melhor. Apesar de usar um processador inferior ao Samsung Book X30, sua tela Full HD permite trabalhar, assistir videoaulas e curtir seus serviços de streaming favoritos sem problemas.

A única ressalva aqui é em relação ao exagero: abrir dezenas de abas no navegador ou usar programas pesados pode causar certa lentidão a esse modelo. Por outro lado, você também pode melhorá-lo incluindo memória RAM e trocando o HD. Saiba mais conferindo nossa análise completa do Samsung Book E30.

Para não ficarmos presos ao ecossistema da Samsung, indicamos o Lenovo Ideapad S145. Ele também traz um processador Intel Core i5 de 10ª geração e 8GB de memória RAM, mas acerta ao oferecer um SSD de 256GB ao invés de um HD de 1TB como acontece no Samsung X30.

Por outro lado, sua tela também tem resolução apenas em HD e é necessário esperar a garantia acabar para instalar novas peças e melhorar a performance dele. Se aprofunde mais sobre esse modelo na nossa análise completa do Lenovo Ideapad S145.

Conclusão

Não podemos dizer que o Samsung Book X30 falha como intermediário. Tudo o que um notebook dessa categoria precisa ter, ele tem. O problema é que ele tinha potencial para oferecer uma experiência melhor aos usuários sem te exigir gastar mais.

Além disso, seu preço compete diretamente com o X40, um modelo superior por contar com uma placa de vídeo dedicada. Por isso, escolhemos a nota 7 para o Samsung Book X30. Mesmo contando com boas especificações, computadores melhores da própria fabricante estão na mesma faixa de preço atualmente, não justificando a sua compra.

Só vale a pena adotar o X30 como o seu próprio notebook caso o Samsung Book X40 tenha uma grande aumento de preço, ficando R$ 500 acima do Samsung X30. Caso contrário, nossa indicação é o X40. Por isso, fique de olho nos preços abaixo, mas sempre compare com os modelos similares que indiquei anteriormente.