Samsung Book X40: tela decepciona, mas note tem bom custo-benefício

Testamos o Samsung Book X40 e percebemos um excelente custo-benefício, mas com o sacrifício da tela em Full HD

Filipe SallesRedator

Publicado e atualizado 10 min. de leitura.

Compartilhe:

Nós já classificamos o Samsung Book X40 como um dos melhores notebooks em 2021, sendo uma boa opção de notebook com placa de vídeo dedicada. Aqui no Zoom, sabemos que os custos de um computador do tipo subiram consideravelmente, não à toa montamos um guia mostrando o quanto custa um notebook e os principais fatores que compõem o seu preço.

Só que uma coisa é te dizer as especificações técnicas e colocar ele dentro de uma categoria. Outra é ter o Samsung Book X40 em mãos e comprovar se ele cumpre a promessa e é um computador que vale a pena ter em casa ou no trabalho.

Ao longo dos cinco dias de teste, pude comprovar que é sim uma boa opção e atende a diferentes objetivos, inclusive o de jogar. De modo bastante curioso, ele conta com placa de vídeo dedicada, porém, sua tela conta com apenas 1.366 x 768 pixels de resolução.

Isso vai na direção contrária de outros notebooks da marca, incluindo o Samsung Book E30, cuja review você pode ver aqui no Zoom. Para estabelecer uma comparação, o notebook barato da Samsung possui especificações abaixo das do X40, mas não deixou de lado a tela Full HD.

Para entender melhor quais critérios observamos ao testar computadores portáteis intermediários, confira agora mesmo como avaliamos notebooks!

Samsung Book X40: Prós e Contras

Prós: assim como o E30 que mencionamos anteriormente, o Samsung Book X40 também conta com porta fácil para incluir mais memória RAM, trocar o HD por um SSD e também um slot para os SSD NVMe, que costumam ser menores. O desempenho em tarefas do dia a dia também é uma vantagem, já que ele não apresenta lentidão ou travamentos.

Para quem gosta de incrementar o uso com periféricos, ele também traz boa conectividade, já que traz portas USB-A 3.0 e 2.0, além do mais moderno USB-C. Vale mencionar também a presença dos apps Samsung Flow e Samsung Dex, que possibilitam trocar arquivos ou até mesmo controlar remotamente celulares Galaxy mais recentes.

Outro ponto positivo é o carregamento rápido da bateria. Ela não chega a levar duas horas para estar totalmente carregada, mesmo com o notebook ligado e no brilho máximo de tela.

Contras: a tela é o principal problema no Samsung Book X40. Por conta de sua melhor performance em relação a outros notebooks com tela Full HD, a Samsung tomou uma decisão controversa ao oferecer uma tela de qualidade inferior, apenas com resolução HD.

Ele também não é tão silencioso quanto outros modelos da marca, com o sistema de refrigeração fazendo barulho em tarefas pesadas. Ainda assim, é importante mencionar que esse é um pequeno detalhe, já que o barulho não é alto ao ponto de gerar grande incômodo. A ausência de SSD também é sentida, tornando o notebook mais lento do que deveria, algo que pode ser compensado com a instalação pela porta fácil que mencionamos nos pontos positivos.

Veja as melhores ofertas do Samsung Book X40 no Zoom:

O que vem na caixa?

  • Notebook Samsung Book X40
  • Fonte
  • Cabo de força
  • Manual do usuário e termo de garantia

Samsung Book X40: Ficha técnica

Samsung Book X40: Design e construção

O notebook intermediário da Samsung segue um padrão visto em suas linhas mais tradicionais. Disponível na cor prata, ele é fino e bastante discreto, sem nenhum elemento além da própria logo como decoração. O notebook também está disponível na cor branca.

Na parte inferior, estão as portas para trocar memória RAM e HD facilmente. Vale mencionar aqui que a Samsung não remove a garantia ao trocar essas peças em específico, justamente por não necessitarem que abra o seu notebook por completo.

Fácil de abrir, a tampa inferior do Samsung Book X40 permite instalar mais memória RAM, SSD ou trocar o HD que vem com o notebook (Foto: Zoom)
Fácil de abrir, a tampa inferior do Samsung Book X40 permite instalar mais memória RAM, SSD ou trocar o HD que vem com o notebook (Foto: Zoom)

Não espere muitas novidades ou algo de diferente ao abrir o produto. Ele vem com teclado numérico e trackpad na mesma cor do notebook. Um dos diferenciais desse notebook é que, apesar de ter um botão para ligar, ele mesmo inicia no momento em que você abre o computador.

Samsung Book X40: Tela

Você certamente já notou que a tela desse notebook acabou sendo minha maior decepção ao longo dos cinco dias de teste. Afinal de contas, não faz muito sentido para mim, em 2021, que um notebook com placa de vídeo dedicada tenha apenas uma tela em resolução HD, especialmente com 15,6 polegadas de tamanho. Vale considerar também que a Samsung costuma instalar telas Full HD mesmo em seus notebooks básicos.

Claro que, se o seu objetivo com o notebook é fazer apenas trabalhos rotineiros do dia a dia, não fará diferença a resolução da sua tela. Mesmo assim, você acaba com alguma perda mesmo em atividades corriqueiras, como assistir a vídeos do YouTube ou filmes e séries em serviços de streaming. Até mesmo em jogos, já que a placa de vídeo permite que instale alguns games para aproveitar no tempo livre.

A tela do notebook decepciona por esperarmos resolução Full HD, normalmente presente em outros computadores da marca (Foto: Zoom)
A tela do notebook decepciona por esperarmos resolução Full HD, normalmente presente em outros computadores da marca (Foto: Zoom)

Samsung Book X40: Conectividade

A conectividade é um elemento forte na maioria dos notebooks Samsung. Tanto que até a falta de entrada HDMI e porta USB-A no Galaxy Book S não chegou a ser um problema em nossa análise. Afinal de contas, o notebook contava com conexão Bluetooth e a possibilidade de controlar seu celular remotamente por meio do app Samsung Dex.

Tanto esse aplicativo quanto o Samsung Flow, que é usado para trocar arquivos entre celular e computador, também estão presentes nesse modelo. Além disso, ele tem três portas USB de diferentes tipos (USB-C, USB-A 3.0 e USB-A 2.0), entrada para cartão de memória, porta HDMI, Ethernet RJ-45 para conexão cabeada e entrada para combo de fone e microfone.

Ou seja, você poderá instalar tranquilamente os seus periféricos e, se tiver um celular Samsung recente, ainda poder acessá-los direto do PC. Isso sem precisar ficar trocando de foco entre os aparelhos.

Com boas opções de conectividade, o Samsung Book X40 aceita a maioria dos periféricos, além de poder se conectar sem fio com os celulares Samsung Galaxy mais recentes (Foto: Zoom)
Com boas opções de conectividade, o Samsung Book X40 aceita a maioria dos periféricos, além de poder se conectar sem fio com os celulares Samsung Galaxy mais recentes (Foto: Zoom)

Samsung Book X40: Desempenho

Desempenho para o trabalho

Ao trabalhar escrevendo textos e pesquisando diariamente, um dos primeiros testes que faço a cada notebook que chega no Zoom é justamente se o modelo atende a essas necessidades básicas.

Ou seja, abri diversas abas e algumas vezes janelas de navegador, além de editores de texto, entre outros. Ao usar o Samsung Book X40 durante o trabalho, não tive qualquer lentidão ao abrir de cinco a 10 abas no navegador, além de um aplicativo de mensagens e outro para captura de telas em conjunto.

Mesmo em situações nas quais o número de abas abertas simultaneamente aumentou, o notebook continuou a apresentar boa performance. Ele apresentou lentidão em raros momentos, especialmente ao usar aplicativos leves de edição de imagem em conjunto.

É aqui que o Samsung Book X40 também se mostrou um pouco mais barulhento que outros notebooks que avaliei aqui no Zoom. Ainda assim, o barulho não acontece a todo o momento e dificilmente será um incômodo.

Se o seu objetivo é executar tarefas do dia a dia sem usar programas pesados, o Intel Core i5 10210U e os 8GB de memória RAM presentes no Samsung Book X40 darão conta do recado. O único ponto no qual ele falha é a falta de um SSD, contando apenas com um HD de 1TB.

Embora isso signifique uma quantidade ótima de armazenamento, o computador leva cerca de 1 minuto para ligar por completo, além de levar mais tempo para abrir programas ou arquivos mais pesados. Em minha review do monitor curvo Samsung CF390, por exemplo, levei cerca de 15 minutos para abrir uma partida de Civilization VI, tirar uma captura de tela do jogo sendo exibido no monitor e retornar para a área de trabalho.

A famigerada captura de tela de 15 minutos feita no Samsung Book X40 (Fonte: Reprodução/Filipe Salles)
A famigerada captura de tela de 15 minutos feita no Samsung Book X40 (Fonte: Reprodução/Filipe Salles)

Por mais que você não tenha a intenção de jogar no notebook, abrir programas de edição mais pesados também pode levar um bom tempo. A brincadeira de deixar o programa ou o jogo abrindo enquanto vai fazer um cafézinho pode se tornar real aqui.

Em contrapartida, o fato do Samsung Book X40 ter uma porta fácil trocar HD por SSD ou incluir um SSD M2 sem que isso desfaça a garantia do notebook te permitirá melhorar a velocidade do seu notebook.

A placa de vídeo dedicada GeForce MX110 traz maior performance ao Samsung Book X40, permitindo que use alguns programas de edição mais pesados. Ainda assim, essa é uma placa leve, que te possibilita ir um pouco além do que uma placa de vídeo onboard oferece, mas sem grandes ambições.

Desempenho para o lazer

O que eu disse acima também se aplica aos jogos que você poderá rodar. Isso significa que games como Gears 5, Microsoft Flight Simulator e Assassin's Creed: Valhalla não são opções de jogos para a GeForce MX110. Dos três exemplos acima, os dois primeiros não me deixaram nem mesmo começar o jogo, exibindo um popup de que a placa estava abaixo dos requisitos mínimos.

Até mesmo jogos menos recentes como The Witcher 3 não rodaram bem, mesmo em configurações baixas de vídeo. Na minha tentativa, o jogo ficou na casa dos 20 FPS, mesmo sem nenhum conflito ao redor.

Por outro lado, jogos de guerra como o já citado Civilization VI e Age of Empires II Definitive Edition apresentaram desempenho satisfatório, com ambos rodando com cerca de 30 FPS em configurações médias de gráficos.

Só que isso não significa que é impossível jogar no Samsung Book X40. Muito pelo contrário, a placa de vídeo te permitirá rodar a maioria dos jogos indie atualmente, principalmente pela maioria deles focar em aspectos como mecânicas ou narrativas, ao invés de apresentar cenários deslumbrantes.

Jogos competitivos e multiplayer também têm espaço aqui. Fortnite, o carro-chefe da Epic Games, rodou em cerca de 40 quadros por segundo em qualidade média. Em qualidade alta, no entanto, o jogo já caiu para os 20 FPS, tornando-o inviável. Ainda assim, o Samsung Book X40 vai agradar aqueles que não são tão exigentes ou que não tem condições de investir em notebooks gamers.

Samsung Book X40: Autonomia de bateria

Apesar de a autonomia de bateria não fugir ao convencional, o notebook carrega bem rápido, mesmo quando ligado e em uso (Foto: Filipe Salles)
Apesar de a autonomia de bateria não fugir ao convencional, o notebook carrega bem rápido, mesmo quando ligado e em uso (Foto: Filipe Salles)

A autonomia de bateria do Samsung Book X40 não foge ao convencional em relação a outros notebooks da marca. Com brilho máximo e executando tarefas simples do dia a dia, o notebook levou quatro horas para entrar em modo economia de energia. Cerca de 15 minutos depois, o popup pedindo para que o aparelho fosse ligado na tomada.

Em configurações menores de brilho, é perfeitamente possível estender esse prazo, já que o nível de iluminação do notebook é um dos principais fatores no gasto de energia dele. Por outro lado, o Samsung Book X40 não exige muito tempo na tomada. No teste, levou menos de duas horas com o computador ligado e em uso para que a bateria estivesse totalmente carregada.

Samsung Book X40: Custo-benefício

Considerando que o modelo desse notebook se encaixa justamente na categoria de notebooks custo-benefício, podemos dizer que o Samsung Book X40 se encaixa bem em sua categoria. Mesmo que alguns elementos como a tela sejam mais comuns em notebooks básicos e ele ainda porte um HD para armazenar arquivos, as outras especificações estão de acordo com o que se espera de um computador custo-benefício.

Em 06/05/2021, data de fechamento dessa matéria, é possível encontrar o notebook com preços entre R$ 3.609 e R$ 4.199,90 no Zoom.

Produtos similares

O Samsung Book X40 é um notebook que entra na categoria dos notebooks intermediários. Sendo assim, nossa escolha de produtos similares são de computadores que também se encaixam nele. O último, como exceção, é um modelo para jogos que se encaixa na mesma categoria de preço que ele, sendo considerado um notebook gamer barato.

Acer Aspire 5

Existem diversos modelos do Acer Aspire 5, mas todos costumam ter configurações parecidas com o que analisamos aqui no Zoom. Ou seja, o mesmo processador Intel Core i5 de 10ª geração, 8GB de memória e um HD de 1TB ou SSD de 256GB.

No caso do Acer Aspire 5, a versão que vamos indicar a seguir conta com SSD de 512GB, que corta o armazenamento pela metade, mas oferecendo mais velocidade. Outros modelos podem ter SSD com menor armazenamento ou até mesmo um HD.

Por outro lado, boa parte dos modelos da Acer conta com placa de vídeo integrada, fazendo com que jogar neles seja impossível, a não ser que seja fã de jogos bem antigos. Sendo assim, vamos indicar um modelo com placa integrada e outro com placa dedicada.

Lenovo Ideapad S145

Um dos notebooks mais vendidos no Zoom, o Lenovo Ideapad S145 é um dos mais queridos do público brasileiro justamente por combinar bom preço com configurações razoáveis. Alguns modelos, inclusive, também contam com o mesmo tipo de placa de vídeo dedicada que o Samsung Book X40.

Outras configurações incluem processadores Intel Core i5 ou AMD Ryzen 5 de gerações mais recentes, 8GB de memória RAM e HD de 1TB ou SSD. Dependendo do que você quer e do quanto pode pagar, pode encontrar um modelo do Ideapad S145. Veja alguns exemplos a seguir.

Asus M570DD

Por ser um notebook gamer, ele traz placa de vídeo dedicada melhor do que a que vimos no Samsung Book X40. Por outro lado, suas configurações são bastante parecidas, trazendo um processador AMD Ryzen 5 de terceira geração, 8GB de memória RAM e um HD de 1TB para armazenar seus jogos.

Além disso, ele traz tela com resolução Full HD, tornando-o também uma excelente opção para assistir vídeos ou séries. Difícil mesmo é evitar a tentação de jogar alguns minutinhos mesmo tendo tarefas a cumprir.

Conclusão

Considerando tudo o que falamos até aqui, o Samsung Book X40 é um notebook que vale a pena investir, caso precise de um computador para trabalhar, mas também não se exime de passar algumas horinhas se divertindo, especialmente se é fã de jogos online como League of Legends, World of Warcraft ou Fortnite.

Por outro lado, é difícil não estranhar a decisão da Samsung em incluir uma tela HD, ao invés de Full HD, algo comum até mesmo em seus modelos com placa gráfica integrada. Ainda assim, vale mencionar que a facilidade de fazer upgrade na memória RAM e incluir um SSD o tornam uma opção sólida, independente de qual é o seu foco com ele.