Netbook barato: por que você deve esquecê-los?

Modelos de netbook barato já estão obsoletos e não vão mais te servir. Entenda o motivo e veja alternativas

Filipe SallesRedator

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Compartilhe:

Apesar de contar com uma configuração mais básica do que os notebooks, um netbook barato pode ser a escolha de quem procura mobilidade, leveza e um bom tempo longe da tomada. O problema é que já faz há algum tempo que os netbooks ficaram obsoletos, com os Chromebooks ou os notebooks 2 em 1 entrando no circuito.

Talvez você tenha usado um netbook no passado e sempre gostou de sua mobilidade e portabilidade, e agora esteja precisando de um computador do mesmo tipo. Bom, você com certeza encontrará um netbook barato. Mas o problema é que não vale mais a pena comprar netbook.

Por causa disso mesmo, deixamos de recomendar netbook barato nesse artigo. Só que não podemos simplesmente deixar de recomendar opções baratas e que vão te ajudar no dia a dia. Existem soluções tão móveis, portáteis e econômicas quanto os antigos netbooks baratos

Sendo assim, logo abaixo você verá nossas antigas recomendações de netbook barato. Em seguida, vamos apresentar uma alternativa atualizada, dizendo por que deve esquecer a opção antiga.

Confira a seguir, mas também fique de olho nesses artigos aqui no Zoom!

Por que o Samsung Chromebook 3 é melhor que o Netbook Philco 10D

O netbook Philco 10D é um modelo que conta com 2GB de memória interna e 320GB de HD. Para quem busca um netbook barato, mas não deixa o estilo de lado, é possível escolher várias opções de cores, como branco, rosa e vermelho.

No quesito conectividade, o netbook vem com entradas USB, 1 saída HDMI (para você assistir aos conteúdos em uma TV de alta definição) e leitor de cartão de cartões MS, SD, MMC e MS Pro. Tudo isso em uma máquina que pesa apenas 1,1 kg.

Em contrapartida, o Chromebook 3 da Samsung vem com o dobro de memória RAM, o necessário para executar tarefas simples, algo que 2GB não dá mais conta. Embora o armazenamento tenha caído drasticamente de 320GB para 32GB, o Chromebook é mais leve e rápido, já que usa uma tecnologia de armazenamento mais compacta.

No Chromebook 3 da Samsung, você ainda pode usar serviços de armazenamento em nuvem como o Google Drive, mas também usar pendrives, cartões de memória e HDs externos nas 2 portas USB, sendo uma delas 3.0, um padrão mais rápido. O Chromebook continua com a entrada HDMI, permitindo plugar o notebook na televisão.

Em suma, podemos elencar 3 vantagens significativas pela qual o Chromebook é melhor que o netbook barato:

  • Dobro de memória RAM
  • Portas USB mais modernas
  • Unidade de armazenamento mais rápida

Quer entender a diferença entre as portas USB? Então confira esse guia completo no Zoom!

Por que o Chromebook Acer (C733-C607) é melhor que o netbook Acer?

Mais um netbook barato que escolhemos é o netbook Acer AOD270. Com configuração parecida com o modelo da Philco, ele também apresenta memória RAM de 2GB e HD de 320 GB, um espaço razoável para armazenar fotos, vídeos e músicas.

Com tela um pouco maior, de 10,1 polegadas, esse netbook Acer tem webcam e microfone integrado, permitindo que você faça videoconferências. Com 3 portas USB, você pode conectar outros dispositivos e visualizar os conteúdos na tela desse netbook barato.

Já o Chromebook Acer também segue um padrão parecido aos modelos anteriores. O armazenamento menor dá lugar a acesso mais rápidos aos arquivos de sistema. Por outro lado, a memória RAM de 4GB vai te permitir executar tarefas e trabalhos simples, algo que 2GB de memória RAM já não é capaz de fazer.

Sua tela de 11,6 polegadas também é maior, mas sem perder a portabilidade. O número de portas USB é menor, mas uma delas é no melhor padrão atualmente, o USB-C, permitindo até que carregue celulares mais atuais, que adotaram esse padrão. A outra porta é a USB 3.1, que permite troca mais rápido de arquivos entre o pendrive e o chromebook.

Novamente, veja um resumo das 3 vantagens que tornam esse modelo de Chromebook da Acer melhor que o netbook da mesma marca.

  • Dobro de memória RAM
  • Tela maior, mas sem perder portabilidade
  • Portas USB em menor quantidade, mas melhores para transferir arquivos

Por que o Samsung Chromebook 4 (XE310XBA-KT2BR) é melhor que Netbook Asus?

Outro netbook com 10 polegadas é o netbook Asus 1025C. O diferencial desse netbook barato fica por conta do seu HD, de 500GB, que oferece maior espaço para você armazenar todos os seus arquivos. Com a sua entrada USB Charger, você pode recarregar alguns aparelhos, como o seu smartphone, no netbook, mesmo se ele estiver desligado. Outra vantagem é a sua bateria, que pode durar até 12 horas.

Já o modelo do Samsung Chromebook 4 que escolhemos usa um método de armazenamento mais rápido, embora seja menor. Por outro lado, a tela de 11,6 polegadas é maior, mas sem perder portabilidade.

Vale considerar também portas USB mais rápidas que a do netbook mencionado, além de entrada para cartão de memória. Se você atualizou o seu smartphone para um modelo mais recente, provavelmente não conseguirá mais usar a entrada USB Charger do netbook. Mas conseguirá fazer o carregamento por meio da porta USB-C do Samsung Chromebook 4.

Novamente, vamos resumir em 3 pontos significativos onde o Chromebook supera esse netbook barato.

  • Armazenamento mais rápido
  • Porta USB-C para carregar smartphones atuais
  • Tela maior, mas sem perder mobilidade

Ter um HD com boa capacidade de armazenamento é imprescindível?

Gostou da proposta dos notebooks, mas ter um bom HD para guardar arquivos ainda é importante para você?

Então confira abaixo 3 modelos de notebooks básicos com HDs de 1TB que serão melhores que qualquer netbook barato!