A panela de pressão elétrica faz sucesso entre quem quer montar uma cozinha moderna e com diferentes tipos de tecnologias que tornam o dia a dia mais prático. Por aqui. a Philco Digital Inox de 6 litros de capacidade é uma das mais populares. Com diferentes funções e a possibilidade de personalizar até mesmo as receitas pré-programadas, ela é bem eficiente e fácil de usar.

Foto de panela Philco Digital Inox ao lado de selos indicativos de um dia de teste e nota 9,0

Para descobrir se essa panela elétrica Philco faz jus ao sucesso que tem por aqui, nós compramos uma delas e eu testei na cozinha aqui em casa. Aqui embaixo, falo tudo o que achei desse eletro. Dá uma olhada!

Quer saber como nós avaliamos as panelas elétricas aqui no Zoom? Veja os nossos critérios!

Prós e Contras

Listas de prós e contras da panela elétrica Philco com título de prós verde e de contras vermelho

Prós: a panela de pressão elétrica Philco Digital Inox tem 12 receitas pré-programadas e o botão "Ajuste Fino", que permite a personalização de tempo nos ciclos determinados anteriormente de acordo com a quantidade de alimentos preparados. Ela também tem as funções "Aquecer", "Cozinhar" e "Manter Pressão", nove sistemas de segurança, painel digital, início programável e vai com acessórios.

Contras: durante o uso, um dos botões da panela travou e ficou por um tempo sem funcionar - mas, depois, voltou ao normal. A posição da válvula de liberação de pressão, mesmo que bem sinalizada na panela e no manual, não fica "travada", e isso é algo que facilitaria o uso. Além disso, o processo de limpeza é mais trabalhoso por causa da necessidade de desmontar diferentes elementos da tampa.

Veja as melhores ofertas da panela de pressão elétrica Philco Digital Inox aqui:

O que vem na caixa da panela de pressão elétrica Philco Digital Inox

Os acessórios da panela elétrica de pressão Philco (Foto: Zoom)
Os acessórios da panela elétrica de pressão Philco (Foto: Zoom)
  • uma panela de pressão elétrica;
  • uma colher;
  • um copo medidor;
  • um cabo elétrico removível.

Ficha técnica da panela elétrica Philco

  • Capacidade Total: 6 litros
  • Funções e Recursos: Display Digital, Timer, Aquecer, Manter Pressão, Cozinhar, Fritar/Refogar, Ajuste Fino.
  • Receitas Pré-programadas: 12
  • Sistemas de segurança: 9
  • Dimensões: 38,1 x 31,4 x 31,5cm
  • Peso: 5,27kg
  • Tensão Elétrica: 127V ou 220V
  • Potência: 1000W

Acabamento da Philco Digital Inox

Como o nome do modelo deixa claro, o acabamento dessa panela de pressão elétrica é de inox, mas o modelo do testes, especificamente, é na cor preta (ela também pode ser encontrada em vermelho e inox). Ela tem o tamanho padrão para esse tipo de eletroportátil e, se você tiver pouco espaço de armazenamento, pode ser difícil de colocar dentro de um armário. Mesmo que, por segurança, os seis litros de capacidade total não possam ser usados completamente, a panela é suficiente para preparar pratos para grupos médios e grandes de pessoas.

O recipiente de cozimento removível tem acabamento antiaderente e, por isso, deve ser usado apenas com a colher que acompanha a panela ou com outros talheres de silicone. Ele também é graduado para facilitar o preparo de diferentes tipos de alimentos de acordo com as medidas para cada quantidade.

O painel de controle da Philco Digital Inox (Foto: Zoom)
O painel de controle da Philco Digital Inox (Foto: Zoom)

O painel de controle tem um display digital com acabamento plástico e botões apertáveis. Ela não tem um botão específico para todos os tipos de receitas pré-programadas, apenas para milho, sopa, músculo, carne, arroz e mingau. Peixe, feijão, frango, bolo, legumes e frutos do mar são acionados pelo botão "Função" - o que não faz muito sentido, mas não impede o uso.

Além disso, por fora, ela também tem duas alças, o recipiente que comporta a água da condensação depois do uso e um suporte para a colher ser colocada durante o uso. A parte externa da tampa tem alça antitérmica e a válvula de liberação de pressão e, por dentro, ela tem uma "sobretampa" de alumínio, o anel de vedação e outras válvulas de segurança.

  • Quer mais sobre como aumentar a tecnologia no dia a dia nessa área da casa? Veja a lista de cozinha moderna com itens que você pode ter na sua!

Usabilidade da panela elétrica de pressão Philco

Na prática, entender o funcionamento e os botões dessa panela de pressão não foi difícil com a ajuda do manual. Ela passa bastante segurança durante o processo de preparo de diferentes tipos de alimentos na pressão e esquenta bem rápido na hora de fritar ou refogar - ponto em que outros modelos de panela elétrica perdem para o fogão tradicional. Ainda assim, em comparação com as panelas normais ela é bem mais robusta e segura, mesmo que ainda funcione com pressão e precise de cuidado no manuseio.

O recipiente de cozimento da Philco Digital Inox é antiaderente e graduado (Foto: Zoom)
O recipiente de cozimento da Philco Digital Inox é antiaderente e graduado (Foto: Zoom)

Durante os testes, o botão de Fritar/Refogar deu uma travada e não funcionou por algum tempo - mesmo que já tivesse sido usado mais de uma vez. Depois disso, ele voltou ao normal, mas o acabamento do painel poderia ser um pouco mais otimizado com a área determinada para os botões, facilitando o uso e evitando esse tipo de impasse.

Limpeza da panela depois do uso

Essa é a sobretampa que precisa ser desencaixada para a limpeza (Foto: Zoom)
Essa é a sobretampa que precisa ser desencaixada para a limpeza (Foto: Zoom)

A limpeza é um ponto super importante que deve ser levado em consideração antes da compra de qualquer eletroportátil de cozinha. Afinal de contas, ele perde um pouquinho da praticidade se leva mais tempo do que deveria para ser higienizado depois do uso. Com a panela de pressão elétrica da Philco, a parte mais difícil é a tampa: ela tem uma sobretampa que deve ser desencaixada para que você consiga retirar e colocar o anel de vedação. Quando isso acontece, a parte interna da tampa precisa ser seca, já que fica úmida depois do uso da pressão. Isso adiciona algumas etapas no processo de limpeza, mas, ao mesmo tempo, também impede a necessidade de colocar toda a tampa embaixo d'água para a limpeza.

O recipiente de cozimento antiaderente deve ser higienizado com o lado suave da esponja e, todo o resto da estrutura dela pode ser limpo com um pano úmido - nunca completamente embaixo d'água, ok?

Funções da panela de pressão elétrica Philco

Quando se fala nas funções desse tipo de panela, as receitas pré-programadas costumam ser o principal destaque, mas elas geralmente têm um ponto negativo: o tempo de preparo determinado é ideal para uma quantidade específica de comida. Se você quiser preparar mais ou menos do que isso, vai precisar programar manualmente. No caso da Philco Digital Inox esse problema é resolvido com uma tecla: a de Ajuste Fino. As receitas seguem tendo um tempo pré-determinado, mas ele pode mudar para mais ou menos de acordo com a sua necessidade. Para arroz, por exemplo, o tempo definido é de 10 minutos na pressão, mas você pode alterar para 5 ou 18 minutos. O Ajuste Fino também pode ser usado nas funções de Fritar, Refogar e Cozinhar.

O botão Manter Pressão deve ser usado quando você quer escolher o tempo de preparo de um alimento determinado: basta pressionar a tecla e, depois, usar o + ou - para programar. O Timer, por sua vez, deve ser usado quando você quiser deixar tudo pronto para o cozimento iniciar em algum tempo: essa programação pode acontecer com 10 minutos ou 24 horas de antecedência. Já os botões de Fritar/Refogar e Cozinhar são para o uso fora da pressão, com a tampa aberta. Como já citei aí em cima, a tela de Função é a que deve ser apertada para selecionar o preparo de algumas receitas específicas.

Segurança da panela Philco Digital Inox

A válvula de liberação de pressão da Philco Digital Inox (Foto: Zoom)
A válvula de liberação de pressão da Philco Digital Inox (Foto: Zoom)

O sistema de segurança é uma das principais vantagens que as panelas elétricas têm sobre os modelos tradicionais de pressão. O modelo da Philco que eu testei tem nove dispositivos diferentes para evitar qualquer tipo de acidente, garantindo um uso seguro - e eles vão muito além da estrutura robusta que eu cheguei a comentar aí em cima. São eles:

  • o controle de limite de pressão, que libera o excesso de vapor de dentro da panela caso a pressão de cozimento ultrapasse os limites pré-determinados (e seguros);
  • o impedimento de pressurização, que não deixa a panela pegar pressão se a tampa não estiver devidamente travada;
  • a segurança para abertura e fechamento da tampa, que também impede a formação de pressão se a tampa não estiver hermeticamente fechada e não deixa a panela ser aberta se a pressão não tiver sido completamente liberada;
  • o limite de temperatura, que faz a panela desligar automaticamente caso ela fique mais quente do que o máximo pré-determinado ou se ela for ligada sem alimentos em seu interior;
  • a proteção da válvula, que evita o acúmulo de alimentos que pode diminuir a funcionalidade da válvula de segurança;
  • o alívio para excesso de pressão, que possibilita a liberação da pressão externamente em caso de falha de algum dispositivo de controle de pressão;
  • o dispositivo contra o excesso de pressão, que é ativado e libera a pressão no interior da panela caso os controles de temperatura e pressão não funcionem corretamente ou se a pressão atingir o limite máximo;
  • a proteção contra superaquecimento, que desliga a panela automaticamente se ela esquentar muito;
  • e a proteção contra excesso de corrente, que desliga a alimentação elétrica da panela se a corrente ultrapassar os limites de segurança.

Custo-benefício da panela de pressão elétrica Philco

Em comparação com outros modelos de panelas elétricas com essa capacidade e as funções que a Philco Digital Inox oferece, podemos considerar o preço dela dentro da média. O trabalho maior na hora da limpeza e o ponto negativo do menu de receitas ser mesclado entre teclas individuais e o botão de Função ficam equilibrados se forem colocados na balança junto da eficiência e dos recursos que a panela oferece. Existem, sim, modelos mais baratos, mas eles são indicados se você costuma preparar refeições para poucas pessoas, já que costumam ter a capacidade total menor.

Produtos semelhantes à panela de pressão Philco

Se você quiser conhecer outras opções de panela de pressão elétrica antes de se decidir, um modelo que fica na mesma faixa de preço e é muito parecido com a Philco Digital Inox é a Electrolux PCC20. Ela tem 15 receitas pré-programadas, funciona com três níveis de pressão diferentes e tem 10 sistemas de segurança atuando para garantir o melhor uso da panela no dia a dia. Além disso, ela também tem o início programável e a função Manter Aquecido.

Para um modelo um pouco menor, vale a pena dar uma olhada na Mondial Master Cooker. Ela tem 14 funções diferentes incluindo receitas pré-programadas e o Ajuste Fino, uma das principais vantagens do modelo da Philco. Ela tem cinco litros de capacidade total, timer e acabamento em aço inox.

Notícias relacionadas à panela de pressão Digital Inox da Philco