Entenda antes de comprar em Panela de Pressão

Como fazer arroz na panela de pressão?

Arroz sem mistério e delicioso na panela de pressão!

Arroz
por Gustavo Martins - Especialista em Casa.

Em dúvidas sobre como fazer arroz na panela de pressão? Muita gente se pega na mesma situação, sem saber as principais técnicas de um dos alimentos mais queridos dos brasileiros. Para não faltar aquela dupla inseparável com o feijão, no entanto, é preciso estar atento à alguns detalhes básicos.

A panela de pressão requer cuidados para que o alimento fique bom, então não basta apenas usar os ingredientes certos. É preciso fazer da melhor maneira para que o arroz atinja o ponto que todos amam: soltinho e saboroso! E ai, está preparado para colocar a mão na massa? Então continue aqui com a gente!

Dicas para deixar o arroz soltinho

Antes de levar o seu arroz à panela de pressão elétrica ou comum, algumas dicas são fundamentais para que ele fique soltinho, que é o ponto favorito e mais consumido aqui no Brasil. Não há mistério para conseguir deixá-lo dessa maneira, mas há algumas preocupações bem básicas no preparo. E, ao seguí-las, você vai conseguir o melhor resultado possível. Confira as principais!

Lave

Lavar o arroz é parte fundamental do processo de preparo, vindo logo depois da escolha dos grãos. É preciso ter paciência, uma vez que essa parte é repetida algumas vezes. A lavagem acontece justamente para que ele solte a farinha de amido presa nos grãos. Quando isso acontece, a tendência é que ele fique mais sequinho e menos propenso a grudar no momento que vai à panela.

A primeira lavagem mostrará a importância desse procedimento de maneira clara, já que a água sai viscosa. Repita o procedimento até que a água saia transparente e com o menor nível de resíduos possíveis. Esse é um sinal de que o arroz está leve e seco, perfeito para ser preparado.

Refogue

Antes de saber como fazer arroz na panela de pressão, saiba que ele é refogado, primeiramente. É como se você o fritasse, porém, até um certo ponto. Em uma panela comum, leve os grãos com óleo vegetal, alho e manteiga. Refogar, além de dar gosto, também serve para criar uma crosta que controla a absorção de água por cada um dos grãos.

Dessa maneira, ao ir para a panela de pressão, o amido contido no arroz terá menor capacidade de gerar alguma reação ao entrar em contato com a água. Isso faz com que o grão não inche tanto e não resulte no efeito de grudar. Ah, não exagere na quantidade de óleo, já que isso pode deixar o arroz muito gorduroso!

Cozinhe

O cozimento também tem alguns cuidados básicos para que o arroz fique pronto bem soltinho e saboroso na panela de pressão. Em primeiro lugar, certifique-se de que a temperatura da água é a ideal: entre 69 e 67 ºC é o mais recomendado!

O arroz deve ir direto do refogamento para a panela de pressão pequena ou grande, dependendo da quantidade de arroz que você queira. Evite ao máximo mexê-la, para que o processo aconteça naturalmente e que os grãos se soltem como devem.

Afinal, como fazer arroz na panela de pressão?

Agora que você já sabe as dicas fundamentais sobre como fazer arroz na panela de pressão sem grudar, chegou a hora de saber mais sobre o preparo. Os ingredientes certos, o tempo e a ordem exata de cada etapa precisam ser seguidos rigorosamente. Confira o passo a passo a seguir!

A escolha do arroz

  • Coloque todos os grãos em uma bacia;
  • Escolha aqueles que estão adequados para o consumo e os separe;
  • Descarte os grãos que possivelmente estão estragados ou impróprios.

A lavagem dos grãos

  • Encha 2 xícaras com os grãos e os coloque em um escorredor de arroz;
  • Submerja o arroz com água, mexa com as mãos e deixe escorrer;
  • Repita esse processo até que a água esteja límpida.

O refogamento

  • Descasque e pique uma cebola em partes bem pequenas;
  • Descasque e amasse bem de 2 a 3 dentes de alho;
  • Leve a cebola e o alho a uma panela de pressão, regue com azeite e refogue por 2 minutos;
  • Acrescente o arroz na panela e o envolva ao máximo com os ingredientes.

O cozimento

  • Comece o cozimento quando o arroz estiver quase transparente;
  • Leve 4 xícaras de água fervente à panela e tempere com sal e azeite;
  • Em fogo médio, deixe que cozinhe por 7 minutos sem mexer;
  • Com a água reduzida, tampe a panela de pressão e diminua o fogo;
  • Deixe cozinhar até que toda água seque;
  • Use um garfo para se certificar de que o ponto está ideal;
  • Desligue o fogo e mantenha a panela tampada, assim os grãos seguem cozinhando no vapor.

A melhor forma de servir o arroz

Viu que não há mistério sobre como fazer arroz na panela de pressão? No entanto, não acaba por aí! É fundamental que após todo o processo de cozimento, ele seja manuseado da melhor maneira possível. Essa última parte também é fundamental para que os grãos não grudem uns nos outros. O momento de servir é muito importante, e é nessa hora que algumas pessoas acabam pecando.

Com o arroz pronto, é fundamental soltá-lo com a ajuda de um garfo. Esse é um procedimento muito simples, mas que se torna importante na hora de servir os pratos. Algumas pessoas também costumam manter o arroz dentro de panelas, o que acaba obrigando os grãos e ficarem muito juntos. Naturalmente, o resultado é que eles grudem, já que ainda estão muito quentes e úmidos.

O ideal é, após soltar com o garfo, servir o arroz em um compartimento maior, como uma tigela ampla ou até mesmo um pirex. Com ele ainda quente, esse espaço é fundamental para que não grudem e, ao chegar ao prato, estejam no ponto em que todo mundo prefere!

Não há mistério na hora de descobrir como fazer arroz na panela de pressão! Essas dicas e o modo de preparo ideal vão garantir refeições saborosas e fresquinhas. Depois deste artigo pode ter certeza de que todos vão elogiar o que você preparar!

Veja também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em panela de pressão