Produtos e novidades em Papel de Parede e Adesivo Decorativo

Veja qual será a tendência de papel de parede para 2019!

Papel de parede: transforme o décor da sua casa com muito estilo e sem pesar no bolso!

papel de parede tendencias
por Catarina Monteiro - Especialista em Casa.

Que o papel de parede combina estilo, praticidade e baixo custo todo mundo já sabe! Não por acaso, ele virou tendência nos projetos de decoração mundo afora. Mas como combinar as cores, estampas e padrões nos mais variados ambientes da casa? Para aproveitar ao máximo a tendência de papel de parede, é preciso observar algumas regrinhas básicas.

Acertar nas cores, nas estampas e no formato da aplicação é o caminho para um resultado lindíssimo e inspirador. Neste artigo, damos dicas de como investir nos papéis de parede com muito estilo e sem pesar no bolso. Acompanhe e inspire-se!

Use e abuse "cor do ano"

Para quem não sabe, a Pantone (Instituto referência na pesquisa de cores) apontou o vermelho coral como a cor de 2019, que é algo entre o laranja, o rosa e o vermelho em si. Mas não se trata, necessariamente, daquele vermelho vivo. Pelo contrário, ele ganhou nuances mais sutis e próximas do terracota — que é a cor do tijolo e do barro — sendo perfeito para utilizar em papel de parede sem sobrecarregar a decoração.

Quem deseja um resultado ainda mais sofisticado, poderá combiná-lo com elementos decorativos de cores neutras, como branco, cinza e palha. Assim, dá para fazer o equilíbrio perfeito entre a parede do cômodo e o restante do décor. Que tal?

Utilize papel de parede acetinado nos quartos

Quando falamos em dormitórios, a escolha do papel de parede precisa considerar não somente a personalidade do dono do quarto, mas, também, as particularidades desse tipo de ambiente. Os papéis de parede acetinados são os mais indicados, pois não acumulam pó, ou seja, são opções perfeitas para quartos de bebês, crianças ou pessoas alérgicas.

Além disso, por se tratar de um local de descanso, é preciso refletir bem sobre a escolha das cores. Os tons claros são mais indicados, como verdes e azulados — que remetem à sensação de relaxamento — preferencialmente sem estampas. Agora, se você não abre mão dos desenhos, pode escolher um papel de parede com estampas mais discretas.

Prefira tons neutros nas áreas de convivência

Living, sala de jantar ou home-cinema... Qualquer que seja a área de convivência em questão, uma coisa é certa: será um dos cômodos mais utilizados da casa. Portanto, para não correr o risco de cansar as vistas com um papel de parede muito chamativo, o melhor a fazer é escolher tons neutros, como gelo e bege, e padronagens sutis.

Sem falar que, quanto mais discreto for o papel de parede, mais fácil será combiná-lo com o restante do décor. Um jeito certeiro de harmonizar o ambiente é escolher um papel do mesmo tom de algum móvel específico ou dos tecidos da sala, por exemplo, das cortinas, tapetes ou almofadas.

Aposte nas estampas originais em meia parede

Como vimos, os tons neutros são verdadeiros curingas quando o assunto é tendência de papel de parede. Afinal, com eles, fica muito mais fácil acertar na combinação. Entretanto, caso você goste de ousar, vale a pena investir em modelos mais chamativos. O truque para não pesar o ambiente é simples: utilize o papel em apenas uma das paredes do cômodo, de preferência na principal.

Assim, dá para usar e abusar das estampas, texturas e padronagens, deixando o cômodo com a sua cara! Outro segredo é aplicar o papel em apenas meia parede, favorecendo o equilíbrio visual da composição. Papéis de parede geométricos, listrados e florais são perfeitos para esse caso.

Escolha papel de parede vinílico para áreas de grande fluxo

Sem dúvida, os papéis de parede com acabamento vinílico são os mais indicados para as áreas de convívio da casa, assim como para os locais úmidos, como cozinhas e banheiros. Isso porque, como o próprio nome sugere, o papel de parede vinílico tem uma camada de vinil que confere plasticidade ao acabamento.

Dessa forma, ele fica mais protegido contra a ação da umidade e da iluminação, que poderiam manchar ou desbotar o acabamento, além de ser uma opção mais resistente para aqueles cômodos de muito fluxo na casa, onde todo mundo acaba encostando as mãos ou os pés na parede.

Se comparado aos papéis acetinados e vinilizados, o vinílico tem vida útil mais longa, chegando a durar até sete anos intacto na parede da sua casa. Outra vantagem desse tipo de papel em relação aos outros é a praticidade de limpeza, já que ele pode ser limpo com auxílio de água e detergente, enquanto os demais devem ser limpos apenas com flanela seca.

Valorize o décor de lavabos e banheiros

Engana-se quem pensa que a tendência de papel de parede só vale para os cômodos mais queridinhos da casa, como as salas e os quartos. Pelo contrário, quando aplicados nos cômodos mais internos, como lavabos e banheiros, eles têm o poder de valorizar a decoração desses locais, transformando-os em bons ambientes de relaxamento. Apenas se lembre de que o papel de parede para áreas úmidas deve ser o vinílico ou o lavável.

Mais uma vez, os tons neutros saem na frente, inclusive porque ajudam a favorecer a sensação de leveza e amplitude dos banheiros, que geralmente são locais pequenos. No entanto, você pode investir em cores claras, caso não queira abrir mão de uma corzinha na área. Escolha nuances sutis que combinem com o tom das louças sanitárias e pronto: terá um banheiro ou lavabo muito mais bonito e charmoso!

Pronto! Você aprendeu como aproveitar ao máximo a tendência de papel de parede sem correr o risco de pesar a decoração da sua casa. Cuide apenas de fazer uma aplicação criteriosa, utilizando as ferramentas certas e seguindo as instruções do fabricante. Assim, com certeza o resultado ficará perfeito!

Se você gostou das dicas deste conteúdo, não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais!

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!