Zoom indica em PC / Computador

NVIDIA ou ATI: Qual é a melhor placa de vídeo?

Veja qual placa de vídeo combina mais com você.

por Felipe Brito - Especialista em Tecnologia.

Muitas pessoas não compreendem de forma completa qual a função de uma placa de vídeo e de que forma essa ferramenta pode ampliar as fronteiras visuais de um computador. De certa maneira, as placas de vídeo são responsáveis por turbinar o desempenho da máquina durante a execução de tarefas ligadas a imagem. Atualmente o mercado está praticamente divido entre computadores NVIDIA, com a sua série GeForce, e computadores ATI, com a série Radeon.

 

NVIDIA GeForce

ATI Radeon

Séries

 

 

Conectividade

 

 

Custo x Benefício

 

 

Qualidade gráfica

 

 

Aquecimento e consumo de energia

 

 

Séries

A NVIDIA possui uma boa variedade de placas de vídeo dentro da série GeForce que abarca, desde GPUs para quem procura o que há de melhor e mais potente na execução de jogos pesados até quem está interessado em conseguir um rendimento melhor para sua máquina no dia a dia. Atualmente a série com as especificações mais avançadas é a GTX que traz o melhor em possibilidades gráficas e desempenho, não importando qual será o desafio da vez.

A ATI Radeon também é bem variada. Disponibiliza aceleradores capazes de ampliar significativamente os recursos visuais tanto para heavy users quanto para quem tem menor necessidade de alto desempenho. São diversas especificações focadas em resultados que possam construir uma relação real entre você e o jogo, filme ou trabalho gráfico. A série mais potente da ATI, no momento, é a Radeon HD.

Conectividade

Grande parte dos fabricante de computadores adota as placas de vídeo NVIDIA em suas configurações, principalmente as máquinas que possuem processadores Intel e sistema operacional Windows. No entanto, a empresa dá uma atenção especial a quem usa outros sistemas operacionais, como o Linux, oferecendo vários recursos e drivers que possibilitam a utilização da máquina de forma mais completa.

Com a aquisição da ATI pela AMD, óbviamente, a placa de vídeo ATI Radeon vem acompanhando as máquinas da principal concorrente da Intel. Porém isso não impede que alguns computadores com processadores da linha Intel Core venham com uma GPU Radeon.

Custo x Benefício

As placas de vídeo NVIDIA sempre foram conhecidas por seus preços não tão camaradas. A maioria dos consumidores afirma que o valor é equivalente a qualidade do produto. Com certeza, investir em uma GPU é algo que pode mudar, de forma significativa, a maneira como o computador executa as mais variadas tarefas de visualização. Porém, mesmo as placas GeForce mais simples costumam ter um preço bem salgado.

Já a ATI Radeon possui uma política de preços bem interessante. A ideia da empresa é fornecer o melhor por um valor acessível, possibilitando investir menos em um equipamento de alto rendimento. É a chance de melhorar o computador sem ficar no vermelho.

Qualidade Gráfica

Esse é um quesito conturbado, tanto GeForce quanto Radeon possuem aceleradores gráficos de alto desempenho e qualidade. No entanto, o rendimento das placas de vídeo NVIDIA costuma ser melhor em ambiente Windows + Intel. Mas as duas empresas de tecnologia brigam de igual para igual no quesito qualidade, já que variações podem ser notadas nas duas GPUs dependendo da tarefa que está sendo realizada. Um detalhe importante, para que sua máquina alcance o mais alto rendimento gráfico, além de ter a melhor placa é de suma importância que o todo, principalmente a memória RAM (mínimo de 4GB), sejam avançados.

Aquecimento e consumo de energia

Talvez esse seja o calcanhar de Aquiles desses equipamentos, pois é notável a existência de uma imensa preocupação em, além de ter o produto mais rápido, disponibilizar aos usuários placas que não aqueçam demais e consigam manter um consumo de energia não muito alto sem que o desempenho da máquina seja afetado. Nesse quesito, nota-se, mais uma vez, a igualdade das marcas. Tanto ATI Radeon quanto NVIDIA possuem equipamentos com excelente rendimento energético e dissipação de calor. No entanto, também produzem modelos que não são um real incentivo à economia. Por isso, é importante que você tenha em mente que, para se ter uma GPU top de linha é necessário que as outras partes da máquina sejam capazes de render junto à essa ferramenta. Então, fique atento às especificações requeridas pela placa antes de comprá-la.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em pc / computador