Melhor editor de vídeo grátis: conheça 6 opções boas e confiáveis

Com um editor de vídeo grátis, você pode criar conteúdos atrativos e fazer sua imaginação fluir!

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Compartilhe:

Apostar em um bom editor de vídeo grátis pode ser uma boa oportunidade para se aventurar no universo das montagens e ainda deixar a imaginação fluir! Afinal, essas ferramentas permitem criar uma série de conteúdos, como vlogs ou até mesmo edições divertidas, que podem ser compartilhadas com amigos nos canais sociais.

A boa notícia, é que existem atualmente no mercado muitas opções de editor de vídeo para PC grátis! Além disso, muitas dessas opções podem ser mais fáceis de usar do que se imagina. Quer começar a editar seus próprios vídeos sem precisar arcar com um só centavo? Então conheça as melhores sugestões agora mesmo.

Antes de conhecer qual melhor editor de vídeo grátis, conheça também alguns recursos para aprimorar sua experiência. Leia também:

Editor de vídeo grátis Avidemux

Com o Avidemux é possível fazer edições básicas e gratuitamente (Fonte: Reprodução)
Com o Avidemux é possível fazer edições básicas e gratuitamente (Fonte: Reprodução)

Se a sua intenção é realizar ajustes simples com base em vídeos baixados ou até mesmo gravados, um bom editor de vídeo grátis é o Avidemux. Ele não é apenas simples. mas também é ideal para iniciantes nesse universo. Basicamente, com ele é possível editar vídeos grátis, desde que você precise fazer correções pequenas, como ajuste de brilho e cor, por exemplo.

Por meio dele, você pode ajustar subtítulos, incluir logo e outros detalhes que ajudem a personalizar seu conteúdo. Tudo isso somado ao fato de que esse é um software bastante leve e estável, o que é um diferencial em comparação a ferramentas profissionais, que exigem mais do computador.

Lightworks

O Lightworks é compatível com diferentes sistemas operacionais (Fonte: Reprodução)
O Lightworks é compatível com diferentes sistemas operacionais (Fonte: Reprodução)

Outra boa opção para quem quer começar a editar vídeos grátis é o Lightworks. Ele possui versões gratuitas para diferentes sistemas operacionais, como Windows, Linux e também Mac. Como diferencial, podemos destacar sua elevada gama de opções para ajustes, bem como ferramentas mais avançadas.

Com ele, é possível renderizar vídeos em segundo plano e ainda conferir um preview de efeitos aplicados. Mas, diferente da opção anterior, esse editor de vídeo grátis não é tão intuitivo. Por isso, ele é mais indicado para quem possui alguma experiência na arte de criar conteúdos em vídeo e deseja ampliar suas possibilidades e soltar a imaginação. Além disso, no plano gratuito é possível apenas exportar no formato Mpeg.

O YouTube também possui um editor de vídeo grátis

Uma ferramenta de edição totalmente e gratuita. (Fonte: Shutterstock)
Uma ferramenta de edição totalmente e gratuita. (Fonte: Shutterstock)

Muitas pessoas não sabem, mas o YouTube também fornece um serviço bem intuitivo para editar vídeos grátis! O lado positivo do YouTube Vídeo Editor é que ele é totalmente online, o que já conta alguns pontos para quem não quer sobrecarregar o computador.

Por meio dele, o usuário pode desde ajustar diferentes vídeos e realizar cortes para alterar a duração final do conteúdo. Para tanto, é necessário apenas ter uma conta ativa no YouTube e pronto! Mas, vale mencionar que somente os vídeos que estiverem em sua conta poderão ser editados.

Windows Movie Maker

O Windows Movie Maker é um editor de vídeo grátis básico para ajustes simples (Fonte: Reprodução)
O Windows Movie Maker é um editor de vídeo grátis básico para ajustes simples (Fonte: Reprodução)

Se você está em busca de opções descomplicadas, a dica é apostar no Windows Movie Maker! Com ele, é possível editar vídeos grátis com recursos simples. A ferramenta é bastante intuitiva para realizar transições e até mesmo compor ajustes simples.

Um dos diferenciais desse software é a facilidade em compartilhar suas edições em diferentes redes sociais, bem como outros serviços de armazenamento. Por outro lado, como ponto negativo, podemos citar os formatos suportados para importar seus conteúdos.

ShotCut é ótimo editor de vídeo grátis

Edite seus vídeos com facilidades e recursos diferenciados. (Fonte: Reprodução)
Edite seus vídeos com facilidades e recursos diferenciados. (Fonte: Reprodução)

Se você prioriza facilidade e eficiência quando se trata de saber qual melhor editor de vídeo grátis, uma boa sugestão é o ShotCut. Embora simples, ele garante bons resultados, principais para compor ajustes criativos e diferenciados.

Por meio do app, o usuário pode recorrer ao uso de filtros para realizar correção de cor, alteração de contraste e brilho, saturação e outros. Além disso, é possível realizar recortes e uma série de outros recursos. Um ponto bastante positivo desse app é a enorme variedade de formatos de arquivo, o que garante mais versatilidade!

Blender: um editor de vídeo para PC grátis e criação 3D

Um editor de vídeo grátis integrado com ferramentas 3D (Fonte: Reprodução)
Um editor de vídeo grátis integrado com ferramentas 3D (Fonte: Reprodução)

Aqui, mais do que simplesmente um editor de vídeo grátis, o usuário poderá se render às criações 3D. É uma ferramenta versátil, já que o editor de vídeos é integrado.

Por meio dele, você pode obter ferramentas básicas como realizar montagens, cortes e até mesmo alguns recursos mais avançados, tais como visualização prévia ou compor máscaras. Como esse é um dos editores de vídeo grátis mais usados para projetos 3D, vale mencionar que ele ocupa bastante memória do computador. Já no quesito compatibilidade, ele pode ser usado nos sistemas operacionais Windows, Linux e Mac.

Você também pode aprender a editar imagens de forma profissional e obter conteúdos ainda mais completos, sabia? Aqui no Zoom nós também já falamos sobre o Photopea, um editor de fotos grátis e online!