Quem são Siri, Cortana e Alexa? Conheça as assistentes virtuais

Saber quem são Siri, Cortana e Alexa é sinônimo de compreender sobre o avanço e importância das assistentes virtuais

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Compartilhe:

Você por acaso sabe quem são Siri, Cortana e Alexa? Para começar, elas são assistentes virtuais que se fazem cada vez mais presentes em nossa rotina! Afinal, elas permitem muitos recursos no que diz respeito a obter rápidas respostas sobre uma série de questões. Por meio delas, o usuário pode fazer perguntas diversas, como saber como será o clima para um determinado dia, quando aquele programa de televisão irá passar e muito mais.

Um dos pontos de destaque no uso dessas assistentes virtuais é que tudo pode ser feito de maneira muito intuitiva. Você ainda não bateu um papo com seu assistente virtual hoje? Então dê um Zoom neste conteúdo e saiba quem são Siri, Cortana e Alexa - confira algumas curiosidades, informações e dicas que poderão favorecer ainda mais o uso desse recurso!

Quem são Siri, Cortana e Alexa

Com recursos cada vez mais avançados e inteligência, as assistentes virtuais fazem parte do cotidiano de muitas pessoas (Fonte: Shutterstock)
Com recursos cada vez mais avançados e inteligência, as assistentes virtuais fazem parte do cotidiano de muitas pessoas (Fonte: Shutterstock)

Para começar, saber quem são Siri, Cortana e Alexa consiste em compreender que se tratam de assistentes virtuais. Elas permitem agregar facilidade para muitos usuários, indo até mesmo além de um simples sistema operacional com capacidade de executar comandos por voz. Com um avanço cada vez maior, esses assistentes permitem que você possa solicitar uma chamada de voz, fazer envio de mensagens de texto e até mesmo postar comentários em uma determinada rede social.

Além disso, a tendência é que com esse recurso o usuário possa receber sugestão de compras e até mesmo obter conselhos sobre como conduzir suas finanças e vida amorosa. Tudo isso é possível justamente porque eles são baseados em inteligência artificial, o que lhe confere a capacidade de aprender a interpretar as nossas necessidades – e, em muitos casos estabelecer uma interação divertida e inusitada!

Siri

A assistente virtual da Apple é a Siri, uma das mais famosas do mundo (Fonte: Shutterstock)
A assistente virtual da Apple é a Siri, uma das mais famosas do mundo (Fonte: Shutterstock)

Se você pesquisar quem são Siri, Cortana e Alexa logo descobrirá que justamente a primeira é uma das das assistentes virtuais mais famosas! A Siri é a assistente virtual da Apple, que é dotada até mesmo de um humor bastante evidente e, em alguns casos, suas respostas ácidas acabam surpreendendo muitos usuários. As interações possíveis são quase inesgotáveis, tanto que é possível fazer perguntas sobre relacionamento amoroso e amizades ou até mesmo fazer alguns pedidos bem inusitados.

A Siri foi lançada em 2011 para o iPhone 4S e, logicamente, sua evolução no decorrer da última década é algo incontestável. Sua versão em português ficou acessível em 2015, possibilitando que muitos brasileiros pudessem buscar informações na internet, escrever e ler e-mails, solicitar a aberturas de aplicativos, solicitar um Uber ou até mesmo pedir uma playlist musical baseada em seu humor do dia! Como ela tem bastante personalidade, contar piadas, cantar ou distribuir elogios não é algo difícil!

Cortana

A Cortana foi lançada para Windows Phone 8.1 em 2015 (Fonte: Shutterstock)
A Cortana foi lançada para Windows Phone 8.1 em 2015 (Fonte: Shutterstock)

Outro assistente virtual que se destaca no mercado é o Cortana, que foi originalmente lançado para Windows Phone 8.1 em 2015. Por meio dessa assistente o usuário poderá manter sua agenda organizada e manter seus compromissos sempre em dia. Para isso, basta dizer “Ei, Cortana” e solicitar o comando desejado.

Quem quer saber o que são Siri, Cortana e Alexa, poderá perceber que as funções são bem similares. Ou seja, realizar o envio de e-mails, pedir que ela lhe ajude a traduzir expressões e frases em outro idioma, ou até mesmo ter um apoio de um dicionário completo de palavras. Tudo isso somado a um bom senso de humor – ela pode até mesmo contar piadas, histórias e cantar para você. Quer uma dica? Pergunte para ela quem são Siri e Cortana e divirta-se!

Alexa

A Alexa é a assistente virtual desenvolvida pela Amazon (Fonte: Shutterstock)
A Alexa é a assistente virtual desenvolvida pela Amazon (Fonte: Shutterstock)

Agora que você já sabe quem são Siri e Cortana, é hora de conferir sobre a Alexa! Ela é uma assistente virtual criada pela Amazon, que ficou acessível no mercado em 2014 em conjunto com a Echo (primeira caixinha de som inteligente). Diferente das opções anteriores, a Alexa surgiu com um foco maior em ajudar os usuários em tarefas cotidianas, principalmente em compras realizadas na loja virtual. Bater um papo com a Alexa pode ser uma experiência até mesmo divertida, afinal, ela é capaz de responder diferentes questões e ainda realizar tarefas simples.

É possível pedir que ela configure alarmes, falar como está o trânsito da sua região, alertar sobre a previsão do tempo e selecionar playlists de música. Outro ponto importante é que a Alexa não é atrelada a um só sistema operacional, o que permite que ela seja compatível com o Android, Windows 10 e IOS (embora sua interação com o iPhone seja mais limitada). Ela ainda pode ser conectada a diferentes tipos de dispositivos, como geladeiras, micro-ondas, controles remoto, TVs, fechaduras, lâmpadas inteligentes e outros. Inclusive, você pode até mesmo saber como acompanhar o BBB 21 com a ajuda da Alexa!