Zoom indica em PC / Computador

Sony VPCL117FX ou iMac 2400S: beleza ou funcionalidade?

O duelo dos PCs que carregam tudo no monitor.

por Felipe Brito - Especialista em Tecnologia.

Se você sempre sonhou em ter um computador que fosse capaz de realizar todo o tipo de tarefa e que ocupasse pouquíssimo espaço, a Apple e a Sony possuem ótimas opções para você. Entre modelos de computadores All-in-One, acompanhe um comparativo entre o Sony VPCL117FX e o Apple iMac 2400S.

 

Sony VPCL117FX

Apple iMac 2400S 

Design 

 

 

Conectividade 

 

 

Sistema operacional 

 

 

Uso para trabalho 

 

 

Uso para jogos 

 

 

Capacidade multimídia 

 

 

Design

A Sony fabrica produtos de excelente design e esse computador tudo-em-um não é exceção. O Sony VPCL117FX possui uma carcaça retangular apoiada por uma base vazada. A cor predominante é o preto tradicional dos produtos da empresa japonesa. O teclado e o mouse acompanham as linhas retas do computador da Sony.

Esse All-in-One tem um conjunto é sóbrio e sofisticado. A tela de 24 polegadas é de LCD com resolução Full HD, ou seja, é capaz de exibir imagens em alta definição total. E com um detalhe importante: ao contrário do iMac, ela é touchscreen, ou seja, sensível ao toque. Dá para navegar na Internet, entrar nas redes sociais e manipular suas fotos com muita facilidade.

O design do iMac, por outro lado, é sempre de bom gosto. Enquanto a Sony optou por um desenho mais contido, o Apple iMac 2400S é futurista e super elegante. Na frente, o Mac 2400S tem uma tela Full HD de 21.5 polegadas, 3 a mais do que o PC da Sony.

A tecnologia do display também é mais moderna: o LCD é retroiluminado por LED, uma novíssima tecnologia de iluminação, responsável por deixar as imagens mais cristalinas e mais vívidas.

Conectividade

A Sony levou a sério o conceito de computador All-in-One quando desenhava o Sony VPCL117FX. Ele tem praticamente todos os bons elementos de conectividade que um PC precisa contar hoje em dia. Com ele, você se conecta a qualquer tipo de rede sem fio, já que aceita os padrões mais atuais (B, G e N).

Se apenas tiver acesso à Internet com fios, sem problemas: você usa a entrada Ethernet RJ-45. Se você tem um headset sem fio ou precisa transferir arquivos do celular para o computador, pode usar o protocolo de comunicação sem fio Bluetooth. Já se você tem vários pen drives, HD externos e câmeras fotográficas digitais, pode conectá-los, todos ao mesmo tempo, usando as cinco portas USB 2.0 do computador.

Há ainda uma porta Firewire, para conexão com filmadoras mais antigas. Por fim, há um leitor que lê dois tipos de cartões de memória: Memory Stick e SD.

Enquanto o computador da Sony oferece suas conexões na lateral e na parte traseira, a Apple preferiu deixar todas as suas portas na parte de trás da tela. Lá, o Apple iMac 2400S conta com 4 portas USB 2.0, uma a menos do que o PC da Sony. Por outro lado, o Mac conta com a porta de conexão Thunderbolt, que é dezenas de vezes mais rápida que a porta USB.

Uma desvantagem em relação ao tudo-em-um da Sony é que o iMac só consegue ler um tipo de cartão de memória, o desconhecido SDXC. Se você tem vários cartões de memória espalhados entre celulares e câmeras fotográficas digitais em casa, pode ficar na mão. Quando o assunto é Bluetooth, Wi-Fi e acesso à internet, dá empate: o Apple iMac 2400S também conta com as mesmas tecnologias do Sony VPCL117FX.

Sistema Operacional

O Sony VPCL117FX vem com Windows 7 Home Premium integrado. Essa é uma boa notícia para quem está acostumado a usar o sistema operacional da Microsoft. Entretanto, o Windows 7 não é desenhado para rodar em telas touchscreen. Pode esperar alguns percalços e soluços na hora de operá-lo. Mas se optar por usar o mouse, não deve ter muitos problemas.

Entre modelos de iMacs, no caso do Apple iMac 2400S, ele roda em um sistema operacional próprio, o Mac OSX. Ele já existe há algum tempo e uma de suas últimas versões se chama Mac OSX Snow Leopard. O sistema operacional da Apple não é difícil de usar. Aliás, ele é bem intuitivo e elegante. Mas pode assustar a quem ainda não o conhece. Alguns programas são especificamente voltados para rodar no Windows e não rodam em Macs.

Mas se mesmo assim você não abre mão do Windows, é possível instalá-lo no Macintosh. Nesse caso, você recorre à funcionalidade Boot Camp, que lhe dá a opção de instalar o Windows de sua preferência no computador.

Uso para trabalho

Apesar do Sony VPCL117FX ser voltado para uso multimídia, você pode trabalhar no computador sem problemas. Como ele vem com o Windows 7 Home Premium, você pode instalar a versão mais recente do Office e carregar os arquivos do computador antigo. Usar a tela touchscreen para trabalho não é muito indicado. Nesse caso, você vai gostar de usar o teclado e mouse sem fios do VPCL117FX.

O Apple iMac 2400S também conta com mouse e teclados sem fios. A diferença é que, como dito anteriormente, o iMac possui o sistema operacional Mac OSX. Há uma versão do Office especificamente voltada para funcionar nesse sistema.

Os arquivos salvos podem ser abertos em PCs normalmente. Mas quando o assunto é software corporativo... aí você terá um belíssimo problema em mãos. Os softwares corporativos costumam rodar exclusivamente no Windows. Mas se você trabalha com aplicações gráficas e edição de vídeos, aí o iMac é mais indicado.

Uso para jogos

Um dos pontos fortes do Sony VPCL117FX é sua capacidade para rodar bons jogos. Os games mais recentes precisam de uma placa de vídeo dedicada e um bom número de gigabytes de memória RAM. O VPCL117FX tem as duas coisas.

Ele conta com uma placa de vídeo NVIDIA GeForce GT 240M de 1GB de memória dedicada mais 6GB de memória RAM, o que deve ser suficiente para você rodar gráficos de jogos com altíssimas definições.

Apesar do Mac contar com uma placa de vídeo e processador mais poderosos do que o PC da Sony, a má notícia é que nem todo jogo é compatível com os computadores Apple. Se o jogo de sua preferência não tem versão para Macs, você deve optar pelo Sony.

Capacidade multimídia

Você vai poder rodar vídeos e filmes em alta definição com o Sony VPCL117FX e, de quebra, com uma grande qualidade sonora. O diferencial do VPCL117FX em relação ao iMac é que ele conta com a porta S/PDIF, a conexão de áudio digital para Home Theaters.

Como ele lê, além de DVDs/CDs, filmes de alta definição Blu-Rays, você pode fazer a distribuição sonora de filme em várias caixas de som, reproduzindo uma experiência similar ao cinema. Se quiser, pode conectá-lo a uma TV de alta definição, usando a saída HDMI do computador.

Tudo supervisionado por você, à distância, usando um controle remoto incluído. Se quiser gravar seus próprios discos Blu-Rays, também consegue. Como os discos carregam até 50 GB de dados, dá para guardar vários filmes em alta definição nos disquinhos.

Assim como o computador All-in-One da Sony, o Apple iMac 2400S conta com microfone e webcam integrados. A diferença é que a webcam do iMac é muito mais sofisticada do que o Sony VPCL117FX. Ela é de alta resolução.

Se você tem um amigo que possui um iPhone, iPad e iPod Touch, você pode fazer chamadas em vídeo de altíssima qualidade pela Internet com o programa Facetime. E ela serve para outros usos também, como no Skype, por exemplo.

O Apple iMac 2400S também roda vídeos e filmes em alta definição. Mas a principal desvantagem é que ele só lê CDs e DVDs. Outra desvantagem em relação ao Sony VPCL117FX é que o iMac não tem saída HDMI. Se você quiser espelhar o conteúdo do computador em uma TV de alta definição, vai ficar na mão. 

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em pc / computador