Ventoinha do PC: como funciona essa peça? Entenda a importância

Descubra como a ventoinha do seu PC funciona e a sua importância

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 3 min. de leitura.

Compartilhe:

O seu computador acaba aquecendo durante o uso, por conta da dissipação de calor que as peças produzem. Mas a temperatura pode ser menor se tiver ventoinhas instaladas.

Essas peças não são caras e auxiliam muito no desempenho geral do computador. Afinal, se houver um superaquecimento, os componentes podem apresentar algum tipo de problema. Se você quiser conferir como a sua máquina está performando, nós ensinamos como ver a temperatura do PC.

Neste texto, você vai entender um pouco mais sobre o funcionamento da ventoinha e como ela ajuda o seu PC. Dê um Zoom!

Estas matérias podem te ajudar também, confira!

Como as ventoinhas funcionam?

As ventoinhas são mini ventiladores instalados em seu computador (Foto: Reprodução/Shutterstock)
As ventoinhas são mini ventiladores instalados em seu computador (Foto: Reprodução/Shutterstock)

Conforme você utiliza seu computador, é normal que a temperatura dos componentes seja maior. E a depender da cidade onde você está, essa temperatura por ser maior ainda.

Com o superaquecimento das peças, podem surgir diversos problemas, podendo levar até a perda total de algum componente. Para que isso não aconteça, as ventoinhas são instaladas para auxiliar na dissipação do calor.

Esses pequenos ventiladores vão fazer o ar circular dentro da sua máquina e isso ajuda o resfriamento das peças. Em notebooks, a ideia é parecida, mas como não existe a possibilidade de se instalar novos componentes internamente, a solução são os coolers externos.

Estes coolers funcionam de maneira similar, além de servirem como base de apoio para o notebook. Alguns modelos também possuem portas USB extras, o que pode ser muito útil dependendo do seu uso.

Como as ventoinhas ajudam meu computador?

A circulação de ar é feita pela ventoinha no computador (Foto:Reprodução/Shutterstock)
A circulação de ar é feita pela ventoinha no computador (Foto:Reprodução/Shutterstock)

A ventoinha vai atuar como um circulador de ar no computador. Basicamente, ela irá “soprar” o ar quente produzido pelas peças para fora enquanto permite que um ar mais ameno entre em contato com os componentes.

Essa troca de ar não é prejudicial ao computador, visto que a refrigeração irá ajudar no desempenho da máquina.

Uma dica para melhorar a temperatura do computador é a limpeza regular dos componentes. Alguns desses componentes possuem ventoinhas próprias, como é o caso das placas de vídeo mais avançadas.

Limpar as ventoinhas auxilia na melhor circulação de ar, além de evitar que a sujeira entre em contato com as peças do interior.

Para computadores mais potentes, existe a opção de Water Coolers, onde são instaladas mangueiras com um líquido especial capaz de absorver o calor das peças.

Como escolher uma ventoinha para meu computador?

Alguns pontos devem ser vistos antes de escolher uma nova ventoinha (Foto: Reprodução/Shutterstock)
Alguns pontos devem ser vistos antes de escolher uma nova ventoinha (Foto: Reprodução/Shutterstock)

Caso você queira comprar uma nova ventoinha, deve considerar o espaço interno do seu gabinete, além da necessidade de mais ventilação no seu computador. Caso você tenha peças mais potentes, o aumento do calor é maior.

Uma dica interessante é adquirir kits com mais de uma ventoinha. O custo-benefício costuma ser mais interessante, além de você garantir que seu setup tenha ventoinhas iguais.