Entenda antes de comprar em PC / Computador

Windows, Mac OSX ou Linux: qual você escolhe?

Descubra qual é o sistema operacional ideal para seu PC.

por Felipe Brito - Especialista em Tecnologia.

Os sistemas operacionais são um dos elementos mais importantes dos computadores. Você, que passa a maior parte do tempo mexendo neles, certamente vai concordar que é muito bom ter um sistema operacional para PC estável e eficiente, com bons atalhos, softwares úteis e uma interface fácil de usar e amigável.

O Windows é o sistema operacional mais usado no mundo. Ele está presente em mais de 90% dos computadores do planeta. A Microsoft realmente domina o mercado de programas de computador e o Windows é seu carro-chefe.

Ele começou a ser desenvolvido em 1985 e de lá para cá sofreu algumas mudanças. A maior delas foi com o lançamento do Windows 95, um revolucionário sistema operacional para a época por apresentar gráficos interessantes e uma completa remodelagem das versões anteriores.

Se você achava o Windows 7 fácil de usar, experimente o Mac OSX. Esse sistema exclusivo para computadores Mac foi desenvolvido pela Apple em 2002. Desde então, ele vem embarcado em todos os computadores da marca, sendo constantemente atualizado.

O Linux é um sistema operacional de código aberto e livre. A Microsoft e a Apple detêm os direitos intelectuais e comerciais do Windows e do OSX, respectivamente. No caso do Linux, qualquer pessoa com conhecimento de programação pode incrementá-lo e alterá-lo.

 

 

Windows

Mac OSX

Linux

Design e Simplicidade

Compatibilidade

Segurança

 

Design e simplicidade

Você certamente deve conhecer as versões mais populares do Windows hoje em dia: Windows XP, Windows Vista e Windows 7. Esta última é a versão mais recente do sistema operacional da Microsoft. O Windows 7 possui várias versões para diferentes tipos de aparelhos e consumidores.

O Windows 7 é muito bonito, com um design simples, porém elegante, cheio de transparências e janelas que se sobrepõe com fluidez. De longe, a versão mais bonita já desenvolvida deste sistema.

A maior qualidade do Mac OSX é sua interface. Ela é amigável, intuitiva e elegante. É extremamente fácil de usar. Você certamente irá se impressionar com a navegação ímpar de um PC Mac OSX.

O OSX, em geral, faz as mesmas coisas que o Windows, só que de um jeito diferente. Ele tem uma tela principal com os programas mais usados na parte inferior. Conforme você passa o mouse, os ícones ganham animações bacanas. Ao contrário de um PC Windows, que fica bem pesado com múltiplos programas abertos, o Mac OSX é bem estável e aceita várias janelas abertas ao mesmo tempo sem dar problema.

O Linux tem uma interface parecida com a do Windows. Ele também tem algumas sub-versões, o Ubuntu é uma das mais conhecidas. A interface é bem amigável e fácil de usar. Você inclusive instala os programas como no Windows. No geral, a interface do Linux irá variar muito com a versão instalada deste sistema.

Porém, o Linux é mais, digamos, tecnológico, quer dizer, demanda um olhar mais atento com informática. Achar os softwares na Internet não é muito fácil, tampouco atualizar o sistema. Não há uma "assistência técnica oficial" por telefone ou pela web. Você tem que se virar na Internet e navegar nos fóruns e comunidades de usuários para "se achar". Se você gosta de inovação e curte "fuçar" seu computador, o Linux é para você.

Compatibilidade

O Windows 7 é mais compatível com os mais novos computadores. Mas ele é um sistema pesado e funciona muito, muito melhor em computadores novos, o que pode ser uma desvantagem.

Sua compatibilidade com acessórios melhorou. Agora, ele dá mais segurança quando você pluga periféricos, como pen drives, impressoras e HDs externos. Esse sistema operacional para PC também melhorou a compatibilidade com antigas versões do Windows. Isso quer dizer que, se você tiver um software que só roda em Windows XP, é bem provável que consiga rodá-lo no Windows 7 também. E a grande vantagem do Windows sobre os outros sistemas operacionais é que a maioria dos softwares existentes é feita para rodar nele.

A maior desvantagem do Mac OSX é que ele só funciona com programas desenvolvidos para ele e somente em computadores da Apple. Se você tem MSN no PC, precisa baixar uma versão exclusiva para Mac para rodá-lo no Mac OSX. E não é todo programa (e nem todo jogo) que tem versão para Mac. Se sua empresa trabalha com algum software bem específico, é melhor esquecer, já que ele não é "amigável" com softwares corporativos.

Uma coisa bacana do Mac OSX é que, ao contrário do Windows, você arrasta e solta programas na área de trabalho e você já sai usando. Muito prático! E ele já vem com programas bem bacanas instalados, como o incrível iMovie. Ele permite edições de vídeo semiprofissionais com um par de cliques e é bem fácil de usar.

Como o Linux é aberto, ele geralmente só roda softwares dessa mesma natureza. Aí surge a primeira desvantagem. Você começa a ter vários probleminhas que não sabia que existiam porque os sistemas desenvolvidos antes eram mais consolidados.

Por exemplo, se você pensa em instalar o Office em um PC Linux, esqueça. Para isso, existem algumas ferramentas que "virtualizam" o Windows no computador (por exemplo o CrossOver Linux e o Wine), mas nem sempre você tem garantia de estabilidade.

O que você pode fazer, no entanto, é instalar versões gratuitas do Office, como o Open Office. Ele reúne programas "genéricos" de Word, Excel e PowerPoint. Mas ele é um software bem limitado. Contudo, há outros softwares bons (e gratuitos) para Linux, como o Mozilla Firefox e o Gimp.

Se você gosta de games e precisa rodar aplicações gráficas pesadas, esqueça também. O Linux não conversa bem com a placa de aceleração gráfica do computador, responsável pelo processamento de vídeo.

Segurança

Falando em segurança, ela é infelizmente um ponto crítico do Windows. A vasta maioria dos vírus de computadores é desenhada para rodar no Windows. Os programas de antivírus costumam deixá-lo bem pesado e, às vezes, instável. Isso sem contar a dor de cabeça quando você tem que abrir configurações de segurança para falar no MSN ou jogar online.

No caso do Mac OSX, você pode ficar despreocupado. Um iMac quase não tem vírus desenvolvidos para ele. Talvez por ocuparem uma parcela menor do mercado, os hackers nem se preocupam em programar vírus para o ele.

O Linux também tem poucos problemas de vírus. Ele é um bom sistema contra as pragas virtuais, mas fica atrás do Mac OSX nesse quesito.

Resumindo

O Windows 7 tem uma longa tradição de sistemas operacionais nas costas e, desse modo, é mais consolidado e indicado para quem se sente mais confortável com ele e precisa de boa compatibilidade. O Mac OSX, por outro lado, é um sistema quase invulnerável a vírus e indicado para quem gosta de facilidade de uso e design. Já o Linux é para quem curte informática e tecnologia e quer customizar o sistema ao máximo e explorar todas as suas possibilidades.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em pc / computador