Logo Buscapé
Logo Buscapé

A ideia de que morar em apartamento é um impedimento para ter um cachorro já ficou para trás. Cachorros pequenos são ideais se você busca um companheiro para se adaptar a um espaço limitado. Existem várias raças de cachorros pequenos para apartamentos, cada uma com suas características especiais, e conhecê-las pode te ajudar a escolher o cãozinho que mais combina com o seu lar.

Um cachorro pequeno precisa de menos espaço para se divertir ou fazer suas necessidades. No caso das raças mais ativas, um passeio curto por dia é o suficiente para que o cãozinho descarregue a energia acumulada. Mesmo com todas essas facilidades, é importante certificar-se de que um novo amigo de quatro patas se encaixa no seu estilo de vida. Afinal, um animal de estimação sempre vai exigir cuidados, ainda que seja um cachorro de porte pequeno.

Além de personalidades únicas, cada raça de cachorro pequeno apresenta questões específicas de saúde a que os donos devem ficar atentos. Preparamos uma lista com todas as informações sobre 10 raças de cachorros pequenos para apartamentos. Dessa forma, você escolhe o seu companheiro com consciência. Confira!

Veja 10 raças de cachorro pequeno para ter em apartamento! (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Antes de adotar seu melhor amigo canino, veja como montar enxoval para cachorro e o que é preciso para ter um cachorro?

1.Shih Tzu

Shih Tzu (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

O Shih Tzu é uma das raças de cachorros pequenos para apartamentos mais populares atualmente. Esse cachorro pequeno é altamente adaptável e vive bem em um espaço limitado. Sua pelagem é abundante, mas não cai, ou seja, sem sujeira pela casa, nem provoca alergia, sendo ótimo para crianças. Ele é inteligente, atento e sociável, mas também gosta de sossego e não demanda atenção do dono o tempo todo.

Pelo temperamento tranquilo, o Shih Tzu não precisa de exercícios intensos, mas é bom que ele faça pequenas caminhadas para evitar o sedentarismo e a obesidade. A boa notícia é que se você já tem outro pet ou filhos, é bem provável que o seu Shih Tzu se dê bem com eles. No entanto, caso você queira manter os pelos do Shih Tzu longos, é preciso penteá-lo regularmente.

Além disso, o cuidado com a pele é fundamental, já que as doenças mais comuns à raça são dermatites (inflamações na pele) e otites (inflamações no ouvido). Outro ponto de atenção é que o Shih Tzu é braquicefálico, ou seja, tem o focinho achatado, curto. Essa característica pode dificultar a respiração do cachorro em dias quentes ou durante passeios intensos.

Os olhos levemente saltados também são motivo de cuidados para que o animal não sofra lesões que prejudiquem sua visão. Eles devem ser limpos regularmente com soro fisiológico e algodão, para que não acumulem secreção nos cantos. Por fim, um Shih Tzu pode viver entre 10 e 15 anos, e sua altura varia de 25 a 27cm e, o peso, de 4 a 8kg.

Sugestões de rações recomendadas para Shih Tzu:

2. Lhasa Apso

Lhasa Apso (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Frequentemente confundido com o Shih Tzu pela pelagem longa de cores variadas, o Lhasa Apso também é um cachorro pequeno para apartamento. Ele se diferencia da raça anterior por características físicas e comportamentais. Na aparência, é possível observar que as orelhas do Lhasa Apso são mais finas que as do Shih Tzu. O focinho é mais alongado e, os olhos, menos destacados.

Apesar do pouco tamanho, o Lhasa Apso tem um forte instinto protetor e de liderança e, por isso, é conhecido pela personalidade marcante e pela lealdade. Essa raça de cachorro pequeno pode ser um pouco desconfiada com estranhos, mas essa característica varia de acordo com a socialização do pet durante os primeiros anos de vida.

Ele pode ser adestrado desde cedo, com alto potencial para aprender vários comandos. Por outro lado, a raça se enche de ânimo na companhia de crianças. Apesar de não ser muito energético, nem de necessitar de exercícios intensos, o Lhasa Apso adora brincar. Além disso, é importante desembaraçar sua pelagem constantemente, para evitar nós, ou adotar a tosa bebê, que torna o cuidado mais prático.

Os problemas de saúde mais comuns ao Lhasa Apso são alergias e dermatites, que podem ser controlados com banhos regulares e shampoos especiais. A raça também pode desenvolver alguns problemas renais e de vista e, portanto, os tutores devem ficar atentos e contar sempre com os cuidados de um veterinário. Por fim, um Lhasa Apso pode viver entre 12 e 16 anos. A altura varia de 15 a 25cm e, o peso, de 5 a 7kg.

Sugestões de rações recomendadas para Lhasa Apso:

Vale a pena ficar de olho em tapetes gelados para manter o seu pet sempre fresquinho nos dias de calor - veja aqui a nossa lista com melhores opções!

3. Maltês

Maltês (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Ainda no grupo dos peludinhos, o Maltês é um cachorro pequeno para apartamento que se destaca pela cor totalmente branca. Esperto, amigável e cheio de energia, ele demanda bastante atenção de seu tutor, mas retribui com igual dedicação. Apesar do temperamento agitado, esse é um cachorro pequeno que se adapta bem à vida em apartamento.

O Maltês é confiante, tem instinto de liderança e pode ser genioso quando contrariado, apesar do comportamento predominantemente dócil. Uma ótima forma de contornar esse traço de personalidade é estimular a inteligência do pet: proponha brincadeiras que o deixem intrigado. Você vai se divertir e, ele, mais ainda.

Um cuidado fundamental é trabalhar desde cedo a ansiedade de separação, adaptando o cachorro a ficar sozinho por curtos períodos de tempo. Extremamente apegado à família, o Maltês não lida bem com a solidão. Como os demais cachorros pequenos de pelo longo, é preciso desembaraçar a pelagem constantemente ou optar pela tosa bebê.

Alergias e dermatites são problemas comuns à raça, assim como manchas escuras no canto dos olhos e na "barba". Shampoos específicos podem ser fortes aliados contra essas questões, mas sempre com a indicação de um veterinário. O Maltês também tem pré-disposição a problemas no fígado e em algumas articulações.

Apesar do alto nível de energia, o exercício físico do Maltês deve ser constante e equilibrado. Caminhadas suficientes para evitar a obesidade, já que a raça tem metabolismo lento, são a medida ideal. Por fim, um Maltês pode viver entre 12 e 15 anos. Sua altura varia de 25 a 28cm e, o peso, de 3 a 5kg.

Sugestões de rações recomendadas para Maltês:

4. Yorkshire Terrier

Yorkshire Terrier (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

A menor versão do Yorkie é considerada o padrão da raça, mas o Yorkshire Terrier é um cachorro pequeno para apartamento que pode ser encontrado em vários tamanhos. E o tamanho do Yorkshire Shire é o que menos influencia em sua adaptação ao apartamento. O que mais importa para ele é a companhia de seu tutor.

O Yorkshire Terrier é extremamente ativo e adora explorar os cantinhos do lar. Portanto, é fundamental tomar cuidado caso existam objetos de decoração ou cômodos que ofereçam algum risco para o animal no apartamento. Ele é confiante e independente, mas extremamente ligado à família.

É importante reforçar que o Yorkshire Terrier não é tão amigável com crianças ou outros animais, devido a seu temperamento arisco e determinado. No entanto, essa característica pode ser amenizada com a socialização. Por descender de cães caçadores, ele precisa de liberdade e exercícios constantemente, ainda que sejam caminhadas curtas.

A raça tem um sistema gástrico delicado e, por isso, o tutor deve ter cuidado redobrado com a alimentação. Além disso, sua pré-disposição a problemas dentários, como gengivite, exige cuidados especiais com a escovação. Fragilidade em articulações também são comuns à raça. Por fim, um Yorkshire Terrier pode viver entre 12 e 15 anos. A altura varia de 18 a 21cm e, o peso, de 2 a 4kg.

Sugestões de rações recomendadas para Yorkshire Terrer:

Quer mais informações antes de comprar um cercadinho para o seu pet? Confira aqui nossas dicas!

5. Cavalier King Charles Spaniel

Cavalier King Charles Spaniel (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Se você busca um cãozinho tranquilo, o Cavalier King Charles Spaniel é um cachorro pequeno para apartamento bem companheiro. Muito apegado aos donos, amigável com visitas, crianças e outros animais, essa é uma das raças mais dóceis que há. Ele é ativo, curioso, adora brincar e fica deitado por longas horas.

Outra característica marcante do Cavalier King Charles Spaniel é latir pouco. Ele não é de fazer barulho sem motivo, mesmo quando deseja atenção, o que pode ser positivo se você mora em um condomínio. Inteligente, a raça aprende rápido se for adestrada e não costuma ser teimosa, apesar de sensível.

A raça tem uma forte tendência a problemas cardíacos. Problemas nas articulações, especialmente nos joelhos, também são comuns, como na maioria das raças de pequeno porte. Otites podem ser recorrentes, já que o ouvido permanece abafado a maior parte do tempo pelas orelhas caídas. Os dentes também têm tendência a desenvolver placa bacteriana.

O tutor deve ficar atento a cuidados de higiene, como escovação dos dentes e limpeza dos ouvidos, e se assegurar com o veterinário de que o cachorro pode fazer exercícios para evitar o sedentarismo. Por fim, um Cavalier King Charles Spaniel pode viver entre 12 e 15 anos. Sua altura varia de 31 a 33cm e, o peso, de 5 a 8kg.

Sugestões de rações recomendadas para Cavalier King Charles Spaniel:

6. Spitz Alemão ou Lulu da Pomerânia

Spitz Alemão (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Esse pequeno vai encher o seu apartamento de alegria! O Spitz Alemão, conhecido como Lulu da Pomerânia, é um cachorro pequeno para apartamento tão espevitado quanto sua pelagem, que faz com que ele pareça ter o dobro do tamanho. Ele tem cinco tamanhos, mas o mais comum é o de porte pequeno, especialmente no Brasil.

Brincalhão e muito ativo, dificilmente você vai ver um Spitz Alemão obeso, já que eles adoram correr em qualquer espaço disponível. Ele é dócil e afetuoso com seus tutores, mas pode ser um pouco desconfiado com estranhos. Isso porque ele é um cachorro com forte instinto protetor e está sempre alerta a qualquer mudança no ambiente.

Pela sua energia e constante estado de atenção, o Spitz Alemão pode latir bastante, especialmente se viver em um ambiente agitado ou barulhento. No geral, a saúde dessa raça costuma ser ótima. Por conta do tamanho pequeno, eles são suscetíveis a lesões nas articulações e nos ossos, e podem apresentar baixa taxa de açúcar no sangue eventualmente. Por fim, um Spitz Alemão pode viver entre 12 e 18 anos. A altura varia de 18 a 22cm e, o peso, de 1 a 3kg.

Sugestões de rações recomendadas para Spitz Alemão:

Se o seu amiguinho de quatro patas sente muito calor, vale a pena apostar em piscinas para cachorro. Veja aqui os modelos!

7. Poodle Miniatura

Poodle Miniatura (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Uma das raças mais facilmente reconhecidas, o Poodle é um cachorro pequeno para apartamento famoso pela pelagem farta, cacheada e macia, de cores variadas. No entanto, o grande motivo da popularidade do Poodle é seu temperamento alegre e muito leal. Em suas versões menores, anão e toy, ele pode ter uma personalidade mais forte.

Considerada a segunda raça mais inteligente entre os cachorros, é preciso que o tutor fique atento durante os primeiros anos de vida para treinar tanta esperteza, senão a rebeldia pode superar a obediência. Independentemente dessa característica, o Poodle normalmente gosta de interagir com outros animais e com crianças, e se adapta facilmente a ambientes variados.

Essa raça de cachorro pequeno é bastante saudável e, portanto, os problemas de saúde que costumam surgir têm relação com a idade avançada. Fragilidade nas articulações dos joelhos e dos quadris, além de catarata nos olhos, são as doenças mais comuns. Por fim, um Poodle pode viver até 18 anos. Sua altura varia de 24 a 28cm e, o peso, de 3 a 6kg.

Sugestões de rações recomendadas para Poodle:

8. Dachshund

Dachshund (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

O famoso Salsichinha: o Dachshund é um cachorro pequeno para apartamento companheiro dos humanos. Além das patinhas curtas, a energia desse baixinho é sua característica mais marcante. Uma informação menos conhecida sobre o Dachshund é que a raça pode ter três tamanhos (grande, padrão ou miniatura) e três tipos de pelagem (pelo curto, pelo duro e pelo longo).

Elétrico, o Dachshund está sempre disposto a brincar ou passear, e não gosta de ficar sozinho. É protetor e costuma dar alertas sobre qualquer coisa que considere incomum. Para que fique mais calmo e centrado, é bom manter a rotina de exercícios em dia. O formato do corpo do Dachshund faz com que suas patinhas e sua coluna sofram com atividades de maior impacto, como saltos.

É importante que o tutor coloque rampas para que o cachorro tenha acesso a lugares mais altos e o treine para subir e descer somente por ali. Pela mesma razão, é fundamental cuidar da alimentação do animal para que ele não fique obeso. A atividade física é essencial a essa raça, mas sem exageros. Sem os cuidados apropriados, o Dachshund pode sofrer com hérnias quando fica velhinho. Por fim, um Dachshund pode viver até 18 anos. A altura varia de 20 a 22cm e, o peso, de 3 a 9kg.

Sugestões de rações recomendadas para Dachshund:

Afinal, qual é o melhor brinquedo para cachorro? Veja aqui nossa lista completa!

9. Pinsher Miniatura

Pinsher Miniatura (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

O baixinho mais destemido é o Pinsher Miniatura! Conhecido pelo temperamento forte e "estressado", a fama não faz jus a outros aspectos da personalidade desse cachorro pequeno para apartamento. De fato, os cachorros dessa raça são muito territorialistas, protetores e estão sempre alertas, prontos para latir para qualquer novidade.

Essas características podem ser confundidas com agressividade mas, na verdade, o Pinscher é elétrico, leal e companheiro. Além das atividades dentro do apartamento, a raça precisa de curtos passeios na rua para descarregar a energia. Ah, e cuidado com a relação entre o Pinscher e crianças. Brincadeiras mais brutas podem machucar o cachorro, que tem o corpinho frágil.

O animal pode não ser muito paciente com o assédio dos pequenos humanos. Por isso, o ideal é que seja feita a socialização enquanto o Pinscher ainda é filhote. Tirando a fragilidade física por conta do tamanho, essa raça tem boa saúde e só costuma apresentar doenças comuns à velhice, como problemas de articulação e de vista. Por fim, um Pinscher pode viver entre 12 e 15 anos. Sua altura varia de 20 a 30cm e, o peso, de 4 a 6kg.

Sugestões de rações recomendadas para Pinscher:

10. Pug

Pug (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Os olhinhos grandes e pidões já demonstram tudo o que Pug deseja: carinho e atenção. Esse cachorro pequeno para apartamento é extremamente companheira o amável. Ele adora ficar no colo recebendo carinho, mas também está sempre disposto a brincar. O Pug tem uma saúde delicada. Portanto, o tutor deve estar preparado para uma rotina de cuidados.

Manter o seu Pug saudável demanda uma certa atenção. O primeiro ponto é o focinho muito achatado, que faz com que o ar chegue aos pulmões do cachorro ainda quente, o que pode aumentar a temperatura do corpo do animal. Por isso, o ideal é que o Pug viva em lugares frescos.

As ruguinhas da carinha e do corpo também precisam de cuidados especiais para evitar a proliferação de fungos e bactérias, além de alergias. A recomendação é limpar constantemente com produtos recomendados pelo veterinário. O Pug ainda apresenta tendência à obesidade, então é preciso ficar de olho na alimentação do cachorro e manter uma rotina de exercícios leves. Por fim, um Pug pode viver até 18 anos. A altura varia de 20 a 30cm e, o peso, de 5 a 8kg.

Sugestões de rações recomendadas para Pug:

Dicas de produtos para cachorros pequenos

Agora que você já sabe quais são as raças de cachorro pequenos para apartamento, a gente te ajuda com algumas dicas do que ter em casa para cuidar do seu amigo de quatro patas.

Comedouro e bebedouro

A versão em aço inox, que traz os dois recipientes acoplados a um tapete do mesmo material, é prática e fácil de higienizar. No entanto, se quiser mais praticidade, vale dar uma olhada nos modelos automáticos que não deixam faltar comida e água para o seu pet.

Caminha para cachorro

Importante para manter o cachorro aquecido nos dias frios, mas também vira o cantinho de aconchego do animal. Vale destacar que existem diferentes modelos, como o estilo iglu, a caminha e até o colchonete.

Tapete higiênico para cachorro

O tapete higiênico ou estrado é fundamental para treinar o seu cachorro a fazer as necessidades no lugar certo desde filhotinho. Escolha um cantinho estratégico da casa para posicioná-lo e pronto!

Escova e pasta de dente para cachorro

A higiene bucal do cachorro deve ser feita regularmente, para evitar mau hálito, inflamação na gengiva e outros problemas de saúde;

Escova rasqueadeira para pentear

A escova ou o pente ideal variam de acordo com a pelagem e o tamanho do animal. Um bom modelo, mais versátil, é o Double Soft Chalesco. Ele oferece dois lados com cerdas diferentes, o que se adapta a situações e raças distintas.

Aproveite para comprar com desconto e cashback no Buscapé!

É normal gastar um pouco mais nos primeiros meses de vida do seu cachorro pequeno de apartamento. Mas as suas compras podem sair bem mais em conta com a ajuda do Buscapé, sabia? Isso porque além de poder conferir qual é o menor preço dos produtos e contar com cupons de desconto exclusivos, ainda dá para receber parte do dinheiro de volta com o Cashback Buscapé! Veja só como funciona essa vantagem:

especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!