Antipulgas para gatos: qual o melhor remédio antipulgas para gatos?

Em comprimido, em spray, em pipeta ou em formato de coleira? Veja qual o melhor antipulgas para gatos

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 6 min. de leitura.

Compartilhe:

Engana-se quem pensa que as pulgas não são um problema para os gatos e seus tutores. Afinal, os felinos estão sujeitos a essas pragas tanto quanto os cães, e mesmo os bichanos que não saem às ruas podem sofrer com infestações e picadas de pulgas. Por isso, os antipulgas para gatos são essenciais para a saúde e o bem-estar do animal.

Pequenas e desagradáveis, as pulgas são parasitas que incomodam de monte as vidas dos gato e, é claro, dos tutores. No animal, elas geram coceiras, estresses, desconfortos e podem até causar problemas de pele ou transmitir doenças graves. Para o tutor, elas são um pesadelo: além de infectar o felino, as pulgas podem infestar casas ou apartamentos, que vão necessitar de limpeza e higienização adequadas.

E como é sempre melhor prevenir do que remediar, o antipulgas para gatos é um produto que entra na lista de itens essenciais para os cuidados básicos do animal. Cuidar da saúde do pet deve ser sempre prioridade e, por isso, é fundamental decidir qual o antipulgas ideal para o bichano, seja ele em comprimido, spray, pipeta ou até em formato de coleira. Dê um Zoom e confira os melhores do mercado!

Leia também: Pulgas de gato: como tirar pulgas de gato?

Veja qual o melhor antipulgas para gatos! (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Veja qual o melhor antipulgas para gatos! (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Qual o melhor antipulgas para gatos?

O antipulgas para gatos é a melhor opção para prevenir e tratar esses parasitas no corpo do felino. Como prevenção, o remédio evita que essas pragas se instalem e se reproduzam. E caso o animal já esteja infectado, as pulgas entram em contato com o princípio ativo do remédio e morrem rapidamente, quebrando o ciclo de reprodução e evitando a disseminação.

Nesse sentido, é importante mencionar que o melhor antipulgas para gatos é o antipulgas mais apropriado para a idade, peso e condições do bichano. Atualmente existem opções de antipulgas para gatos filhotes ou adultos, para gatos pequenos ou grandes e em formatos de comprimido, spray, pipeta e coleira.

Na hora da decisão, não se esqueça de consultar o veterinário de confiança do seu pet. Esse é o profissional mais adequado para indicar um remédio ao animal. Nesta lista, separamos alguns dos modelos mais conhecidos e utilizados por tutores no mercado – uns mais caros, outros mais baratos, mas todos com eficácia e qualidade garantidas. Conheça!

Veja mais: Enxoval para gato: o que é preciso para ter um gato?

1. Revolution

O Revolution é um antipulgas para gatos em formato de pipeta

Da marca Zoetis, o Revolution é um antipulgas para gatos em formato de pipeta, ou seja, seu uso é administrado pela pele. Sua eficácia é a regular, que dura até 30 dias após a aplicação, e promete quebrar o ciclo das pulgas logo após o primeiro uso. Ele também pode ser usado em fêmeas lactantes e gestantes.

Além disso, o Revolution contribui para a desinfestação das pulgas no ambiente, que vão morrendo após terem contato com o produto. Existe uma versão única para gatos, que engloba felinos de pesos entre 2,6 e 7,5kg, sem variações que atendam a pesos fora desta faixa.

Para aplicar o Revolution, é indicado remover a tampa da pipeta e administrá-lo diretamente na pele, na região do dorso do bichano (entre a nuca e as escápulas). É um remédio de valor um pouco mais elevado, mas a unidade da pipeta acaba saindo mais em conta caso você compre o kit com três ampolas, por exemplo.

2. Comfortis

O Comfortis é um antipulgas para gatos com sabor mais agradável

Diferentemente do Revolution, o Comfortis é um antipulgas para gatos em formato de comprimido mastigável. Sua eficácia dura o período padrão para remédios do tipo, cerca de 30 dias após a primeira ingestão, e sua ação já começa a valer após 30 minutos da ingestão.

Além disso, o fabricante declara que o comprimido é palatável, ou seja, contém um sabor que agrada os felinos. Nem sempre é fácil fazer os gatos ingerirem comprimidos. Por isso, esta é uma boa opção para bichanos que encanam com este tipo de remédio.

O Comfortis oferece três diferentes embalagens, que variam de acordo com o peso do seu bichano: entre 1,9 e 2,6kg, entre 2,8 e 5,4kg e, também, entre 5,5 e 11kg. Portanto, na hora de adquirir o seu antipulgas, preste atenção ao peso do animal para comprá-lo corretamente.

3. Frontline

O Frontline é um antipulgas para gatos disponível em duas versões

Outra opção no formato de pipeta, o Frontline é um antipulgas para gatos da marca Merial. No entanto, o fabricante também conta uma versão em spray, sendo uma opção igualmente eficaz para felinos. Ambos os produtos são versáteis e têm a aplicação relativamente fácil, que dão a liberdade para o tutor escolher qual tipo prefere.

Um diferencial do Frontline Spray é que ele é recomendado especialmente para bichanos que têm livre acesso às ruas e ambientes externos, pois protege-os dos parasitas com mais intensidade e por até 45 dias. Para aplicar, é recomendado pulverizar o remédio em toda a pele e pelos do animal, conforme as instruções que constam na embalagem do produto.

Já o Frontline Plus, que é a versão em pipeta, oferece proteção contra ovos e larvas de pulgas -- essencial para combater as pulgas que estão no ambiente e não somente no corpo do gato, ajudando na desinfestação da praga na casa ou apartamento. A ação do Frontline Plus é prolongada por até um mês, e os efeitos começam a aparecer nas primeiras 48h após a aplicação.

4. Advocate

O Advocate é um antipulgas para gatos que serve para filhotes

Antipulgas para gatos da marca Bayer, o Advocate é uma opção de remédio em pipeta, com aplicação prática e ação imediata. Sua eficácia dura até 4 semanas, e ele pode ser utilizado também como antipulgas para gatos filhotes (a partir de 9 semanas de vida).

Um diferencial do Advocate é que ele não previne somente pulgas e carrapatos, mas também ácaros das sarnas otodécica, sarcóptica e demodécica e vermes intestinais. Sua aplicação é, como de costume, uma aplicação única e mensal no dorso do felino, na região da nuca.

Ele está disponível em duas embalagens, recomendadas para bichanos com pesos diferentes: uma até 4kg e outra entre 4 e 8kg. Além disso, existem as embalagens únicas e as opções "combo", que consistem em kits com três pipetas.

5. Bravecto

O Bravecto é um antipulgas para gatos que protege por até 3 meses

Desenvolvido pelo laboratório de saúde animal MSD, o Bravecto é um antipulgas para gatos em formato de comprimido mastigável. Opção relativamente nova no mercado, o remédio tem feito sucesso, pois conta com um diferencial notável: mesmo com dose única, seu tempo de eficácia é prolongado, oferecendo proteção por até 12 semanas.

O princípio ativo do Bravecto é uma substância chamada Fluralaner, que é um potente inseticida e acaricida. Após a ingestão pelo felino, o ciclo de vida e reprodução da pulga é quebrado, e os parasitas, tanto no animal quanto no ambiente, vão sumindo gradualmente.

Existem três embalagens de Bravecto, que variam de acordo com o peso do animal: para gatos de 1,2 a 2,8kg, de 2,8 a 6,25kg e, por último, de 6,25 até 12,5kg, no caso de gatos gigantes. É uma opção com custo mais elevado, mas levando em consideração o tempo de eficácia, pode sair bastante em conta pagar por tamanha duração e segurança.

6. Seresto

O Seresto é um antipulgas para gatos em formato de coleira

A Seresto é a famosa coleira antipulgas para gatos da marca Bayer, e ela certamente merece um lugar nesta lista. Popular entre tutores de cães e gatos, a coleira libera doses controladas de remédio de forma contínua no animal e no ambiente, sem deixar cheiros ou causar incômodos. Com tecnologia inovadora, ela solta o princípio ativo quando entra em contato com a gordura da pele do pet.

De um material resistente e ajustável, a Seresto se adapta ao formato do pescoço do seu bichano. Além disso, ela possui trava de segurança e é resistente à água. Um único contra é que a coleira pode acabar incomodando um pouco o pet, caso ele não esteja acostumado com o item em contato com o corpo.

Seu principal diferencial é o tempo de eficácia: essa coleira antipulgas para gatos promete proteger felino de parasitas por até 8 meses de uso contínuo.

Veja aqui as melhores ofertas do antipulgas para gatos Seresto!

Leia também:

  • Ração para gato: veja as 10 melhores rações para gatos
  • Sachê para gato: qual é a melhor ração úmida?
  • Coleira para gato: veja os principais modelos e entenda para que servem