Logo Buscapé
Logo Buscapé

Um briquedo para gato pode ser até uma simples bolinha de lã, e não é é à toa que os bichanos transformam objetos cotidianos em fonte de diversão. Independentes e habilidosos, eles são animais que precisam se manter ativos diariamente. Brinquedos interativos para gato sao excelente opção para que eles gastem energia e mantenham a saúde e o bem-estar.

Ao adotar um gatinho, é importante deixá-lo à vontade para estudar e explorar o ambiente. Para que o pet se sinta ainda mais em casa, o ideal é ter brinquedos que permitam ao felino exercer suas habilidades naturais, como caçar e arranhar, por exemplo. Por isso, é fundamental dar preferência aos acessórios que são capazes de despertar a interatividade do bichano.

Antes mesmo de comprar um brinquedo para o seu gato, deve-se entender a idade, a rotina e o temperamento animal. Isso porque as opções no mercado são diversas e vão desde brinquedos interativos, com sons e texturas, a brinquedos que simulam situações do dia a dia, como túneis e tocas para se esconder.

No fim, entre arranhadores, varinhas, bolinhas, pelúcias, lasers, circuitos e interativos, o que você precisa é de um acessório para estimular a atividade física e mental do seu gatinho, além de diverti-lo bastante, é claro. Conheça os melhores brinquedos para gato e saiba as funções de cada um!

Petiscos para gatos: quais são os melhores snacks?

Existem vários modelos de brinquedo para gato: arranhador, varinha, bolinha, ratinho, laser e circuito são alguns exemplos (Reprodução/Shutterstock)

Arranhador para gato

O arranhador é um acessório fundamental para o bem-estar do gato (Reprodução/Shutterstock)

Além de um simples brinquedo para gatos, o arranhador é necessário para o bem-estar do bichano: ele permite que o pet se alongue, se esfregue e possa afiar ou aparar as unhas.

Seu material pode ser de papelão, feltro ou sisal, sendo esse último o mais conhecido e o de maior durabilidade. Existem modelos mais básicos, somente com o arranhador em si, e outros mais elaborados, com bolinhas ou túneis em sua composição.

Um modelo bem completo é o Arranhador Casa com Rede, Pena e Bolinha, da Dodytoy Brinquedos. Ele reúne, em um único brinquedo, o arranhador, além de uma pena interativa, uma bolinha, uma rede para seu gatinho descansar e uma casinha para ele curtir aquele soninho da tarde. O brinquedo também é ideal para quem tem mais de um gato em casa.

Arranhador Para Gato Casa Com Rede Pena E Bolinha

  • Ideal para quem tem um ou mais gatos em casa
  • Não emite som
  • Feito em sisal natural
  • Tecido 100% poliéster

Outra opção, menos completa porém mais em conta, é o Arranhador Estimulador com Bolinha Cat Play. Além do espaço do arranhador, feito em papelão (e, por isso, com menos vida útil que arranhadores em sisal), há uma circunferência para que o gato possa brincar com uma bolinha.

Arranhador Estimulador com Bolinha Cat Play

  • Arranhador feito em papelão
  • 45 cm de circunferência
  • Estímulo duplo, com o espaço para arranhar e também a bolinha

Vai curtir a estrada com seu bichano? Veja o que é preciso para viajar com seu gato.

Varinha para gato

A varinha normalmente vem com uma bolinha ou penas em sua ponta (Reprodução/Shutterstock)

Se o objetivo é aumentar a interação entre o dono e o gato, a varinha é o brinquedo para gato ideal para para isso. Em diferentes cores, tamanhos e modelos, o objeto ajuda o felino a se exercitar, possibilitando que ele exerça seu instinto de caça.

Filhotes costumam gostar desse acessório, já que ele permite que o pet se desenvolva mais fisicamente. O material deste produto costuma ser fácil de morder, além de gerar uma satisfação no bichinho quando ele consegue capturar a bolinha que está presa na ponta da varinha.

Opção acessível, a varinha Cat Toy Pom Pom Pluma é perfeita para aliviar os sintomas de estresse do seu gato. O cabo, com cerca de 50 cm, tem um pompom de 28 cm em sua ponta.

Varinha Cat Toy Pom Pom Pluma

  • Cabo em plástico
  • Plumas sintéticas
  • Não emite som

Bolinha ou ratinho para gato

A bolinha é recomendada para exercitar o físico e as funções cognitivas do gato (Reprodução/Shutterstock)

Apesar de mais simples, a bolinha (ou o ratinho, que costuma ser do mesmo tamanho) faz com que o pet se movimente bastante - ou seja, um excelente brinquedo para gato. O movimento rápido do acessório, que por diversas vezes vem acompanhado de um guizo, estimula a audição e o físico do pet. A bolinha é uma ótima opção para deixar o felino brincar sozinho.

Além disso, esse é um produto que dificilmente será destruído pelo animal. Por ser produzida com materiais resistentes, a bolinha é um brinquedo durável e, por isso, ainda mais segura para o gato.

Uma de suas versões é o Brinquedo Napi Bolinha para Gatos. Em cores variadas, a bolinha é vazada e tem um guizo em seu interior, trazendo um estímulo a mais para as brincadeiras do seu gato. Com preço acessível, pode virar o brinquedo favorito do seu bichano.

Brinquedo Napi Bolinha para Gatos

  • Contém guizo e emite som
  • Feita em plástico

Outra opção é o brinquedo em forma de rato. Se a bolinha tinha o guizo como estímulo, o Ratinho Pelúcia Que Vibra Para Gato se mexe ao ser acionada uma corda. Entre os brinquedos interativos para gato, essa é uma escolha que promete muita diversão a baixo custo.

Ratinho Pelúcia Que Vibra Para Gato

  • Feito em plástico e poliéster
  • Não precisa de pilhas nem carregamento

Pelúcia para gato

A pelúcia é ótima para aliviar o estresse do gato, mas precisa ser lavada com frequência (Reprodução/Shutterstock)

Ótimos para aliviar o estresse do gato, os bichinhos de pelúcia podem ajudar a diminuir a ansiedade do animal. O importante é que esse brinquedo tenha o tamanho ideal para que o felino utilize as patas dianteiras e traseiras para abraçar ou brincar com o acessório. É aquele brinquedo para gato que vem com uma dose extra de fofura.

A pelúcia costuma ser maior que os outros brinquedos. Por isso, é necessário ter cuidado para que o gato não se assuste. Ah, e não se esqueça de manter esse produto sempre limpo e higienizado, já que a pelúcia é um item mais fácil de sujar.

Laser para gato

O laser precisa ser próprio para gato para não prejudicar a saúde do felino (Reprodução/Shutterstock)

Esse é um brinquedo para gato que funciona com ponto de luz e que pode ser utilizado em qualquer lugar em que o laser possa ser refletido, como o chão e as paredes, por exemplo. O laser é indicado para quando o dono não quer ou não pode se movimentar junto com o gato durante a brincadeira.

Alguns gatos, no entanto, podem não mostrar interesse em brinquedos de pontos luminosos, já que esse tipo de produto não pode ser mordido ou "capturado". O ideal, também, é evitar os lasers comuns, pois esses podem fazer mal à visão do felino. E uma dica é estimular a brincadeira com petiscos uma vez que a luz provocada pelo laser não pode ser capturada pelo gato. Sem a recompensa, a brincadeira pode ser frustrante para o seu bichano.

O laser para gatos da Pet Games é uma opção para o seu gato se divertir. É um estimulante contra sedentarismo, depressão e ansiedade, promovendo a atividade física e mental dos gatos.

Brinquedo para Gato Pet Games Cat Laser

  • Laser desenvolvido especialmente para gatos
  • Evitar a área dos olhos dos gatos
  • Funcionamento a bateria (3 do modelo LR 44)

Estimular as brincadeiras com alimentos é uma ótima maneira de encerrar a brincadeira com seu gato. Veja 9 opções de ração para o seu felino.

Túnel ou circuito para gato

O túnel ou circuito é comumente utilizado para gastar energia do gato (Reprodução/Shutterstock)

Engana-se quem pensa que é preciso bastante espaço em casa para ter um túnel ou montar um circuito para gato. Atualmente, existem diversas opções no mercado, sendo algumas delas até retráteis ou dobráveis. Esse brinquedo para gato é ótimo para o felino gastar ainda mais energia.

Feito em materiais variados, normalmente esse produto é produzido em nylon, o que confere segurança ao pet. Por ser fácil de montar e desmontar, o túnel ou circuito é um acessório que pode ajudar a manter a casa limpa e organizada.

Para esconder petiscos

Brinquedos que escondem petiscos ou jogos de inteligência estimulam a mente do gato (Reprodução/Shutterstock)

Além de estimular a mente, esse tipo de brinquedo ajuda a prevenir alguns problemas de saúde no gato. O produto cria obstáculos e promove desafios para que o pet consiga pegar o petisco escondido nele. Ou seja, ao fim da brincadeira, o animal ganha uma recompensa.

Esse acessório pode ser utilizado pelo gato mesmo quando ele está longe do dono. Ele exercita as funções cognitivas do felino e exerce ainda mais o olfato do animal. Jogos de inteligência como esse costumam, inclusive, ser bastante recomendados por veterinários.

Uma das opções desse brinquedo para gato reúne o atrativo de esconder petisco com outras duas alternativas para divertir seu bichano: um rato e uma bolinha. O Kong Cat Playground tem uma circunferência onde seu gato vai poder brincar com uma bola, um ratinho com catnip, ou erva do gato, para estimulá-lo, e um dispenser para esconder ração ou petiscos, que ele vai precisar girar para encontrar.

Kong Cat Playground

  • Três brincadeiras em um mesmo brinquedo
  • Ideal para brincar individualmente
  • 24,5 cm de diâmetro

O que não pode faltar para um gato se divertir?

Gatos são caçadores por natureza. Apesar de domesticados, eles possuem essa característica, até mesmo aqueles que vivem em um apartamento, por exemplo. Brincadeiras que simulam o hábito são ótimas para que ele possa se divertir. Os brinquedos da lista são excelentes opções.

Para que seu gato se divirta diariamente e mantenha hábitos saudáveis, observe que tipo de brincadeiras ele mais gosta e estimule sempre com recompensas, como petiscos ou sachês.

O que é preciso para virar um pai ou mãe de gato? Confira lista com produtos para gato que todo dono deve ter.

Com o que o gato não pode brincar?

Pra brincar com seu gato, evite brinquedos que não são apropriados para os bichanos, como os que contêm materiais que possam se soltar e ele possa engolir, lasers que não são feitos para os pets e outros materiais nocivos a eles. Entenda os hábitos do gato e procure ajuda com um médico veterinário para uma orientação profissional.

Brincar com seu gato é essencial para a saúde do pet (Reprodução/Shutterstock)

Quanto tempo devo brincar com meu gato por dia?

Especialistas indicam que o ideal é brincar de duas a três vezes por dia com seu gato. Não precisam ser sessões longas. Estímulos curtos, que se encaixam facilmente no seu dia a dia, são suficientes para que seu gato continue feliz e saudável.

Vale a pena usar coleira no seu felino? Lista traz diferentes modelos de coleira para gatos e para que servem.

Baixe o app do Buscapé

Acesse ofertas e conteúdos na palma de sua mão. Ative seu cadastro no Buscapé e receba ofertas, benefícios como cashback e mais. Veja como criar sua conta e confirmar seu cadastro:

especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!