Entenda antes de comprar em Pisos e Revestimentos

Como limpar piso laminado

Veja dicas e truques para deixar o seu piso laminado brilhando de tão limpo!

como limpar piso laminado
por Gustavo Martins - Especialista em Casa.

O piso laminado é uma opção relativamente barata e fácil de ser colocada, já que você não precisa retirar o piso anterior para assentá-lo – ele pode ser colocado por cima mesmo. Além disso, ele traz um resultado visual muito bonito, deixando sua casa até mais aconchegante.

Porém, apesar de bonito e fácil de instalar, o piso laminado exige alguns cuidados, especialmente no que diz respeito à limpeza.

Pensando nisso, nós preparamos este artigo que vai te dar dicas muito úteis para que você limpe o piso laminado da sua casa com eficiência e sem danificá-lo. Vamos lá?

Leia também: Como comprar um sofá pela internet

Retire a poeira

O primeiro passo para a limpeza do piso laminado é a retirada do excesso de sujeira, em especial poeira. É importante fazer isso com um aspirador de pó, pois a vassoura costuma apenas levantar a poeira e não retirá-la por completo.

Como limpar Piso Laminado passos

Como limpar?

Após retirar todo o excesso de sujeira com um aspirador de pó, você deve misturar uma colher de sopa de detergente neutro em mais ou menos 5 litros de água.

É importante frisar: você deve usar detergente neutro! Jamais use sabão de coco, sabão em pó, ceras, lixa ou produtos à base de silicone, pois ele é muito sensível e pode facilmente ser danificado.

Em seguida, pegue um pano de microfibra que esteja limpo e mergulhe na solução de limpeza que você fez no passo anterior.

É importante também que o pano seja de microfibra e não de algodão, pois ele costuma absorver 7 vezes mais sujeira e absorve melhor a água também.

Após mergulhar o pano de microfibra na água, torça bem para retirar todo o excesso de água, deixando-o apenas úmido. Por fim, é só passar o pano com um rodo por toda a extensão do piso e esperar secar antes de pisar.

Como limpar Piso Laminado passo a passo

Com qual frequência limpar?

É recomendado limpar o piso laminado todos os dias, passando o aspirador de pó e um pano umedecido em água. E, uma vez por semana, é recomendado fazer uma limpeza mais profunda, usando detergente neutro ou algum outro produto desenvolvido especialmente para pisos laminados.

Porém, se a casa tiver pouco movimento de pessoas, a frequência de limpeza pode ser diminuída para cerca de 2 vezes na semana, apenas.

Retirando manchas

Mesmo com a limpeza frequente, acidentes acontecem e pode ser que alguma coisa caia e manche o seu lindo piso laminado. Para a remoção completa das manchas, é importante agir o quanto antes!

Se o piso foi manchado por tinta de caneta, o álcool pode remover facilmente. Agora, se a mancha foi causada por batom ou tintas látex, a mistura de água com detergente neutro é a mais indicada.

Já as manchas de café, sucos e até mesmo vinhos podem ser facilmente removidas se você passar uma mistura de sabão neutro e 50% de água morna com 50% de álcool.

Como limpar Piso Laminado terceiro passo

Caso tenha caído gordura no piso, não há problema nenhum em passar desengordurante puro apenas sobre o local manchado.

E, para retirar manchas de esmaltes ou colas, você pode passar um removedor de esmalte também, tomando os devidos cuidados para aplicar apenas na área manchada.

E aí, curtiu as dicas? Agora é só aproveitar para cuidar melhor do seu piso laminado e mantê-lo sempre limpo!


Leia também: Dicas para comprar uma cama box

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!