AMD Radeon RX 5500 XT é boa? Descubra na análise da placa de vídeo

Confira todas as informações da AMD Radeon RX 5500 XT

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

Está montando seu computador e pesquisando opções de placa de vídeo? Se você entrou neste artigo, certamente uma das alternativas que você encontrou é a AMD RX 5500 XT.

Com duas opções de configuração, o modelo é muito procurado pelos gamers por sua qualidade e desempenho.

Na espera de uma queda de preço para comprar, você pode decidir sobre sua compra conferindo agora a nossa análise sobre a linha da Radeon XT 5500 XT!

Você tem dúvidas sobre outros modelos? Temos alguns artigos que podem te ajudar. Fizemos uma análise da placa de vídeo RX 570, por exemplo.

Caso você não saiba, também temos um artigo explicando como comparar diferentes modelos de placa de vídeo. Isso pode te ajudar na sua decisão de qual placa de vídeo comprar.

Especificações técnicas da RX 5500 XT

Confira as especificações técnicas da linha RX 5500 XT (Foto: Reprodução/Shutterstock)
Confira as especificações técnicas da linha RX 5500 XT (Foto: Reprodução/Shutterstock)

A RX 5500 XT é comercializada no mercado brasileiro em duas versões: a de 8GB e de 4GB. Os modelos são voltados para consumidores que querem jogar na qualidade de resolução FullHD.

RX 5500 XT 8GB

A placa de vídeo mais potente da linha Radeon RX 5500 XT possui o chip Navi 14, com clock do GPU de 1685Mhz. Com o turbo, o clock máximo é de até 1737Mhz.

Sua interface de largura do BUS é de 128bits, possuindo os característicos 8GB. O clock das memórias é de 1750Mhz, com uma largura de banda de 224 GB/s. As unidades de shading do modelo chegam a 1408.

O pixel rate é de 59.04 GPixels/s, com texture rate de 162.4 GTexel/s. Cabe lembrar que o modelo é GDDR6, então é necessário possuir uma placa-mãe com suporte.

RX 5500 XT 4GB

As especificações técnicas da RX 5500 XT 4GB são muito similares modelo mais potente. A grande diferença é na quantidade de RAM, sendo neste modelo, 4GB.

Outras características que também diferem, é o clock da GPU, sendo de 1607Mhz e com o turbo chegando a 1717Mhz.

Desempenho em jogos

A RX 5500 XT tem desempenho satisfatório, mesmo em games mais pesados (Foto: Divulgação/AMD)
A RX 5500 XT tem desempenho satisfatório, mesmo em games mais pesados (Foto: Divulgação/AMD)

O desempenho da linha RX 5500 XT é muito satisfatório. Obviamente, o modelo de 4GB tem um desempenho inferior se comparado ao de 8GB.

RX 5500 XT 8GB

O modelo da RX 5500 XT 8GB tem um desempenho interessante nos principais games do mercado, como Valorant, CS:GO, Fortnite, Assassin’s Creed Odyssey, GTA V e Red Dead Redemption 2.

Com a resolução FullHD (1920x1080p) e na qualidade alta, os games conseguiram se manter próximo aos 60FPS. Quando aumentamos a resolução para 2560x1440p, o desempenho de FPS cai, mantendo-se próximo aos 40FPS.

RX 5500 XT 4GB

Se no modelo de 8GB temos resultados interessantes, o modelo de 4GB precisa de alguns ajustes para manter altas taxas de quadros.

Nos games testados (Valorant, CS:GO, Fortnite, Assassin’s Creed Odyssey, GTA V, Red Dead Redemption 2), foi preciso sacrificar qualidade gráfica para se ter mais FPS.

Uma resolução maior também faz com que a RX 5500 XT 4GB tenha um desempenho mais moderado. É necessário ajustes nas configurações dos games para obter o máximo de FPS possível.

Uma dica é diminuir um pouco a qualidade gráfica para ganhar alguns FPS que melhoram a experiência do jogo. O resultado pode ser mais interessante com configurações mais robustas do PC.

Desempenho em renderização

O desempenho dos modelos da RX 5500 Xt são satisfatórios (Foto: Divulgação/AMD)
O desempenho dos modelos da RX 5500 Xt são satisfatórios (Foto: Divulgação/AMD)

O desempenho das placas da linha RX 5500 XT em renderização é interessante. No teste V-Ray Benchmark, que faz a verificação de como as placas de vídeo ajudam a diminuir o tempo de trabalho das aplicações gráficas, o modelo 8GB fica em quarto lugar, se comparado a placas da mesma categoria.

Os testes de benchmark são muito importantes na comparação de placas de vídeo. Além disso, caso você tenha dúvidas de qual modelo de placa de vídeo está instalado em sua máquina, pode dar uma olhada em nosso artigo “Como ver a placa de vídeo do PC ou notebook.”

Outros fatores influenciam no desempenho desses testes, mas, com o modelo da sua placa de vídeo em mãos, é possível comparar com outras GPUs da mesma categoria e decidir se é o momento de um upgrade em sua máquina.

Consumo de energia

O consumo de energia da RX 5500 XT exige uma fonte de pelo menos 350W (Foto: Divulgação/AMD)
O consumo de energia da RX 5500 XT exige uma fonte de pelo menos 350W (Foto: Divulgação/AMD)

Os testes de energia podem apresentar resultados diferentes, pois geralmente analisam a máquina como um todo. Em um computador com 16GB de RAM e processador Intel Core i9-9900K, o resultado foi como a quarta placa de vídeo mais econômica da categoria.

Analisando a sua ficha técnica, tanto no modelo 4GB quanto no 8GB, a fabricante recomenda uma fonte de pelo menos 350W. Cabe lembrar que os dois modelos são dual-slot, então é necessário verificar se sua placa-mãe suporta esse tipo de conexão.

Em modo ocioso, a temperatura nos modelos fica em torno de 47ºC, sendo o sétimo modelo da categoria. Nos testes que colocam a placa para trabalhar em sua máxima potência, o resultado foi de uma média de 71ºC, o penúltimo entre os modelos testados da categoria.

Conclusão

A RX 5500 XT é uma ótima placa de vídeo, porém o valor é alto, como todos outros modelos concorrentes (Foto: Divulgação/AMD)
A RX 5500 XT é uma ótima placa de vídeo, porém o valor é alto, como todos outros modelos concorrentes (Foto: Divulgação/AMD)

A linha RX 5500 XT foi lançada em 2019, pensada para quem quer jogar em resolução Full HD sem travamentos ou quedas de FPS. Em seu lançamento, os modelos competiram com a GTX 1650 Super, da NVIDIA.

A estratégia adotada pela AMD de ter duas versões diferentes permite que o cliente decida se quer desembolsar um pouco mais para ter mais VRAM.

Como todos os componentes eletrônicos, os modelos sofrem com a alta de preço. Um dos motivos dos altos preços das placas de vídeo é a febre da mineração. A pandemia também afetou o mercado de eletrônicos, elevando ainda mais os valores.

A RX 5500 XT 8GB pode ser encontrada a partir de R$ 8.099, com opções de parcelamento. Não é o melhor momento para se comprar por conta da alta dos preços, mas se for necessário, o modelo é uma excelente opção e entrega resultados muito satisfatórios.

O modelo RX 5500 XT 4GB pode ser encontrado por preços mais baixos, fazendo com que seja uma opção para quem precisa de uma placa de vídeo no cenário atual.