RTX 2070 Super vs RX 5700 XT: qual é a melhor placa de vídeo?

GPU da NVIDIA é mais poderosa, mas placa da AMD tem melhor custo-benefício no Brasil

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 3 min. de leitura.

As placas de vídeo GeForce RTX 2070 Super e Radeon RX 5700 XT se encontram no segmento de GPUs de alto desempenho. Elas rodam diversos jogos pesados em configurações no “ultra” e altas taxas de quadro por segundo em resolução Full HD, mas também alcançam os desejados 4K (Quad HD) em certas situações. Quem procura uma placa de vídeo para trabalhar com edição de vídeos complexos ou com modelagem em 3D também tem nas GPUs boas escolhas.

Para ajudar você a escolher a melhor placa de vídeo para comprar, confira, a seguir, o comparativo entre os modelos da GeForce RTX 2070 Super e da AMD Radeon RX 5700 XT.

Leia também: GeForce RTX 2060 Super vs AMD RX 5700: qual é a melhor placa de vídeo?

Produto indisponível

Produto indisponível

Lançamento
2019
2019
Linha
GeForce
Radeon
Série
RTX
RX
Modelo
2070 Super
5700 XT
Fabricante
NVIDIA
AMD
Velocidade de clock
1770 MHz
1905 MHz
Memória de vídeo (VRAM)
8 GB
8 GB
Modelo da memória
GDDR6
GDDR6
Interface de memória
256 Bits
256 Bits
Interface da placa
PCI Express
PCI Express
Portas
Display Port e HDMI
Display Port e HDMI
Recursos
OpenGL 4.5, Multi Monitores e DirectX12
OpenGl 4.6 e DirectX12
Ofertas
Produto indisponível
Produto indisponível

Desempenho em jogos

Há empate técnico entre a GPU da NVIDIA e a placa da AMD

As duas placas de vídeo compartilham a mesma memória dedicada GDDR6 de 8 GB que permite um alto desempenho em 1440p. A RX 5700 XT da AMD é desenvolvida com a nova arquitetura RDNA de 7 nanômetros. A fabricante informa que a nova arquitetura foi planejada para aprimorar recursos de Realidade Virtual e Radeon Image Sharpening, tecnologia que oferece mais processamento para deixar os gráficos mais definidos em jogos, reduzindo efeitos borrados. O modelo da AMD conta com mais velocidade de clock do que a placa de NVIDIA.

A GeForce RTX 2070 Super utiliza a nova arquitetura NVIDIA Turing que supera as tecnologias antigas da fabricante em quantidade de cores e velocidade de processamento gráfico. O diferencial da linha RTX, quando comparada com a mesma categoria da AMD, está na tecnologia de Ray Tracing que possui núcleos próprios para a renderização em tempo real, economizando o desempenho geral da placa para a otimização de gráficos.

Ambos os modelos ultrapassam facilmente a taxa de 100 quadros por segundos em 1080p (Full HD) em jogos pesados na qualidade mais alta. Quando comparadas em 1440p (Quad HD) em títulos como Resident Evil 3, a RTX 2070 Super tem mais frames por segundo, já em Shadow of the Tomb Raider há um empate entre as duas placas, embora a taxa miníma seja maior para o modelo da NVIDIA, como aponta o site Tech Spot em suas análises de benchmark. Há também casos em que o modelo da AMD se mostra superior, como em Borderlands 3.

Desempenho em renderização

RTX 2070 Super é melhor para trabalhos em 3D e edição

Pensando em renderização de vídeos e para edição e modelagem em 3D, as duas placas suprem a qualidade tranquilamente, porque as especificações das GPUs são mais robustas do que é necessário para essas atividades. A importância de uma placa de alto desempenho fica para quem trabalha profissionalmente com modelagem e edição em 3D, atividades que exigem bastante do processamento gráfico. Nesse quesito a GeForce RTX 2070 Super pode se mostrar superior ao modelo da AMD.

Custo-benefício

RX 5700 XT é mais barata, mas não fica para trás

As duas placas são excelentes escolhas para quem procura por uma GPU de alto desempenho para jogar os títulos mais recentes do mercado com a qualidade no máximo e altas taxas de quadros por segundo. A GeForce é superior em alguns aspectos, como a tecnologia de Ray Tracing por exemplo, ainda inexistente na AMD.

A RX 5700 XT, no entanto, consegue bater a concorrente em alguns jogos e tem o preço mais de R$ 1 mil mais barato do que a RTX 2070 Super. Uma diferença muito grande para um desempenho semelhante. No quesito custo-benefício a AMD é superior, porque entrega alto desempenho por um preço bem abaixo dos aplicados pela NVIDIA.

Leia também: