Intel UHD Graphics 630 é boa? Tudo sobre a placa de vídeo integrada

Analisamos a Intel UHD Graphics 630, placa de vídeo integrada Intel para usos básicos no PC

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Compartilhe:

A Intel UHD Graphics 630 é uma placa de vídeo integrada que faz parte de alguns dos melhores processadores Intel Core (i3, i5, i7), e assim oferece uma opção de baixo custo para usos básicos em notebooks e desktops. Para usuários que apenas pretendem usar seu PC para trabalhos leves, estudar, navegar na web e ver vídeos no YouTube, ela pode ser uma ótima opção.

A placa de vídeo integrada Intel UHD Graphics 630 acompanha vários processadores da empresa (Reprodução: Redação Zoom)
A placa de vídeo integrada Intel UHD Graphics 630 acompanha vários processadores da empresa (Reprodução: Redação Zoom)

Usuários que desejem utilizar seu PC para tarefas mais pesadas como jogar games, editar vídeos ou modelagem 3D, devem evitar PCs com placas de vídeo integradas e considerar desktops e notebooks com placa de vídeo dedicada.

Se interessa por um notebook Intel? Confira opções nos artigos abaixo!

Ficha técnica da Intel UHD Graphics 630

  • Lançamento: 9/2017
  • Linha: UHD Graphics
  • Fabricante: Intel
  • Velocidade do clock: 1050 MHz
  • Memória de vídeo (VRAM): compartilhada
  • Interface da placa: Integrada onboard
  • Portas: HDMI, Display Port, DVI e VGA
  • Recursos: DirectX 12, Multi Monitores (3) e OpenGL 4.5

Especificações técnicas

Por ser uma placa integrada, a Intel UHD Graphics possui algumas particularidades. Por exemplo, ela não possui VRAM, memória de vídeo como a maioria das placas de vídeo, ela utiliza a mesma RAM dedicada ao sistema. Quanto mais memória RAM seu PC tiver, mais a Intel UHD Graphics 630 poderá "pegar emprestado" para rodar suas funções de vídeo.

Processadores Intel Core acompanham placas de vídeo integradas Intel UHD Graphics de vários tipos (Reprodução: Rock, Paper, Shotgun)
Processadores Intel Core acompanham placas de vídeo integradas Intel UHD Graphics de vários tipos (Reprodução: Rock, Paper, Shotgun)

No entanto, mesmo com muita memória RAM, ela ainda é uma placa um pouco fraca. Está acima de modelos antigos como a Geforce GT 730 e próxima da Geforce MX130, mas muito abaixo de modelos dedicados de placa de vídeo de entrada que já estão ultrapassados, como a Geforce GT 1030.

Um dos motivos para isso é que placas de vídeo dedicadas utilizam memória especial de alta velocidade, enquanto a Intel UHD Graphics precisa acessar a mesma memória do PC, provavelmente DDR3 ou DDR4, e dividir sua velocidade com as requisições do processador.

Qual a diferença entre HD e UHD?

Alguns usuários talvez já tenham visto modelos da Intel UHD Graphics 630 e de outras placas integradas da Intel apenas como "Intel HD Graphics". Na prática, trata-se apenas de uma mudança de nome, a linha HD Graphics e UHD Graphics são o mesmo hardware com nomes diferentes para separar a linha mais recente das mais antigas. No entanto, elas são equiparadas em potência.

Se o usuário vir que seu processador acompanha uma Intel HD Graphics 630 pode comprá-la ciente que está recebendo o mesmo que ao comprar a Intel UHD Graphics 630.

Desempenho em jogos

O suporte da Intel UHD Graphics 630 ao DirectX 11 e 12 significa que ela é capaz de rodar a maioria dos jogos modernos, mas isso não significa necessariamente que ela tem potência para fazê-lo. Por exemplo, GTA 5 pode funcionar, mas irá beirar o injogável mesmo nas configurações mais baixas.

Alguns jogos mais simples poderão rodar em sua Intel UHD Graphics 630, como Overwatch, mas não é uma boa opção para gamers (Divulgação: Blizzard Entertainment)
Alguns jogos mais simples poderão rodar em sua Intel UHD Graphics 630, como Overwatch, mas não é uma boa opção para gamers (Divulgação: Blizzard Entertainment)

Jogos mais leves poderão funcionar razoavelmente em configurações baixas, como Counter-Strike: Global Offensive, League of Legends, Valorant, Warframe, The Sims 4, Overwatch, Minecraft, entre outros.

Ela não será capaz de rodar jogos mais modernos ou que exijam um pouco mais de potência, como Rocket League, Genshin Impact, Apex Legends, Call of Duty: Warzone, PlayerUnknown's Battlegrounds ou mesmo The Witcher 3: Wild Hunt.

Preço

As limitações da Intel UHD Graphics 630 em contrapartida oferecem um ótimo preço para usuários que não precisam de funções mais avançadas de vídeo em seus computadores. A GPU integrada da Intel é praticamente um brinde que vem com os processadores e significa uma grande economia.

Para usuários que desejam comprar modelos de notebook por menos de R$ 3 mil, se torna uma ótima opção escolher a Intel UHD Graphics 630 ou outras versões integradas semelhantes. As Intel Iris Graphics e Intel Iris Pro Graphics são um pouco melhores, se for possível escolher.

Conclusão

A Intel UHD Graphics 630 é uma boa opção para o usuário que pretende usar seu computador e notebook para tarefas básicas que não exijam muito poder de processamento e não é recomendada para usuários avançados ou com interesse em jogar games. Suas limitações técnicas são compensadas por um baixo preço que a tornam uma boa alternativa em notebooks mais baratos.