Melhor placa de vídeo em 2021: 10 modelos para comprar

Separamos 10 dos melhores modelos de placa de vídeo para rodar jogos em seu PC com alta performance

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 7 min. de leitura.

Compartilhe:

Escolher uma placa de vídeo para seu computador em 2021 pode ser um grande desafio, já que os preços do mercado aumentaram bastante nos últimos anos. Entre os motivos temos o câmbio e uma súbita escassez causada por mineradores de criptomoeda como Bitcoin, os quais utilizam o poder de processamento da placa de vídeo para obter a moeda virtual.

No entanto, mesmo com a disparada dos valores, esse componente segue sendo essencial para uma boa experiência gamer e para atividades profissionais como edição de vídeo ou design gráfico. Abaixo, você confere alguns dos melhores modelos de placa de vídeo disponíveis em 2021.

Os modelos de placa de vídeo nunca estiveram tão potentes nos computadores, mas isso atraiu competição de fora do mundo dos games (Reprodução: Nana Dua da Pexels)
Os modelos de placa de vídeo nunca estiveram tão potentes nos computadores, mas isso atraiu competição de fora do mundo dos games (Reprodução: Nana Dua da Pexels)

A placa de vídeo, ou GPU, é a parte do computador destinada a exibir os visuais do PC. Para exibir seu desktop ou ver vídeos no YouTube, uma placa integrada (ou seja, que vem dentro do seu processador) costuma ser o bastante, mas para rodar games é preciso ter uma peça dedicada. As placas atuais utilizam slots PCI-Express ou PCIe, então é preciso que sua placa-mãe tenha suporte para tal.

Para o caso de ter dúvidas sobre como comparar placa de vídeo, cheque nossa matéria sobre o assunto. Caso não tenha nem ideia de qual a sua placa de vídeo, também ensinamos como conferi-la. Um dos fatores a se prestar atenção em uma placa de vídeo é a VRAM, memória dedicada para vídeo da placa, que pode ser de 2GB, 4GB, 8GB e adiante.

Normalmente, quanto maior a quantidade de VRAM, maior será a performance, com estável e alta taxa de quadros FPS, alta resolução e mais. Isso não é uma máxima, no entanto; placas com menos VRAM podem ter memórias mais rápidas e às vezes contarem com tecnologia Ray Tracing para reproduzir melhor a iluminação nos games.

Confira algumas das nossas listas de produtos gamers!

Vale lembrar que é importante manter os drivers das placas de vídeo atualizados, pois elas podem ganhar novas funções, como a GTX 1660 Ti que recebeu Ray Tracing por software como nas placas da série RTX 2000. Usuários avançados também podem tentar fazer overclock em suas placas de vídeo para extrair ainda mais potência, porém esses procedimentos não são recomendados para o usuário comum por haver o risco de danificar a peça.

Ah, um aviso: quando citarmos o nome de um jogo e tivermos um artigo no Zoom que explica seus requisitos mínimos e recomendados, vamos linkar essa página no próprio nome, ok? Então, se quiser conferir na hora quais os requisitos do game, é só clicar no nome dele!

Melhores modelos de placa de vídeo em 2021

10. GeForce GTX 750 Ti 2 GB - Barata, porém antiga

A GeForce GTX 1050 Ti 4 GB é uma ótima placa de entrada capaz de rodar vários dos games mais populares (Reprodução: Amazon)
A GeForce GTX 1050 Ti 4 GB é uma ótima placa de entrada capaz de rodar vários dos games mais populares (Reprodução: Amazon)

Confira ofertas disponíveis para a GeForce GTX 750 Ti 2 GB aqui no Zoom.

A GeForce GTX 750 Ti já foi considerada uma ótima placa de vídeo em sua época, mas, como tantas outras, ficou defasada com o passar do tempo, já que faz mais de sete anos desde seu lançamento.

Apesar disso, ela ainda é uma opção de baixo custo para usuários que não exijam muito em seus games. Tecnicamente, ela consegue rodar alguns jogos como GTA 5, Minecraft, Valorant, Fortnite, às vezes em suas configurações mais baixas. Por ser uma placa antiga, anterior à escassez e aumento de câmbio, às vezes ela pode ser encontrada por um bom preço.

9. Radeon RX 550 2 GB - Potente e barata

A Radeon RX 550 2GB é uma boa placa de entrada que oferece a experiência básica para o usuário médio e ainda tem um preço em conta para a situação atual do mercado. A placa está disponível em modelos com 2GB ou 4GB e consegue rodar games populares como GTA 5, Minecraft e outros jogos gratuitos como CS:GO, League of Legends, Genshin Impact, Fortnite, com uma boa performance. Se puder pagar um pouco mais pelo modelo 4GB, fará uma boa diferença na qualidade visual e estabilidade dos games.

8. Geforce GTX 1050 Ti 4 GB - Ótima placa de entrada

A Geforce GTX 1050 Ti é definitivamente a melhor placa de entrada para o usuário médio que não pretende gastar um valor muito alto em placa de vídeo. Jogadores poderão rodar sem problemas jogos populares da última geração como The Witcher 3 ou Resident Evil 7, enquanto ainda poderão jogar também games mais recentes como Resident Evil Village, Assassin's Creed Valhalla, Cyberpunk 2077, porém não em configurações altas.

7. GeForce GTX 1650 4 GB - Para performance além da 1050 Ti

A Geforce GTX 1650 4 GB oferece uma performance ainda melhor nos mesmos jogos que a 1050 Ti, graças a mais potência e memória GDDR6 (Reprodução: Amazon)
A Geforce GTX 1650 4 GB oferece uma performance ainda melhor nos mesmos jogos que a 1050 Ti, graças a mais potência e memória GDDR6 (Reprodução: Amazon)

Confira ofertas disponíveis para a Geforce GTX 1650 4 GB aqui no Zoom.

A GeForce GTX 1650 4 GB é uma placa mais potente, cuja força se reflete também no preço mais alto em relação ao modelo anterior. A questão é que ela não rodará mais jogos do que a 1050 Ti, apenas os rodará com uma performance muito melhor devido a sua memória GDDR6, um incremento de aproximadamente 50% em relação à anterior. Ao decidir comprá-la, compare o preço com a 1050 Ti e com modelos superiores como a Radeon RX 570 e 580 de 8GB, pois pode valer mais a pena investir neles.

6. ATI Radeon RX 580 8 GB - Bom modelo para a maioria dos jogos

A ATI Radeon RX 580 8GB e também o modelo 570, oferecem uma ótima performance graças a uma pitada extra de memória, mesmo que ainda seja GDDR5. Ela é capaz de rodar praticamente todos os jogos atuais com uma ótima performance, às vezes até em configurações máximas. As únicas exceções são alguns dos jogos mais modernos e pesados, como Resident Evil Village ou Cyberpunk 2077. Se ainda quiser investir em um modelo com memória GDDR5, essa é uma das melhores opções.

5. Geforce GTX 1660 Super 6 GB - Potência extra com memória GDDR6

A Geforce GX 1660 Super 6GB conta com memória GDDR6 e oferece uma bela performance pelo seu preço. O fato de usar memória GDDR6 faz com que ela apresente bem mais potência que os modelos Radeon RX 500 de 8GB, pois os 6GB que ela tem são bem mais rápidos. A GTX 1660 não possui suporte a Ray Tracing nativo no hardware, mas recebeu a capacidade de fazê-lo por software.

Por ser um modelo mais recente, a GTX 1660 Super parece ter seu preço mais afetado pelas variações recentes do mercado e às vezes aparece nas lojas com preços acima da GTX 1660 Ti, a qual é um pouco superior a ela. Se houver a chance de obter a 1660 Ti por um preço igual ou um pouco acima, dê preferência a ela. Porém, se for possível gastar um pouco mais, vale muito a pena pegar a RTX 2060 6 GB.

4. Geforce RTX 2060 6 GB - Potência e Ray Tracing nativo

A RTX 2060 6GB é uma das placas com Ray Tracing nativo, nova tecnologia de iluminação para deixar games mais realistas e que se tornou o padrão na nova geração de placas de vídeo e videogames como o PlayStation 5 e Xbox Series X/S. Com uma RTX 2060, você conseguirá rodar praticamente todos os jogos atuais e muitas vezes em suas configurações máximas, como Resident Evil Village.

3. Geforce RTX 2080 Super 8 GB - Ray Tracing e performance "Super"

A Geforce RTX 2080 Super 8 GB traz potência e Ray Tracing nativo em um único pacote para usuários que querem uma experiência de alto nível (Reprodução: Amazon)
A Geforce RTX 2080 Super 8 GB traz potência e Ray Tracing nativo em um único pacote para usuários que querem uma experiência de alto nível (Reprodução: Amazon)

Confira ofertas disponíveis para a Geforce RTX 2080 Super 8 GB aqui no Zoom.

A RTX 2080 Super 8GB é recomendada para jogadores que querem uma performance ainda maior em seus games do que a RTX 2060 pode oferecer, como visuais em 4K e acima de 60 FPS em alguns casos. O preço da placa acompanha toda essa potência, mas pode ser um bom investimento para entusiastas de gráficos, pois ela ainda fica bem abaixo dos modelos top de linha que falaremos a seguir.

2. AMD Radeon RX 6800 16 GB - Uma das melhores placas para entusiastas

A AMD Radeon RX 6800 16 GB é uma ótima opção para jogadores entusiastas, mas fica atrás da nova tecnologia GDDR6X (Reprodução: Amazon)
A AMD Radeon RX 6800 16 GB é uma ótima opção para jogadores entusiastas, mas fica atrás da nova tecnologia GDDR6X (Reprodução: Amazon)

Confira ofertas disponíveis para a AMD Radeon RX 6800 16 GB aqui no Zoom.

A AMD Radeon RX 6800 16GB é uma das melhores placas com GDDR6 no mercado, com potência de sobra em seus 16GB para entregar uma performance muito acima das RTX 2000. Equipado com essa placa, seu PC pode rodar quase todos os jogos atuais no máximo, em alta resolução, acima dos 60 FPS e com Ray Tracing. Ela seria uma das mais potentes no mercado, não fosse pela série RTX 3000.

Em algumas ocasiões o preço da Radeon RX 6800 16 GB costuma chegar perto da Geforce RTX 3080 10 GB, mas, nesse caso, vale a pena investir na série da Nvidia pela sua potência extra. O preço de ambas as placas deverá variar bastante devido a fatores externos, mas, se puder escolher, vá na primeira colocada. A AMD Radeon RX 6800 16GB ainda é preferível em relação a uma Geforce RTX 3070 ou uma Geforce RTX 3060 Ti 8 GB.

1. Geforce RTX 3080 10 GB - Uma das mais potentes e disputadas do mercado

A Geforce RTX 3080 10 GB é uma das melhores do mercado e alcança performance acima da Radeon RX 6800 mesmo com menos VRAM graças à memória GDDR6 (Reprodução: Amazon)
A Geforce RTX 3080 10 GB é uma das melhores do mercado e alcança performance acima da Radeon RX 6800 mesmo com menos VRAM graças à memória GDDR6 (Reprodução: Amazon)

Confira ofertas disponíveis para a Geforce RTX 3080 10 GB aqui no Zoom.

A Geforce RTX 3080 10GB é uma das placas mais poderosas disponíveis atualmente no mercado, mas por ser tão potente é também uma das mais caras e visadas para usos fora do mundo dos jogos. Apesar de ter menos memória que a Radeon RX 6800, ela utiliza um novo tipo de memória GDDR6X que pode acabar virando o novo padrão na indústria, pois consegue entregar muito mais velocidade e performance. Para usuários que podem pagar, esse é o melhor investimento em um PC gamer atualmente.