PCI Express: o que é e que diferença faz nos componentes do PC

Descubra o que é PCI Express e como ele melhora seu computador

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 3 min. de leitura.

Compartilhe:

Se você está pesquisando sobre componentes de computador, com certeza já deve ter se deparado com o termo PCI Express. Mas você sabe o que ele significa e como ele ajuda na performance geral do computador?

Neste artigo, vamos falar mais sobre este assunto, além de explicar como ele funciona e as diferentes versões que existem.

Dê um Zoom e confira mais detalhes!

Estes artigos também podem te ajudar:

O que é PCI Express?

O PCI Express está presente em diversos periféricos de computador (Foto: Reprodução/Shutterstock)
O PCI Express está presente em diversos periféricos de computador (Foto: Reprodução/Shutterstock)

O PCI Express é um tipo de conexão que permite que diversos dispositivos sejam conectados ao computador. O termo é uma abreviação para Peripheral Component Interconnect Express e também pode ser encontrado como PCIe ou PCI-E.

Essa conexão é uma evolução natural das conexões que surgiram no início dos computadores. Se você observar uma placa-mãe, verá que existem diversas trilhas e conectores para a comunicação de todo o sistema.

No início dos computadores domésticos, não existia uma grande quantidade de dados para processamento. As conexões que existiam suportavam o volume de dados. Mas, com o passar do tempo, o volume de dados passou a ser muito maior do que a capacidade dos conectores da época.

Para melhorar a performance do computador e garantir a velocidade das conexões, a Intel criou o PCI Express como conhecemos atualmente.

Além de ser mais rápido que os conectores antigos, ele também criou um padrão para conexão dos mais diversos periféricos.

Como funciona o PCI Express?

A placa mãe (motherboard) é um dos principais componentes em um computador. É nela que são instaladas as diferentes peças que fazem o computador funcionar.

Processador, placa de vídeo, armazenamento HD, SSD ou NVME são apenas algumas dos componentes que são conectados na placa-mãe. E, com tantas peças diferentes, é necessário que exista uma ótima comunicação entre elas.

Essa comunicação precisa ser rápida para não se perder informações e para garantir o máximo desempenho de todas as peças.

O PCI Express surgiu para garantir a conexão e comunicação rápida entre estes componentes, além da padronização das conexões entre diferentes componentes e as placas-mãe.

Tipos de PCI Express

As versões sempre ampliam a capacidade de transmissão de dados (Foto: Reprodução/Shutterstock)
As versões sempre ampliam a capacidade de transmissão de dados (Foto: Reprodução/Shutterstock)

Existem atualmente 5 versões disponíveis do PCI Express. As diferenças são as velocidades de cada versão, além da quantidade de pinos de conexão e tamanho físico entre as entradas.

Abaixo, vamos listar as versões, com os anos de lançamento de cada uma, além da taxa de velocidade média na transmissão das informações.

  • PCIe 1.0: lançado em 2002, com velocidade máxima de 8GB/s
  • PCIe 2.0: lançado em 2007, com velocidade máxima de 16GB/s
  • PCIe 3.0: lançado em 2010, com velocidade máxima de 32GB/s
  • PCIe 4.0: lançado em 2017, com velocidade máxima de 64GB/s
  • PCie 5.0: lançado em 2019, com velocidade máxima de 128GB/s
  • PCie 6.0: previsão de lançamento 2021, com velocidade máxima prevista de 256GB/s

Placa de vídeo PCI Express

Se você está procurando uma placa de vídeo nova, existem diversos modelos com a entrada PCI Express. Isso garante máxima velocidade na comunicação, melhorando drasticamente os gráficos em jogos e aplicativos que exigem uma placa de vídeo.

Dê uma olhada nos modelos disponíveis!

Placa de rede PCI Express

As placas de rede são essenciais para que seu computador se conecte a internet. Ter uma boa placa de rede significa estabilidade na conexão, além da velocidade de navegação de acordo com seu plano de internet.

Veja os modelos disponíveis de placa de rede com PCI Express que garantem a estabilidade e velocidade da internet.

SSD PCI Express

O SSD é um armazenamento com mais velocidade de leitura dos arquivos (Foto: Reprodução/Shuttertstock)
O SSD é um armazenamento com mais velocidade de leitura dos arquivos (Foto: Reprodução/Shuttertstock)

O SSD é um tipo de armazenamento de dados no seu computador. Esse tipo de armazenamento é mais rápido que se comparado aos HDs convencionais, pois ele guarda de forma “digital” ao contrário dos HDs convencionais que guardam “fisicamente” a informação.

Ter um SSD com o PCI Express garante o máximo de velocidade na gravação e leitura das informações, fazendo que o sistema seja mais rápido e não tenha travamentos.