Placa de vídeo AMD: melhores modelos para comprar em 2021

Veja sete modelos de placa de vídeo AMD e entenda quais são as melhores opções para o seu computador

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 6 min. de leitura.

Compartilhe:

Modelos de placa de vídeo AMD ficaram populares por oferecer um desempenho de qualidade com um custo-benefício que chamava muito a atenção de quem buscava o produto dessa marca no computador. Por isso, elas se tornaram muito populares entre os gamers que precisavam de uma placa que rodasse jogos mais pesados com boas resoluções.

No entanto, os preços não seguem na lista de principais benefícios das placas de vídeo AMD atualmente. Os valores subiram muito ao longo do último ano, e hoje é praticamente impossível encontrar uma placa barata. Há alguns motivos para esse aumento de preço. A pandemia do coronavírus impactou a produção de placas de vídeo, o dólar no Brasil sofreu uma disparada nos últimos anos e até a mineração de criptomoedas afetou esse mercado. Nós já explicamos com mais detalhes a razão dos preços altos das placas de vídeo.

Por isso, a variação do preço de uma placa de vídeo AMD pode dificultar um pouco a compra, mas o equipamento continua sendo muito procurado por quem precisa de um bom desempenho no PC ou notebook, principalmente para jogar jogos. Por isso, o Zoom reuniu os melhores modelos de placa de vídeo AMD Radeon para comprar em 2021 no Brasil.

Antes de conhecer os modelos, entenda o que é e a importância de ter uma boa placa de vídeo no computador. Aproveite também para ver quais são as 10 melhores placas de vídeo para comprar neste ano no país e saiba como comparar uma placa de vídeo com outra para descobrir qual é a ideal para você.

Placa de vídeo AMD Radeon RX 6900 XT

Saiba mais detalhes sobre a Placa de vídeo AMD Radeon RX 6900 XT (Foto: Divulgação)
Saiba mais detalhes sobre a Placa de vídeo AMD Radeon RX 6900 XT (Foto: Divulgação)

Lançada no final de 2020, a RX 6900 XT da AMD representa a volta da produção de placas de vídeo top de linha da fabricante. Se você procura por uma placa que rode qualquer jogo em resolução que chegue até 4K, essa é uma boa opção no mercado. Suas configurações entregam o máximo de recursos gráficos possível e rodar os efeitos de Ray Tracing, que entregam efeitos visuais ainda mais realistas.

A placa de vídeo AMD Radeon RX 6900 vai atender com qualidade aos gamers mais exigentes, mas é necessário ter em mente que o seu alto desempenho vem acompanhado também de um consumo alto de energia. A fabricante afirma que a placa exige 300 Watts de energia para funcionar e recomenda uma fonte de 850W para alimentar a placa e toda a máquina do computador.

Placa de vídeo AMD Radeon RX 6800 XT

RX 6800 XT também foi lançada em 2020 (Foto Jack Skeens / Shutterstock)
RX 6800 XT também foi lançada em 2020 (Foto Jack Skeens / Shutterstock)

Assim como o modelo anterior, a placa de vídeo AMD Radeon RX 6800 XT também foi lançada em dezembro de 2020. Ela chegou prometendo alto desempenho para rodar com qualidade todos os principais jogos da atualidade. A fabricante garante que o jogos em 4K rodem com frame rate de 60 FPS, e a presença da tecnologia Ray Tracing também melhora o desempenho e qualidade gráfica dessa GPU.

O modelo também tem 16GB de memória VRAM GDDR6. O consumo de energia, novamente, é um ponto a ser considerado. Assim como a RX 6900 XT, a RX 6800 XT também exige 300W de energia para rodar, e a AMD também recomenda uma fonte que tenha, no mínimo, 850W para dar a potência suficiente para que o computador funcione com todos os recursos.

Leia também:

Placa de vídeo AMD Radeon RX 5500 XT 4GB

Placa de vídeo AMD trouxe avanços para época de lançamento (Foto: ekremozturk / Shutterstock)
Placa de vídeo AMD trouxe avanços para época de lançamento (Foto: ekremozturk / Shutterstock)

Lançada em 2019, a RX 5500 XT é uma versão básica que chegou no mercando melhorando o desempenho em relação aos modelos anteriores da época. Ela chegou a se destacar pelas versões com memória VRAM GDDR6 de 4 GB ou 8 GB. Essa GPU da AMD é recomendada para os jogadores que buscam uma boa resolução até de Quad HD (1440 pixels) em jogos menos pesados.

O modelo chegou superando o desempenho de modelos anteriores, que você ainda vê a seguir nesta lista. O consumo também é um destaque. Essa GPU exige 130W de potência para rodar, e a fabricante indica uma fonte com pelo menos 450W para alimentar a energia necessária para o computador.

Placa de vídeo AMD Radeon RX 5600 XT

placa-de-video-amd-rx-5600-xt
A Placa de vídeo AMD Radeon RX 5600 XT é uma boa opção para quem gosta de jogar em resolução Full HD (Foto: Shutterstock)

Com desempenho superior ao modelo anterior, a RX 5600 XT vai satisfazer os jogadores que querem jogar em Full HD em frame rate superior a 100 FPS e podem chegar no Quad HD a 60 FPS. Essas configurações vão oferecer bons gráficos nos principais jogos da atualidade.

Em questão de consumo, essa versão de placa de vídeo AMD exige uma potência de 150W na hora de rodar em alta demanda de jogos. Para dar conta e ter energia suficiente para funcionar com alguma margem, a fabricante recomenda que a fonte do computador tenha pelo menos 550 W de potência.

Placa de vídeo AMD Radeon RX 570

undefined
A Placa de vídeo AMD Radeon RX 570 garante uma boa resolução (Foto: Shutterstock)

Essa placa de vídeo AMD Radeon pode ser encontrada com 4GB ou 8GB e traz um desempenho alto aliado a muita performance e qualidade de imagem. A placa garante um desempenho de 60 FPS em boa parte de jogos rodando na resolução Full HD. A AMD garante ainda que esse modelo pode reproduzir jogos como Resident Evil 7 com frame rate superior a 100 FPS.

Toda a entrega de performance vem com o outro lado negativo, que é o alto consumo de energia. Para alimentar esse equipamento, é necessário contar com uma fonte de energia mais forte, que possa ter potência de, pelo menos, 450W, detalhe que pode pesar na hora da decisão pelo modelo. O Zoom já te mostrou todos os detalhes da ficha técnica da RX 570.

Placa de vídeo AMD Radeon RX 580

Placa de vídeo Radeon traz desempenho superior a versão anterior (Foto: Chalermphon Srisang/Shutterstock)
Placa de vídeo Radeon traz desempenho superior a versão anterior (Foto: Chalermphon Srisang/Shutterstock)

A AMD Radeon RX 580 tem desempenho superior ao seu modelo anterior e pode rodar jogos com melhor desempenho e com maior qualidade gráfica das imagens e da fluidez dos jogos. A fabricante garante que a GPU pode rodar jogos com resoluções superiores ao Full HD com frame rate de 60 FPS.

Dessa forma, jogos que exigem mais das máquinas não terão problemas para fluírem de forma adequada, sem problemas para os jogadores. Assim como a versão anterior, o consumo de energia também é alto, e uma fonte de pelo menos 500W será exigida para que o sistema possa ser executado com carga.

Placa de vídeo AMD Radeon RX 590

placa-de-video-amd-rx-590
A placa de vídeo AMD Radeon RX 590 roda os principais jogos com qualidade (Foto: Divulgação)

Avançamos agora para o modelo de placa de vídeo AMD Radeon RX 590, que tem o seu destaque voltado para a entrega de máximo desempenho com excelente resolução para gráficos e fluidez no carregamento de vídeos. Essa GPU pode entregar mais que o modelo anterior em resoluções Full HD, rodando os principais jogos com taxas de frame rate altas.

Mais uma vez, o desempenho acima da média também apresenta um consumo de energia acima da média. A AMD garante que uma fonte de 550W alimenta essa GPU. Por isso, é algo que também deve ser levado em consideração na hora de buscar por um modelo com essa relação de custo, consumo e desempenho.

Alternativas para quem busca placa de vídeo AMD

Como os preços das placas de vídeo seguem em alta no mercado, pode ser interessante para muitos usuários já buscar por notebooks com boa GPU de fábrica. O Zoom listou os melhores notebooks com placa de vídeo dedicada. Veja também os melhores modelos de notebooks com processador Ryzen para comprar.