O que é placa-mãe (motherboard)? Veja para que ela serve no PC

Explicamos tudo sobre o que é placa-mãe, a motherboard que conecta todos os componentes do PC

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 3 min. de leitura.

Compartilhe:

A placa-mãe (motherboard) é um componente sobre o qual não se pensa muito ao falar de computadores, mas que é um hardware vital em um PC. Enquanto todas as partes têm funções específicas, como o processador que executa tarefas, a placa de vídeo que exibe gráficos e o SSD que armazena dados, a placa-mãe não parece ter uma função inicial. Porém, é ela quem permite a comunicação entre todas essas partes diferentes.

Vamos falar mais a fundo sobre o que é a placa-mãe. Aliás, falando nela, temos uma lista aqui no Zoom com as melhores placas-mãe para comprar em 2021.

A placa-mãe é a peça que permite a comunicação entre todos os componentes do PC (Reprodução: Pixabay da Pexels)
A placa-mãe é a peça que permite a comunicação entre todos os componentes do PC (Reprodução: Pixabay da Pexels)

O que é placa-mãe e para que serve?

A placa-mãe em si não possui poder de processamento e não aumenta a capacidade do computador, mas ela permite que peças mais potentes sejam conectadas a ele. Ao comprar uma das melhores placas-mãe de 2021, ela está pronta para receber os mais poderosos processadores, memórias e placas de vídeo do mercado no momento. Porém, alguns anos depois, quando novos componentes forem lançados, eles podem exigir novas portas ou configurações que o seu modelo antigo não foi projetado para ter.

De tempos em tempos, computadores dão saltos tecnológicos e as placas-mãe costumam ser o principal sinal dessa evolução, pois percebemos quando tentamos fazer um upgrade em um computador e nenhuma peça nova parece compatível com o nosso modelo atual. Se não souber qual o seu modelo de placa-mãe, confira esta matéria para poder depois pesquisar sobre ele no site da fabricante.

Ao montar um computador novo, é comum que o site ou loja já faça a sugestão de qual motherboard oferecer para o cliente de acordo com seu perfil ou peças escolhidas. Se quiser saber mais sobre como escolher placas-mãe, veja esta matéria. O tamanho da motherboard por sua vez irá determinar o tamanho do gabinete necessário para guardá-la.

Onde conectar peças na placa-mãe?

A disposição dos elementos na motherboard pode ser diferente dependendo do modelo, mas todas têm como função fazer o computador funcionar, então precisarão de um processador, memória e placa de vídeo. O espaço do processador é o mais fácil de identificar, um grande quadrado com uma trava onde será conectado o processador e o seu cooler dedicado.

A disposição dos componentes pode variar entre modelos de placa-mãe, mas este seria um exemplo básico (Reprodução: Redação Zoom)
A disposição dos componentes pode variar entre modelos de placa-mãe, mas este seria um exemplo básico (Reprodução: Redação Zoom)

A memória RAM também é fácil de ter seu slot identificado pois sempre conta com duas travas nas laterais (em visão horizontal da placa) que irão prendê-las no lugar. A entrada da placa de vídeo é uma das que mais sofreu mudanças nos últimos anos.

Houve uma época em que a placa de vídeo era plugada nas entradas PCI do PC, depois ganhou seu slot próprio AGP e hoje utiliza o PCIe ou PCI Express, uma entrada PCI de alta performance pensada especificamente para as GPUs. No entanto, isso pode mudar novamente no futuro.

Funções onboard da placa-mãe

As placas-mãe possuem algumas funções básicas "onboard", ou seja, integradas ao seu próprio circuito para que o usuário não fique sem usar seu PC na falta de partes externas. Por exemplo, a placa-mãe possui saídas de vídeo, de áudio, de rede, usb e muitas outras. Se, em algum momento, sua placa de vídeo queimar, é possível conectar seu monitor à placa-mãe para usar seu vídeo onboard e ainda assim exibir imagens na tela.

Cada porta indica uma função on-board, como exibir imagens na saída de vídeo, emitir som pelas saídas de áudio ou se conectar à internet pelo cabo de rede (Reprodução: H&B)
Cada porta indica uma função on-board, como exibir imagens na saída de vídeo, emitir som pelas saídas de áudio ou se conectar à internet pelo cabo de rede (Reprodução: H&B)

Conheça o canal do Zoom no YouTube: