Zoom indica em Placa Mãe

Placas-Mãe AM4: Confira 5 Mobos para Processadores Ryzen

As novas placas-mãe AM4 podem ter até 4 modelos diferentes de chipset. Confira!

placas mãe am4
por Felipe Brito - Especialista em Tecnologia.

A linha de processadores Ryzen da AMD chegou ao mercado trazendo com eles as placas-mãe AM4, que prometem suportar os chips da marca por 4 gerações.

Nas variações Ryzen 3, Ryzen 5 e Ryzen 7, os novos processadores AMD competem diretamente com os Core i3, i5 e i7 da Intel. Eles podem ter de 4 a 8 núcleos, o que os coloca na dianteira em relação aos modelos mais básicos da Intel, que são Dual Core.

Se você curtiu a performance dos novos processadores AMD, e está pensando em montar um sistema com essa plataforma, vai precisar de uma mobo compatível. Por isso, selecionamos para você as melhores placas-mãe AM4 do momento!

1. AsRock A320M-HD

A AsRock A320M-HD é uma placa-mãe barata, mas que tem a maioria dos recursos que se espera de uma mobo para processadores Ryzen.

Além do slot AM4, o modelo tem dois slots de memória DDR4 (Dual Channel), vídeo integrado AMD Radeon de 2Gb e conectores para unidades de armazenamento SATA 3 e soquete M.2 para um SSD.

A principal diferença entre as placas de chipset A320 é a quantidade de pistas PCI Express 2.0, são apenas 4 nesse modelo. Como ela não suporta overclock, a ASRock A320M não tem dissipadores nos reguladores de tensão.

2. Asus Prime B350M-A

Assim como a AsRock A320M-HD, a Asus Prime B350m-a também é uma placa de baixo custo, porém com algumas vantagens em relação à anterior, como o chipset B350 e as 6 pistas PCI Express 2.0.

Essa placa-mãe Micro-ATX tem 4 bancos de memória (permitindo até 64GB de memória RAM DDR4), vídeo integrado Radeon com até 2Gb de memória compartilhada. Possui também conectores do armazenamento SATA 6Gb com suporte a RAID e um slot M.2.

3. Asus ATX Prime B350-PLUS

No formato ATX, a Asus Prime B350-Plus, assim como o modelo anterior, tem soquete AM4 e 4 slots DDR4, alcançando até 64Gb de memória RAM DDR4. Um dos diferenciais por aqui é o áudio de alta definição com 8 canais garantindo uma melhor qualidade de som onboard, além de quatro entradas SATA com suporte a Raid, uma entrada M.2 para SSD (até 32GB/s).

Todas essas características, aliadas a alguns recursos exclusivos da Asus como controle de iluminação LED pelo sistema Aura, Turbo Fan e PC Cleaner, fazem dela uma placa de valor intermediário e qualidade superior em relação às anteriores, em especial por permitir overclock.

4. Asus Prime X370-PRO

A Asus Prime X370-Pro padrão ATX dá um salto de nível, pois suporta os processadores Ryzen 2000 de 8 núcleos. Também com 4 slots DDR4, que suportam até 64 Gb de memória RAM rodando acima dos 3200MHz.

O chip set X370 é mais robusto, recomendado para quem é viciado em overclocking. Por isso, temos aqui grandes dissipadores nos reguladores de tensão e uma resfriação muito maior no chipset. A placa também é compatível com SLI de placas de vídeo Nvidia ou ainda 3-Way Crossfire com placas de vídeo AMD.

5. MSI X470 GAMING

A placa-mãe MSI X470 Gaming é a mais cara e sofisticadas de todas as citadas até aqui. Projetada para entregar o melhor desempenho a quem quer extrair o máximo de performance de cada componente.

O modelo possui 4 bancos DDR4 com suporte a até 64Gb de RAM (até 3466MHz) como as demais placas, ela também possui conectores SATA 6G, além de 2 slots M.2 para SSD. Além disso, a placa também é compatível com SLI de placas de vídeo Nvidia e AMD Crossfire de 3 vias.

Com um acabamento de primeira e garantindo o bom resfriamento de todos os componentes, essa Placa-Mãe AM4 conta com tecnologia StoreMI, uma aposta da AMD para acelerar o tempo de carregamento de arquivos combinando a performance de HDs e SSDs.

Como você pode ver, boas placas-mãe para Ryzen não faltam! Se quiser conhecer mais placas de outras plataformas, confira nosso artigo com as 7 melhores placas-mãe em 2018.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!