Zoom indica em Pneus para Carros

Bridgestone ou Firestone? Saiba quais são as diferenças entre as marcas!

As marcas são linhas da mesma empresa, mas cada uma tem as suas características próprias.

Pneu

Escolher os pneus certos é importante para garantir o bom desempenho do veículo. Esse item precisa ser confiável, pois não é uma questão apenas de performance, mas de segurança e economia.

Por isso, antes de comprar qualquer pneu, você deve comparar as diversas opções do mercado e escolher aquele que contempla as suas expectativas quando ao preço e à qualidade. Para ajudá-lo nesta busca, trazemos hoje um comparativo entre as marcas Bridgestone e Firestone. Leia o texto e saiba mais.

História dos pneus Bridgestone

Pneu Bridgestone

Começamos com o pneu Bridgestone, um dos mais conhecidos do mercado. A fábrica da Bridgestone fica sediada em Tóquio, no Japão, e é a maior empresa de pneus e borrachas do mundo.

Além de pneus, a fábrica japonesa produz uma gama de itens, como molas pneumáticas, produtos para impermeabilização (que são aplicados na construção civil), artigos desportivos e borracha industrial. Toda essa variedade é vendida em mais de 150 países.

No Brasil, os pneus Bridgestone são fabricados em Santo André (SP) e Camaçari (BA). Há, ainda, duas outras unidades da companhia especializadas em produtos para reforma de pneus, instaladas em Campinas (SP) e Mafra (SC).

Vantagens dos pneus Bridgestone

Agora que você já sabe um pouco sobre a empresa, vamos falar especificamente dos pneus. Há opções para todos os tipos de automóveis, desde os carros de passeio até veículos mais pesados, como caminhões e tratores.

Entre as vantagens da Bridgestone está a forma como a empresa classifica sua extensa linha de pneus, que auxilia o consumidor na hora da escolha. Quer potência? Há uma linha para isso. Quer economizar combustível? Existe outro modelo específico para essa finalidade, e assim por diante.

Para identificar o tipo de pneu, existe uma nomenclatura marcada em cada peça. Um exemplo é o pneu Bridgestone B250 Ecopia 165/70R13 79T. Para entender a nomenclatura, basta saber que:

  • Bridgestone é o nome do fabricante;
  • B250 é o modelo do produto;
  • Ecopia é a identificação de versão com baixa resistência ao rolamento;
  • 165 é a largura nominal da seção do pneu em milímetros;
  • 70 é a altura da seção do pneu (em percentual);
  • R é o tipo de construção radial;
  • 13 é o diâmetro do aro em polegadas;
  • 79 é o índice de capacidade de carga (437 kg) e
  • T é o símbolo de velocidade máxima (190km/h)

 

Os produtos também são identificados com um número de série composto por 11 dígitos após a palavra "DOT", que significa Department of Transportation. Os quatro últimos dígitos deste número de série se referem a data de fabricação do pneu (semana e ano).

Com essas informações e o manual do veículo em mãos, o consumidor consegue saber rapidamente se o pneu é adequado ao seu veículo ou não.

Modelos de pneus Bridgestone

Como não podemos falar de todos os modelos neste artigo (porque são muitos), vamos classificar três dos principais.

  • Bridgestone Turanza ER300: voltado ao conforto e estabilidade, é um dos preferidos de  muitas montadoras. Está disponível também na versão Ecopia, que gera economia de combustível e menor emissão de poluentes por conta da baixa resistência ao rolamento;
  • Bridgestone Dueler A/T: ideal para superfícies irregulares, pois oferece excelente desempenho em terrenos mais exigentes e segurança nas curvas, e ainda é silencioso no asfalto. Combina com quem enfrenta uma estrada de chão de vez em quando;
  • Bridgestone Ecopia EP150: desenvolvido para veículos intermediários (como modelos hatch), é um pneu de baixa resistência ao rolamento, oferece excelente economia de combustível e baixo nível de ruído.

No quesito preço, os pneus Bridgestone podem variar bastante, dependendo do modelos e da sua finalidade. Mas é possível encontrar opções com ótimo custo/benefício.

Pneus Firestone apresentam bom custo/benefício

Firestone

Vamos falar, agora, sobre o pneu Firestone. A marca é uma outra linha da Bridgestone, que comprou a fábrica em 1988, e oferece opções com custos mais acessíveis aos consumidores. Os pneus também são encontrados em medidas menores.

A empresa é de origem norte-americana. Foi fundada por Harvey S. Firestone, um agricultor de Ohio, em 1900, na cidade de Akron, no mesmo estado. Na época, o foco do empresário era viabilizar a fabricação de pneus de borracha para tratores agrícolas. Assim, a Firestone se tornou líder no segmento.

A marca chegou ao Brasil em 1923 e se instalou em Santo André, no ABC paulista, onde está até hoje. Lá, são fabricados produtos para tratores, caminhões, ônibus e carros de passeio.

Modelos de pneus Firestone

A principal vantagem dos pneus Firestone, claro, é o preço. Eles podem ser encontrados em sites de diversas lojas especializadas e até em supermercados por preços mais acessíveis, além de ter grande disponibilidade, inclusive em aros menores, ideais para carros compactos.

Como dissemos, a Firestone é bastante reconhecida no setor de máquinas agrícolas, mas se o que você procura é pneu para carros, também há ótimas opções. Veja alguns exemplos.

  • Firestone F-700: é o principal pneu da linha de passeio da Firestone, destinado ao mercado de reposição. Conta com bom desempenho na frenagem em pisos molhados, durabilidade e economia de combustível.
  • Firestone Destination A/T: essa é a linha focada em caminhonetes, e trabalha bem dentro e fora da estrada. Garante conforto e menor nível de ruído ao rodar, além de ótima tração em terrenos irregulares. Seu preço, entretanto, é mais elevado do que outros modelos da marca.

Embora não sejam considerados como segunda linha, os pneus Firestone oferecem preços mais vantajosos do que os modelos Bridgestone, que apresentam qualidade superior. No Zoom, você encontra diversos modelos das duas marcas em promoção, com descontos para compras de kits de pneus com duas ou mais unidades. Confira!

Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em pneus para carros