Entenda antes de comprar em Pneus para Carros

Quais as diferenças entre os tamanhos dos aros de pneu?

Aro do pneu: cada tamanho para um tipo de veículo.

Aro do pneu

Os pneus de carro são responsáveis pela estabilidade do veículo em relação ao solo, transformam a força do motor em movimento e, ainda assim, muitas vezes esquecemos de tomar os devidos cuidados com eles.

Por exemplo: você sabia que cada tamanho de pneu de carro tem um certo tipo de roda ao qual se adapta? E que esse conjunto precisa ser o mais indicado para determinado tipo de veículo? Claro, outras características entram nessa avaliação, mas o aro do pneu é uma das mais importantes.

Sendo assim, confira aqui informações bem úteis e encontre o tamanho do aro de pneu ideal para o seu carro:

Carros pequenos e médios

Existem os aros mais convencionais. Um pneu aro 12 até um pneu aro 15 são os tamanhos que equipam a grande maioria dos carros médios do país.

De acordo com o fabricante, os sulcos e o processo de fabricação podem mudar, gerando melhor rendimento; mas, em geral, respondem bem ao uso cotidiano e de perfil urbano. Pneus com aros desse tamanho geralmente são silenciosos e garantem conforto. Vale lembrar que não são os mais indicados para estradas de alta velocidade, pois são mais finos e ideais para carros menores.

Carros esportivos e de alta performance

Já os aros maiores são encontrados em um pneu aro 16 até um pneu aro 20. Esses modelos são chamados de pneus de alta performance. Um dos seus diferenciais é a grande aderência que proporcionam, aliada à maior estabilidade. São pneus de carro confeccionados para suportar altas velocidades.

O aro do pneu maior é acompanhando também por diâmetro e largura diferenciados, necessários para que o conjunto dê conta do uso mais intenso, garantindo equilíbrio e estabilidade principalmente nas curvas.

Utilitário, picapes e off-roads

Existe ainda outro grupo, que pode ser encontrado em pneus aro 20 até em modelos de pneu aro 22, destinado a veículos utilitários, grandes picapes e veículos off-roads.

Aros de pneus com esses tamanhos têm outro tipo de tratamento, com sulcos e simetria alterada para encarar terrenos como lama e pedras. São pneus de carro resistentes e preparados para tipos de solo específicos.

 

Lembre-se também de que a altura e a abertura do encaixe da roda do seu carro precisa ser compatível com o tamanho do pneu. Muitas vezes, principalmente quando se rebaixa o carro, se perde altura de encaixe na roda, podendo gerar atritos e problemas de suspensão, por exemplo. Além disso, o pneu de carro se desgasta mais rapidamente.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!