Zoom indica em Pneus para Carros

Firestone ou Continental? Saiba quais são as diferenças entre as marcas!

Conheça melhor as duas marcas, os tipos de produtos que elas vendem e entenda qual é mais vantajosa para o seu carro.

Pneu

Os pneus são itens de segurança fundamentais nos veículos. Quando estão "carecas" ou sofrem com qualquer outro tipo de dano, eles reduzem a estabilidade do veículo, fazendo com que seja mais difícil conduzi-lo. Por isso, deixar de trocar o pneu do carro no momento certo pode causar acidentes e colocar todos os membros da sua família em risco.

Você já de ter ouvido falar sobre os pneus Firestone ou Continental. Essas são duas empresas bastante famosas que vendem o produto no Brasil. Mas sabe qual é a diferença entre os pneus de cada uma delas? Descubra qual dessas duas marcas é a mais indicada para o seu carro e em qual vale a pena investir!

Firestone: os pneus de segunda linha da Bridgestone

Firestone

A Firestone é uma das marcas de pneus mais populares do Brasil. Fácil de encontrar por aí, ela tem forte presença tanto em lojas online quanto nos espaços físicos de grandes varejistas — e isso é um indicativo de que os motoristas brasileiros conhecem e confiam nos pneus comercializados por ela. Por isso, você deve estar um pouco surpreso ao ver o nome “segunda linha” associado ao da marca.

É verdade que nem sempre foi assim. Até a década de 1980, a Firestone foi uma das mais importantes marcas de pneu norte-americanas, líder de mercado nos EUA e Canadá. Então, por que hoje ela seria considerada uma marca de “segunda linha”?

Ao contrário do que o termo indica, pneus de “segunda linha” não são pneus sem marca ou de baixa qualidade. Eles são apenas produtos comercializados por grandes marcas, mas com um logotipo diferente impresso nas laterais do produto.

Há muitos motivos para se fazer isso: atender a um público diferente do da sua marca principal, dar continuidade a venda de modelos que foram descontinuados, mas ainda atendem aos padrões de segurança exigidos pelo mercado, e até gastar menos com publicidade.

Foram esses alguns dos motivos pelos quais a Bridgestone, maior fabricante de pneus do mundo, comprou a Firestone em 1988. Mas, ao contrário do que outras marcas fizeram com suas marcas de “segunda linha”, (relegando-as às prateleiras de supermercados), a Bridgestone encontrou para a Firestone um nicho: a corridas de Indy Car.

Os produtos ainda tem outra notória diferença em relação aos vendidos pela Bridgestone sob sua marca principal aqui: eles são todos feitos em Santo André, São Paulo, em uma fábrica que a Firestone mantém no país desde 1939.

Veja as principais linhas de pneus Firestone:

  • Firestone F-Series: essa é a principal linha da Firestone para carros de passeio. com foco no custo/benefício, os modelos são construídos em materiais duráveis que ajudam na economia de combustível.
  • Firestone Destination: indicada para veículos maiores que costumam atuar em terrenos irregulares, como estradas de terra.

Continental: a marca mais popular na Europa

Pneu Continental

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a Firestone, é hora de conhecer melhor a Continental. Fundada em Hanover, na Alemanha, a fabricante está no mercado desde 1871 e atende a cerca de 50 países, com presença bem forte na Europa. Por lá, são os pneus Continental que equipam os carros ao saírem das fábricas, e a empresa de borracha atende marcas como BMW e Mercedes-Benz.

Essa popularidade no mercado europeu é resultado da qualidade de seus produtos. Todas as peças comercializadas pela marca compartilham da mesma tecnologia alemã e passam por rigorosos testes — que certificam que elas atendem aos altos padrões do público. Por isso, um em cada três carros que rodam na Europa possuem pneus Continental.

Que tal se familiarizar com alguns dos produtos Continental que você encontra no mercado brasileiro? A marca atende a diversos segmentos, entre os carros de passeio, vans e utilitários esportivos.

Assim como acontece com a Firestone, a maior parte das lojas do Brasil está equipada para vender pneus Continental, e você pode encontrar com muita facilidade os modelos que citamos aqui. Pela internet, também é possível fazer a compra dos pneus da marca, muitas vezes, por preços mais competitivos.

Veja as principais características das linhas da Continental:

  • ContiPremiumContact: principal linha da marca para veículos de passeio, oferece direção confortável e estável em pistas secas ou molhadas;
  • ContiEcoContact: conta com elementos que ajudam na redução do gasto de combustível em carros compactos e médios;

Firestone ou Continental: descubra qual pneu comprar para o seu carro

Como você pôde notar, tanto os pneus Firestone quanto os pneus Continental prezam pela qualidade e resistência, são bem-aceitos pelo mercado e podem ser encontrados facilmente. Mas qual deles é o mais indicado para as necessidades do seu veículo?

Antes de responder a essa pergunta, é preciso observar as características do carro e a maneira como você o dirige. Veículos que só trafegam nas cidades, em baixas velocidades e poucas vezes por semana tendem a ter necessidades muito distintas daqueles carros que pegam muita estrada e não encontram sempre asfalto disponível pelo caminho.

Consulte o manual de instruções do seu carro antes de tomar uma decisão. Ele será o seu maior parceiro na hora de definir que tipo de pneu é necessário e qual marca poderá atendê-lo melhor.

Não se deixe enganar por termos como “segunda linha”, utilizados neste texto para nos referirmos à Firestone, uma empresa uma empresa dirigida e comandada pela Bridgestone, que segue os mesmos parâmetros de qualidade que fizeram com que essa marca se tornasse líder no mercado mundial.

Uma ótima notícia é que, além da boa qualidade, as duas fabricantes também garantem preços amigáveis, principalmente em suas linhas econômicas. Assim, não é difícil encontrar pneus Continental ou Firestone por valores próximos a R$ 200.


Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em pneus para carros