Entenda antes de comprar em Pneus para Carros

Saiba qual é o melhor pneu para chuva!

Calibragem, profundidade dos sulcos e largura do pneu. Veja os principais cuidados com os pneus em dia de chuva!

Pneu

Não basta ser um motorista experiente e estar por dentro dos perigos da aquaplanagem. Para dirigir bem mesmo em condições adversas, é preciso ter a manutenção do carro em dia e contar com equipamentos de qualidade. Saber escolher pneu para chuva, por exemplo, é fundamental para garantir o melhor desempenho do carro.

Os pneus são as peças do veículo que mais sofrem com o asfalto molhado, já que a água reduz o atrito com o solo. Escolher um bom pneu para chuva é a maneira mais inteligente de garantir a eficácia e a segurança do item em qualquer situação de clima.

Pensando nisso, preparamos este artigo com tudo o que você precisa considerar na escolha, além de dar dicas das melhores marcas de pneus para chuva. Acompanhe!

O que considerar ao escolher pneu para chuva?

Em dias chuvosos, a primeira preocupação dos motoristas é com o risco de aquaplanagem. Esse fenômeno ocorre quando a chuva forma uma lâmina de água sobre o asfalto, impedindo o atrito do pneu sobre o solo. É como se o veículo esquiasse na água, fazendo com que o condutor perca completamente o domínio do carro.

O fenômeno costuma durar alguns segundos, mas tempo o suficiente para ser perigoso. Nessas horas, não há o que fazer. Não tente virar o volante, acelerar ou frear, pois o carro não obedece aos comandos e pode acabar ocasionando acidentes graves. O ideal é manter o veículo alinhado até que ele saia espontaneamente da situação.

Lembre-se de que, quanto mais alta for a velocidade, maior a chance de os pneus sofrerem com a aquaplanagem. Por isso, diminuir a aceleração é a principal recomendação em dias chuvosos. Utilizar pneus adequados para chuva também é essencial. Veja em seguida o que você deve considerar.

Banda de rodagem

Antes de tudo, é preciso verificar o manual do proprietário para saber se você está utilizando o pneu certo para seu tipo de carro. Essa é uma dica básica de prevenção, mas muita gente se esquece de conferir. Feito isso, saiba que um dos critérios para escolher o melhor pneu para chuva é a banda de rodagem, aquela parte do pneu que fica em contato com o solo.

A banda de rodagem é moldada com ranhuras, que são as estruturas que permitem a passagem rápida da água pela borracha do pneu para evitar aquaplanagens. Na hora de escolher a melhor marca de pneu para chuva, considere aquela com pneus de ranhuras profundas. Se forem muito rasas, a aderência em condições adversas fica prejudicada.

Profundidade dos sulcos

Não deixe de observar a profundidade dos sulcos dos pneus. Quanto mais profundos eles estiverem, menor será o risco de o carro sofrer uma aquaplanagem. É por isso que os especialistas indicam o descarte dos itens que estejam com o sulco no limite.

Vale lembrar que a profundidade dos sulcos é determinada pelo medidor de desgaste denominado Tread Wear Indicator (TWI), que fica na banda de rodagem. Esse indicador só aparece quando os sulcos estão com apenas 1,6 mm de profundidade, o que não é sinal de problema em pistas secas. Porém, não é nem um pouco recomendado para pistas molhadas.

Largura do pneu

A largura do pneu também faz diferença na hora de buscar a melhor marca de pneu para chuva. A relação é a seguinte: quanto mais largos forem os pneus, maior será a chance de o carro cair numa aquaplangem. Para entender essa relação, basta imaginar que rodas mais estreitas conseguiriam cortar mais facilmente a lâmina de água sobre o asfalto, tornando-se, portanto, escolhas mais seguras.

Calibragem

Você já sabe, mas não custa reforçar: a calibragem do pneu (e do estepe) deve estar em dia para suportar eventuais condições adversas, como dias chuvosos. Se não estiverem calibrados, certamente eles terão um desempenho muito ruim na pista molhada, comprometendo a estabilidade e segurança do veículo. Além de preservar a vida útil das rodas, a calibragem correta é fundamental para garantir a funcionalidade dos pneus.

Qual a melhor marca de pneu para chuva?

Dizer a melhor marca de pneu para chuva é algo complexo, pois isso depende de várias características, como o modelo e as necessidades do veículo. Por isso, o ideal é sempre consultar o manual do proprietário antes de fazer a escolha. Para auxiliar, listamos em seguida algumas marcas que são referência de qualidade no mercado.

Michelin

A marca francesa Michelin é destaque quando o assunto é a resistência dos pneus. Vamos às principais características:

  • produz pneus para diversos modelos de automóveis (carros de passeio, utilitário, motocicletas etc.);
  • comercializa pneus, câmaras de ar e protetores no mercado nacional e continental;
  • fornece a linha Primacy, com pelas de maior tração em pista seca ou molhada;
  • oferece a linha Energy, com pneus mais aderentes e para solos irregulares.

Pirelli

No mercado há quase 150 anos, a italiana Pirelli é uma das marcas preferidas pelos consumidores brasileiros. Conheça suas principais características:

  • produz pneus para carros de passeio, SUVs, picapes e vans;
  • oferece a linha P Zero, para desempenhos mais esportivos;
  • proporciona a linha P Zero Rosso, que equilibra desempenho e conforto;
  • fornece a linha Cinturato P1, que é um pneu de alto desempenho e considerado ecologicamente correto.

Bridgestone

De origem japonesa, a Bridgestone é uma das marcas de pneus mais conhecidas no mercado mundial. Vamos ver suas principais características:

  • produz pneus para carros de passeio, utilitários, caminhões, ônibus, veículos agrícolas e máquinas off road;
  • oferece a linha Potenza, que prioriza o desempenho dos pneus;
  • oferta a linha Turanza, que é mais voltada para segurança e conforto;
  • comercializa a linha Ecopia, indicada para quem busca economia de combustível.

Continental

A alemã Continental é destaque por oferecer uma boa relação custo-benefício, com pneus de preços mais baixos em relação aos concorrentes. Vamos às principais características:

  • produz pneus para carros de passeio, SUVs e vans;
  • oferece a linha ContiSportContact, de pneus de alta performance;

Agora você já pode escolher a sua preferida entre as melhores marcas de pneu para chuva. Além de contar com componentes de qualidade, não se esqueça de que, em condições adversas, é preciso redobrar a atenção e diminuir a velocidade.

Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em pneus para carros