Zoom indica em Pneus para Carros

O que é Pneu Verde?

O pneu verde promete economizar combustível e pesar menos na carteira.

Pneu verde

A onda verde da sustentabilidade chegou também ao mundo dos automóveis, trazendo carros híbridos, elétricos e movidos até mesmo a biodiesel. Todos os projetos tem como objetivo diminuir o impacto no meio ambiente causado pela indústria automobilística, e isso também chegou aos pneus de carros, com os chamados pneus verdes.

Como é fabricado o pneu verde?

O nome pneu verde vem diretamente de suas promessas "ecológicas", mas, em resumo, trata-se de um pneu de carro feito a partir de borracha e sílica, misturada ao composto que dá origem à peça.

A adição desse composto influencia nas propriedades do produto quando em rodagem. O resultado são pneus verdes mais leves e que aquecem menos. Essas duas características impactam em toda a cadeia de consumo.

Os pneus Pirelli investem bastante nesse segmento, sendo uma das marcas que já possuem modelos considerados "verdes", mas você também pode encontrar outros fabricantes, como em pneus Michelin que também oferecem materiais sustentáveis na sua composição.

O pneu verde, por ser mais leve e ter menos resistência à rolagem, promove uma redução no consumo de gasolina (em torno de 8%). Em função disso, a emissão de CO2 também diminui (a indústria aponta 5%). Essas duas características, associadas a sua estrutura de materiais diferenciados, impactam diretamente a produção e consumo de petróleo e, com isso, diminuem o impacto no meio ambiente.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!