Entenda antes de comprar em Pneus para Carros

Pneu Aderenza é bom? Confira a opinião dos nossos Especialistas!

Conheça melhor os pneus Aderenza, marca presente há mais de 10 anos no Brasil.

Pneu

A manutenção dos pneus pede toda atenção dos donos de carros. Afinal, essas são as partes mais vulneráveis do veículo, pois vivem em contato direto com o solo, recebem a maior parte dos impactos externos e estão sujeitas a desgastes constantes, que podem prejudicar a dirigibilidade e segurança dos passageiros. 

Se você chegou até aqui, provavelmente, está pensando em trocar essa peça e já ouviu falar dos pneus Aderenza. Mas será que eles valem o investimento? O pneu Aderenza é bom?

Neste artigo mostramos tudo o que você precisa saber sobre a marca antes de tomar uma decisão. Confira!

O que é o pneu Aderenza?

A Aderenza é uma marca relativamente nova no mercado brasileiro, principalmente se a compararmos com nomes mais conhecidos como Dunlop, Goodyear e Michelin. Presente no país desde 2007, a empresa produz itens que são muito populares no mercado asiático, mas que ainda não atingiram o mesmo nível de reconhecimento por aqui. 

Do outro lado do mundo, ela é famosa por seus pneus de altíssimo desempenho, geralmente referenciados pela sigla UHT — Ultra High Performance ou Desempenho Ultra Alto. Esses são pneus especiais, utilizados nos carros esportivos ou nos SUVs para garantir estabilidade e segurança nas manobras. Por aqui, a Aderenza concentra-se, porém, na venda de pneus para carros de passeio de pequeno e médio porte.

Quais as características do pneu Aderenza?

Cada um dos pneus Aderenza tem suas particularidades. As linhas disponíveis para os consumidores do mercado nacional são Premium, Speedline e Perform.

Pneus Aderenza
Linhas Speedline e Premium da marca de pneus Aderenza / Divulgação: site Aderenza

 

Os pneus da linha Premium têm barbatanas nas bandas de rodagem para garantir estabilidade em velocidades mais altas, além de sulcos horizontais distribuídos por todo o design, com o objetivo de reduzir o ruído — o que os tornam bastante silenciosos. Além disso, os pneus Aderenza Premium contam com blocos reforçados nos ombros, parte do pneu responsável pelo apoio nas curvas, para impedir que eles se desgastem de maneira assimétrica e aumentar sua durabilidade.

Já os pneus da linha Speedline não contam com as barbatanas na banda de rodagem. Em compensação, seus ombros são mais largos, o que ajuda na aderência em alguns tipos de terrenos. Os modelos também apresentam recursos para diminuição dos ruídos — especificamente orifícios de ventilação no design do pneu.

A linha Perform é a terceira opção oferecida no mercado brasileiro pela Aderenza e os pneus têm adaptações especiais para circular em terrenos molhados. Todos contam com desenhos característicos na ranhura para garantir estabilidade em velocidades maiores, pequenas ranhuras na lateral para redução de ruído e drenagem de água, além de quatro linhas retas, que os tornam mais estáveis.

Onde são fabricados os pneus Aderenza?

Embora o nome possa sugerir uma origem italiana, já que Aderenza é a palavra utilizada nessa língua para “aderência”, essas peças não são feitas na Itália. Então, o pneu Aderenza é fabricado onde, afinal? Na China, por uma empresa fundada no ano de 2003. 

A FullRun Tyre Corporation é a responsável pela marca e produz todos os itens que comercializa em duas fábricas, uma localizada na cidade chinesa de Qingdao e outra na Malásia. Apesar de ter apenas 16 anos de mercado, nesse curto período ela já alcançou a posição de líder na venda de pneus na China e expandiu a comercialização dos seus produtos para 100 países, dentre eles o Brasil.

Além de fabricar pneus para carros de passeio com a marca Aderenza, a FullRun Tyre Corporation também vende essas peças para caminhões, ônibus e até veículos off-road. Em cada mercado ela se especializa em uma segmentação diferente e, no Brasil, você encontrará com mais frequência os pneus Aderenza para carros de passeio e SUVs.

O pneu Aderenza é bom?

Mas afinal, o pneu Aderenza é um bom investimento para quem precisa trocar essa peça? Se olharmos para as credenciais da marca, a resposta é sim.

Todos os produtos que ela vende no Brasil passam pelos principais testes do mercado, incluindo as normas mundiais DOT e ISO9001, bem como os testes do INMETRO, da E-Mark e da S-Mark. Esses são bons indicativos de que a empresa cumpre o que promete e disponibiliza apenas produtos seguros e duráveis.

Não se deixe enganar pelo preço competitivo desses produtos. Os pneus Aderenza são mais baratos do que as outras opções conhecidas, mas apresentam vida útil extensa, que passa dos 50 mil quilômetros. Se você circula com frequência em pisos secos e mora em um lugar de clima ameno, eles são uma opção bastante atrativa.

Infelizmente, da mesma forma como acontece com outras chinesas do mercado de pneus, a Aderenza não é muito eficiente na hora de produzir essas peças para pisos úmidos e molhados. A aderência do produto não é a melhor do mercado em condições de chuva e isso pode prejudicar a dirigibilidade, principalmente em estradas e rodovias.

Quem roda só na cidade e não é adepto de altas velocidades, faz curvas lentas e tem um perfil de direção mais conservador, encontra nos pneus Aderenza qualidade e bom preço. Eles podem ser uma alternativa muito bacana para quem não quer gastar muito, mas preza por um produto certificado e com garantia.

Como você pode ver, o pneu Aderenza é bom e tem um custo muito atraente, mas não é necessariamente adequado para todos os perfis de dirigibilidade. Aliás, ao escolher o melhor pneu para o seu carro, é sempre importante considerar os seus hábitos de direção e as indicações de cada modelo.

Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em pneus para carros