Ryzen 3 3300X é bom? Conheça o preço e veja a análise do chip AMD

Analisamos o AMD Ryzen 3 3300X quanto ao seu desempenho em jogos e custo-benefício

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Compartilhe:

O processador AMD Ryzen 3 3300X é uma CPU de terceira geração da marca com a arquitetura Zen 2, que segundo a fabricante fornece alta performance. O processador é indicado para quem quer montar um computador de médio desempenho, porque o Ryzen 3 3300X consegue rodar vários jogos e dá conta de atividades como edição de vídeos.

O processador da AMD tem é semelhante ao Intel Core i3 9100F, com a diferença de que não vem com placa de vídeo integrada como o processador da marca concorrente, mas o chip da AMD é mais potente, como indica o X de alta performance no nome do produto. Lembrando que a melhor utilização de um processador é em conjunto com uma placa de vídeo dedicada.

Para saber mais sobre o desempenho em jogos e custo-benefício confira a análise de ficha técnica abaixo.

Procurando outros processadores da AMD também? Veja outros artigos sobre CPUs da fabricante:

Desempenho do Ryzen 3 3300X

O AMD Ryzen 3 3300X é um processador de terceira geração fabricado com a arquitetura Zen 2. A CPU tem 4 núcleos e 8 threads. O Clock do processador possui frequência 3,8GHz que pode chegar a 4,3GHz com o boost.

As configurações da CPU dão conta sem dificuldades das atividades do dia a dia e também pode ser usado para o trabalhos, como edição de vídeos por exemplo, mas nada muito pesado como edição de conteúdo em 3D.

Desempenho em Jogos

A letra X no código do produto indica a linha de processadores de alta performance da AMD (Foto: Divulgação/Shutterstock)
A letra X no código do produto indica a linha de processadores de alta performance da AMD (Foto: Divulgação/Shutterstock)

Operando em conjunto com uma placa de vídeo intermediária, o AMD Ryzen 3 3300X tem um desempenho satisfatório. O site UserBenchmark indica que a CPU com uma GeForce RTX 2060S tem média de:

  • CS:GO: 251 FPS
  • GTA V: 99 FPS
  • Overwatch: 131 FPS
  • PUBG: 113 FPS
  • Fortnite: 128 FPS

Esses altos valores de média de quadro por segundo indicam que o processador também entrega médias satisfatórias com placas de vídeo de entrada como GeForce GTX 1050 e a AMD RX 570.

Outro bom sinal é que o jogo aguenta jogos com gráficos mais pesados e que exigem bastante processamento. Mesmo que a média de FPS possa não ser alta, ainda assim será possível utilizar o Ryzen 3 3300X para vários títulos atuais.

Ryzen 3 3300X vs Ryzen 5 1600, qual o melhor?

Um processador Ryzen 3 pode ser melhor que um Ryzen 5, dependendo de sua linha (Foto: Divulgação/Shutterstock)
Um processador Ryzen 3 pode ser melhor que um Ryzen 5, dependendo de sua linha (Foto: Divulgação/Shutterstock)

É preciso tomar cuidado para não cair na pegadinha de achar que só porque um processador é Ryzen 5 ele é melhor que um Ryzen 3. Esse é o caso do Ryzen 3 3300X, que é superior ao Ryzen 5 1600.

O 3300X é de terceira geração, enquanto o 1600 é de primeira. O Ryzen 3 também tem o X que indica que ele faz parte da linha de alta performance da AMD. O site UserBenchmark demonstra que a média de FPS e a velocidade do Ryzen 3 3300X são 8% melhores que o Ryzen 5 1600.

Temperatura do Ryzen 3 3300X

A potência térmica do processador, TDP, é de 65W no AMD Ryzen 3 3300X. Isso significa que o processador consome pouca energia e, por consequência, esquenta pouco. Portanto, a CPU não necessita de um cooler muito forte para não esquentar muito. Mesmo em jogos, as temperaturas não devem ficar muito elevadas.

Custo-benefício do 3300X

A alta do dólar aumento o preço de produtor eletrônicos como os processadores.
A alta do dólar aumento o preço de produtor eletrônicos como os processadores.

O AMD Ryzen 3 3300X tem um bom custo-benefício por ser um processador da linha de alta performance da AMD. É um pouco mais caro que um Intel Core i3 9100F, mas em contrapartida oferece muito mais desempenho.

É importante ter em mente que, para usar o Ryzen 3 3300X, é preciso ter uma placa de vídeo dedicada, já que o modelo não possui CPU integrada. No entanto é em conjunto com uma boa placa de vídeo que se tira maior proveito do processador, principalmente na hora de jogar.

Assim como outros produtos eletrônicos, processadores como o AMD Ryzen 3 3300X sofreram aumento de preço com o alta do dólar e estão com seus valores inflacionados. Portanto, este era para ser um processador mais acessível, mas mesmo assim se mantém como um bom modelo.

Conclusão

Quem procura um processador para jogar e realizar atividades do dia a dia e quer o melhor desempenho em sua faixa de preço, vai encontrar essas qualidades no AMD Ryzen 3 3300X. O modelo é da linha de alta performance da série Ryzen 3 e conta com configurações que quando combinadas com uma placa de vídeo intermediária tornam o desempenho do processador satisfatório.

É preciso ter em mente que o valor está inflacionado pelo aumento do dólar, mas se você procura bom desempenho nessa faixa de preço, o AMD Ryzen 3 3300X é uma boa escolha.